Essa semana um dos navegadores mais usados do planeta completa 10 anos de idade. O Firefox, liberado pela Mozilla no dia 23 de setembro de 2002 (parabéns atrasado vale, né?), surgia na web na forma do navegador de nome Phoenix, que trazia o tímido número de versão 0.1 e pesava meros 8 MB. Nas suas incríveis funcionalidades, estavam listadas coisas como: “busca por favoritos e histórico” e “barra de ferramentas customizável”.

História do logo do Firefox | Crédito: Wikipédia

Antes de ter o nome que leva hoje, o Firefox passou por problemas de marca. Seu nome inicial, Phoenix, não foi muito bem aceito pela empresa americana Phoenix Technologies. Sua segunda tentativa de nome, Firebird (escolhido em 2003), dessa vez causou a ira dos integrantes do projeto Firebird, uma base de dados gratuita. Foi somente em fevereiro de 2004 que o nome Firefox foi finalmente adotado. No mesmo ano, curiosamente 9 meses depois, nascia a versão 1.0 do navegador.

Desde então a Mozilla se esforça para fazer do Firefox uma ótima alternativa aos navegadores-padrão dos sistemas, o Internet Explorer no Windows e Safari no OS X. E na minha opinião, é um trabalho louvável e que está bem equiparado com o que a concorrência está fazendo, apesar de vez ou outra o navegador dar seus tropeços no gerenciamento de memória RAM – algo que acabou marcando seu nome. Atualmente, uso o Firefox como navegador principal e o Chrome como secundário.

Para quem gosta de nostalgiar profundamente, a primeira versão ainda pode ser baixada e instalada, como aponta o site Webmonkey. Nesse diretório FTP da Mozilla ainda estão disponíveis as duas versões liberadas na época: uma para Windows e outra para Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Grilex
Quatro anos depois, o firefox finalmente tem suporte ao multiprocesso!
Mateus Garcia
Existe o IceDragon, que é o Comodo baseado no Firefox.
Anderson Fernando Da Silva
Nao acho ele mais lento que o Chrome nao! A versão 15 é de fato mais rapida que a atual versão do Chrome. Alem do Chrome consumir absurda memoria, travar com o flash, ter erros na redenterização das paginas, por "guarda-las" em chache e nao verificar as atualizaçoes, prefiro o Firefox pela personalização, nao pelos temas .. Mas por me dar a opçao de deixa-lo como eu quizer, coisa que o Chrome, que alem de "roubar" discaradamente informações de uso, nao me permite!!!
Samuel Nascimento Siguinolfi
Como muitos falaram, o Firefox não é mais esse comilão de memória. Estava usando o chrome até o mês passado. Resolvei voltar pro FF por nostalgia e vi que a coisa tá melhor que antes. A única coisa boa do chrome são as extensões consumirem memória separadamente. Dá a impressão que o "core" fica mais rápido. Quando a equipe do FF implementar essa funcionalidade vai ficar foda.
Tonny Lins
Lembro-me do tempo que eu instalei o Firefox pela primeira vez, versão 2, eu usava o windows 98 (no kidding :P ) e foi meu navegador padrão desde então. Era muito rápido em relação ao IE6.Depois passsei um curto período entre Mandriva e Windows XP, mas a guerra acabou e fui pro vista, sempre com o Firefox, testei o Opera tbm, mas não era a mesma coisa. Quando o Chrome lançou seu primeiro alpha eu instalei, gostei muito, mas nunca fui muito fã das técnicas "googlianas" de espionagem Escrevo isso direto do meu principal browser apesar de ter todos os grandões para efeito de comparação, e direto do Chakra Linux x64.
Fernando Calúdio
ora diabos, só fui perceber como o firefox 'é mais rapido' do que o chrome quando comprei um laptop mais pebinha.... tudo no chrome é mais lento... menos as aberturas de abas e do proprio chrome... mas o resto. tudo desliza lento.. no firefox nao sinto isso nas páginas em si, mas no proprio software é outra coisa.
Felipe Autran
também não entendo essa história da RAM. aqui o chrome fica muito lento depois de algumas horas de uso, além de algumas páginas onde a rolagem e as animações ficam lentas como se a ela fosse pesada, mas que abrem tranquilamente no firefox.
Marcus Pessoa
Que título chinfrim, hein? A existência do Firefox é super importante para a internet que temos hoje. Na época em que foi criado, com mais de 90% de mercado para o Internet Explorer, foi uma grande e meritória obra uma pequena fundação lançar um excelente programa como esse, e enfrentar o monopólio com a ajuda de uns poucos evangelistas, que lutaram sozinhos, sem propaganda na página mais acessada do mundo, sem montanhas de dinheiro, só com um bom produto nas mãos e o entusiasmo de lutar por uma web mais livre. Acho terrível que essa história tão rica seja reduzida a alguns problemas com gerenciamento de RAM que já nem existem mais. Que desperdício de post.
Odilon Junior
Eu comecei a usar o Firefox em 2004 quando o Opera era a unica opção contra o IE6, depois disso nunca parei de usar, tentei o chrome assim que saiu só que não me acostumei com a interface e os milhares de sincronização que o google fazia na época. To usando o firefox 15 com 7 abas abertas sendo uma o youtube com um total de 350mb de ram sendo consumido, tenho 8gb então nem percebo.
sims8b
Deve ter muita gente usando Firefox 3.5 ainda, pq faz anos-luz que ele não consome tanta memória assim, só tem fama...
Guilherme Macedo C.
Firefox nunca consumiu muito. O problema era o gerenciamento, que há muitas versões foi arrumado.
Turdin
Mito de consumo de memória? Antigamente Firefox era uma baleia, consumo altissimo de memória RAM, ainda bem que hoje em dia isso melhorou. Mas infelizmente não arrumaram o principal problema: O péssimo gerenciamento da memória, consumindo muito ou pouco o gerenciamento de memória do firefox é horrível, navegador completamente instável, o IE é mais estável que ele, pena que tem problemas de renderização.
Annakamilla Dos Santos Tomiotto
eu uso os dois tanto no meu pc quanto no meu note, no meu note não dá para ver tanta diferença, pois ele é mais rápido, mas no meu pc os 2 são pesaderrimos. to no meu pc hj, pois deixei o note carregando a bateria. parabens firefox.
Nikolay Kolegov
Eu também usava FF bastante tempo, mas agora prefiro Chrome. Se dizer honestamente, FF e Chrome estão consumindo muita memoria, são pesados demais. E porque ninguém lembra de Opera, era uma boa alternativa de IE, bem rapida. A gente chama IE como "burro" (iaa-iaa-iaa)... Mas, parabéns Fox, vive muito e mate esse burro IE :P
Rayzer
Ooooh saudade, primeira coisa que fiz, desde de quando comecei a usar efetivamente computadores, trocar o IE 6 por ele (y)
Exibir mais comentários