Início » Arquivos » Internet » Elas querem saber onde você está: Apple, Google e Nokia

Elas querem saber onde você está: Apple, Google e Nokia

Amazon escolhe tecnologia da Nokia para exibir mapas no Kindle.

Avatar Por

O gigante da web Amazon anunciou nessa semana uma nova API para que desenvolvedores adicionem localização geográfica a aplicativos para os aparelhos Kindle HD e Kindle Fire HD, mais recente investida da Amazon na disputa com Apple, criadora do iPad, e alguns fabricantes mancomunados com o ecossistema Android. Agora, de acordo com o site The Next Web, temos a confirmação de que a Amazon vai usar a tecnologia da Nokia para mapas e geolocalização. O que isso quer dizer? Que começou a corrida pela sua localização geográfica.

A Nokia comprou a empresa Navteq, especializada em mapeamento de ruas e logradouros, no mesmo estilo do que o Google faz com o controverso Street View. Diferentemente do Google, desconheço reclamações de desrespeito à privacidade alheia com os serviços fornecidos pela Navteq.

Ao optar pela Nokia, a Amazon diz não para duas gigantes e concorrentes no meio digital: o próprio Google e a Apple.

Kindle Fire HD de 7 polegadas

Temos notícias de que a unidade de negócios da Nokia destinada a localizações geográficas sangra dinheiro. Parece que não se sustentava até a mais recente publicação de resultados financeiros. Entretanto, os números chegaram antes do anúncio do Windows Phone 8. A próxima versão do Windows para smartphones troca os serviços de mapas do Bing pelo da Nokia. A tecnologia dos finlandeses acaba sendo oficial em todos os aparelhos com o WP8, portanto, o que pode garantir crescimento em participação de mercado da Nokia.

Os tablets Kindle HD e Kindle Fire HD utilizam o sistema Android, mas nem parece. Jeff Bezos, criador e CEO da Amazon, revelou as funcionalidades dos dispositivos sem citar o nome do Google nenhuma vez sequer. Eles não precisam, visto que se trata de software de código livre. Por outro lado, deveriam assinar um acordo com o Google para utilizar as APIs de mapas, entre outros recursos da “experiência Google” no Android (um licenciamento à parte).

Além da Amazon e da Microsoft, a Nokia conseguiu trazer o Yahoo para seu serviço de mapas. O mesmo Yahoo que entregou o buscador para que os engenheiros do Bing cuidassem e desenvolvessem.

A Apple, por sua vez, comprou uma startup de mapas e removeu o Google Mapas do aplicativo nativo no iOS 6, com lançamento prometido para quarta-feira. Faz parte do distanciamento que Steve Jobs iniciou e o atual CEO Tim Cook manteve de Mountain View, onde fica a sede do Google. Tudo por causa do crescimento exacerbado do Android, plataforma copiada descaradamente do iOS, nas palavras suspeitas de Jobs.

Praia de Copacabana vista pelo Nokia Mapas

Três empresas estão a postos na disputa pela sua localização geográfica: Apple, Google e Nokia. A qual delas você confiará seus dados? Todas, penso. Acabamos utilizando os serviços de várias delas ao longo do dia. Eu faço pesquisas de endereços no Google Mapas, tenho o Nokia Dirigir instalado no meu smartphone com Windows Phone e visualizo mapas no iPad (iOS 6) com a tecnologia da Apple.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

