Um dos grandes memes do conhecido fórum 4chan é o da Gold Account, que seria uma conta específica em que usuários pagam uma mensalidade para ter acesso a imagens restritas. Tudo não passa de uma grande brincadeira para zoar a cara dos novatos no fórum, mas hoje ela se tornou realidade. O criador do 4chan Chris “moot” Poole lançou hoje o chamado 4chan Pass – uma assinatura anual para membros do site.

A assinatura pode ser comprada nessa página, custa 20 dólares e traz uma única vantagem aos usuários: a capacidade de pular o esquema de detecção de robôs, captcha, ao postar em algum dos subfóruns de imagens. A sugestão partiu dos próprios usuários há alguns meses e depois de muita conversa com eles, o sistema foi implementado.

Na mesma página em que a assinatura é disponibilizada, há um F.A.Q. que esclarece alguns itens. Como por exemplo, nenhum usuário do site saberá quem comprou um 4chan Pass ou não, as informações de pagamento são processadas por uma empresa terceirizada mas confiável e qualquer usuário que for pego usando o 4chan Pass para publicar SPAM será banido imediatamente.

Desde o seu lançamento, em outubro de 2003, o 4chan sempre se sustentou por meio de anúncios em banners e durante um tempo até aceitou doações voluntárias – algo que moot diz que odeia e não quer ter que recorrer. Mas agora, com o tamanho do site, só os anúncios não são o suficiente. Dentro de duas semanas o 4chan completa 9 anos no ar.

Dica do Leandro Grechi (@odeblu) no Twitter. Valeu, Blu!

Comentários

Envie uma pergunta