carlos carvalho
antes, no n95, usando o google, eu podia localizar meu celular, acessando minha conta do google. Hoje no n9 nao posso mais. Tem como?
Marcos Rodrigues
Outro serviço bem interessante, mas que ainda é muito pequeno é o OpenStreetMap, gosto de poder corrigir na hora um marcador ou nome de local que está errado, no Google isso é muito chatinho.
Marcos Rodrigues
A qualidade parece bem semelhante entre Google Maps e Nokia Maps, mas os mapas do Google tem um acabamento estético melhor, dá para ver nos mapas da marginal tietê postados pelo Ronaldo Ramires. Outra coisa interessante, as fotos de satélite do Bing Maps parecem bem melhores que as exibidas no Nokia Maps, como isso é possível, se os dados são da Nokia? Nokia: http://nok.it/PpaAQ Bing: http://goo.gl/XLals
paulomarcelo
Antes de sair de casa*** Esse corretor ortográfico do Windows 8 faz a gente escrever mais errado que no iPhone.
paulomarcelo
Uso o Nokia Maps pra "me livrar" de cagadas que faço no transito de SP. Vivo entrando em rua errada e arriscando caminhos que nem sempre dão certo UASHDUAHUDHAS Mas quando quero ir em um lugar, antes de sair de caso acesso o Street View e vejo a visão da rua, e como ela é. Isso é muitooooooo util. Mas o serviço de mapas do Google é bem fraquinho comparado ao da Nokia. O que é foda é o Street View.
Ronaldo Ramires
Então, você citou um ponto interessante. Aqui na cidade de São Paulo (talvez desconhecida para muitos brasileiros, estamos falando de uma cidade pequena...), as famosas Marginais Tiete e Pinheiros foram ampliadas a cerca de dois anos, com uma pista adicinal com 3 faixas de rolamento de cada lado, 5 viadutos, uma ponte Estaiada, e redesenho das pistas e acessos existentes. Ocorre que, 2 anos após essa obra, o Google Maps ainda não percebeu que algo mudou, e o Nokia Maps ja esta atualizado a mais de 18 meses. Link do Google http://tiny.cc/vwsukw Link da Nokia http://tiny.cc/dxsukw Esse é o complexo mais movimentado da Marginal, Confluencia da Avenida Salim Maluf com Marginal Tiete e Via Dutra. Devem passar por ai uns 35.000 veiculos por hora no total. E tem uma alça de ligação que não existe no Google Maps, além da já citada 3 pista da Marginal. E ai, o que falar ?
Sias
É mesmo. Eu comecei a usar no N73 (com um módulo GPS por bluetooth da Nokia) só na gambiarra. Depois foi no N95 8gb: seis meses e depois gambiarra. Do 5800 em diante ele já era livre.
@leossoliveira
Sias, É verdade, no meu N95 8gb ele era cobrado, mas tinha como usar mesmo sem pagar depois de algumas gambiarras. Ele vinha com 6 meses de navegação com orientação de voz por 6 meses.
@leossoliveira
Diferença enorme hein cara!
Sias
O Nokia Maps era cobrado no início e por isto pouco utilizado (e muito pirateado). Já sobre informações de transporte coletivo o Google é muito completo, mas isto acredito que depende mais da Prefeitura em repassar as informações pra eles. Estranho é a Navteq ir mal, já que fornece mapas para outros aplicativos também.
@leossoliveira
Nokia Mapas nos serviços mobile é o melhor com certeza! Mas no PC prefiro o Google Mapas pra pesquisar sobre itinerários de ônibus e todo o resto, mas se mesmo assim preciso de alguma referencia na rua o Nokia Mapas nunca me deixou na mão. O problema da Nokia com o Nokia Mapas foi ter mantido só nos aparelhos Nokia e já que nunca foi cobrando nada diretamente dos serviços, a venda de aparelhos nunca foi o suficiente pra cobrir o que a Nokia pagou na Navteq e os custos operacionais nas melhorias que são frequentes nos serviços de mapas da Nokia.
Vinícius
O da nokia é bem melhor, mas na minha cidade, inaugurou um viaduto na saida dela acho que no inicio do ano passado, e nos do Google já tem, nos da nokia ainda não ','
Edmilson
Anos que não uso Nokia Maps mas lembro que eu gostava bastante dele, não tenho nada Apple então eles estão de fora, como acesso os mapas pelo Android o Google sabe tudo.
Sias
É o que disse Luandersonn, a Navteq tem mapas muito melhores já que é focada em navegação mesmo, o Google começou ontem comparando a ela.
Pedro Maich
Eu também uso os mapas do Google e Nokia no celular, pra mim ambos são bons, sem invasão de privacidade se clicar em 'não autorizar o site a me localizar' no site e no celular não ligando o GPS.
Exibir mais comentários