O iPhone 5 ainda não está a venda, então tecnicamente ninguém pegou o aparelho em mãos ainda além da imprensa americana no dia do anúncio. Mesmo assim o seu novo processador, o Apple A6, já foi praticamente dissecado e detalhado como se tivesse sido completamente aberto. E tudo graças ao número de série exibido no processador durante a apresentação do novo aparelho.

Segundo o Anandteh, que pegou esse número e pesquisou a base de dados de processadores fabricados pela Samsung, esse chip tem 1 GB de memória RAM (2 de 512) com clock de 1066 MHz. Curiosamente, por mais que ele seja um novo processador, a velocidade de acesso à memória ainda é menor do que o do novo iPad – algo que pode ser atribuído à sua resolução de tela monstruosa.

Phil Schiller apresenta o processador | Crédito: The Verge

O Geekbench, um site/benchmark que registra dados de testes em processadores, confirma os dados do Anandtech e revela mais. Segundo os resultados de um teste feito no iPhone 5, disponível aqui, o processador tem 1,02 GHz, é dual-core e tem 1024 KB de cache L2. A pontuação que o A6 conseguiu nesse benchmark foi de 1601 e em comparação com a média de aparelhos Android, ele ainda fica abaixo do Galaxy S III (que tem 1688 pontos). Mas vale lembrar que o que está sendo comparado aqui é um teste do iPhone 5 contra dezenas de testes do Galaxy S III, então o cenário pode ou não mudar no futuro.

Diferente do que a Apple fez com os chips A5 e A5X, que foram extremamente baseados no desenho do processador Cortex A9 da ARM, o novo A6 foi quase que inteiramente criado pela própria Apple. Isso acontece porque a ARM fornece dois tipos de licença, uma que permite que uma empresa fabrique chips e outra que dá direito de uso apenas das instruções dos processadores. O que a Apple fez com o A5 e A5X foi a primeira licença, mas no A6, a gigante da maçã escolheu a segunda rota e criou o seu próprio SoC (system on a chip) baseada nas instruções ARMv7.

Não é muita surpresa que a Apple esteja personalizando ainda mais os seus processadores de dispositivos móveis, já que as concorrentes fazem o mesmo para obter mais performance sem sacrificar autonomia de bateria. Mas a empresa raramente revela dados técnicos sobre tais chips.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gutoblauth
Sei la, só sei que meu Atrix Tegra 2 tá show :) O OS que vem junto, com motoblur e tal é meio ruinzinho, eu tirei, mas praticamente só isso Fiz o teste de bench no AnTuTu e não sei se foi um resultado bom.. deu 5414 pontos
Turdin
And Not a Single Fuck Was Given That Day.
little_oak
Jamais posso deixar de atribuir honra ao S3, é uma aparelho simplesmente fantástico, mas devemos ressaltar que HOJE o chipset do próprio aparelho NÃO usufrui de toda a banda trafegada (CPU) dos 4 núcleos poderosos. É bem verdade que a Apple poderia ter surpreendido com 4 cores de 900mhz, por exemplo, que dariam um show, porém, acredito que o mesmo problema que o S3 enfrenta ela "poupou-se" da dor de cabeça, ou "tentativa de inovação" no que tange ao Chipset. Uma coisa eu penso, neste instante, e acredito que a Apple não está com o dual core como sendo a tecnologia de ponta, com certeza no seu Lab ela já está tentando estabilizar um quad com muita banda e receptividade por parte de chipset melhorado, ano que vem é certeza de quad. Na atual conjuntura, seria o mesmo que um Camaro no Brasil -> Carro demais e pistas terríveis! Sem chipset apto para todo poder de CPU quad é jogar dinheiro fora! Com certeza o bench do S3 iria para o mínimo de 1977 ou 2100 com a banda 100% ativa e receptível/aproveitável pelo chipset. De qualquer forma, S3 ainda é um maquinário de tirar o fôlego. Para mim o 4s ainda é o TOP da Apple, ano que vem, com certeza eles vão lançar alguma coisa que se equipare ao S IV da Samsung ;). No Brasil Samsung reina, lá fora é HTC MESMO! Antes da Samsung trollar com um baita hardware, a HTC já tinha o EDGE e o Ruby, sendo um deles com 1,5gb de ram e 4 cores de 1,5ghz!!! HTC foi embora do Brasil, o reinado é da Samsung, simples assim ;). Iphone 5 EU não recomendo, mas com certeza ano que vem o 6 vai vir bombástico demais! (espero)
True Story
tegra 2 é um dos piores dual cores ja lançados. nao é eficiente e agpu perde pra maioria da concorrencia. tu so pode estar de sacanagem. Qualquer tegra 2 eu comparo com iphone 4 single e windows phone 7 de primeira geracao rodando a 800mhz
Thiago Leite
Uau... que emoção!
Raphael Rios Chaia
Leitura interessante para quem quiser comparar todas as especificações do Lumia 920, iPhone 5 e Galaxy SIII: http://reviews.cnet.com/8301-19512_7-57510802-233/iphone-5-vs-galaxy-s3-vs-lumia-920-by-the-numbers/
gutoblauth
Nessas características, é igual, até pior que o nVidia Tegra 2 do meu Atrix 4G Tudo a mesma coisa nos Cache L1 e L2, RAM, n° de núcleos, mas o Atrix é clock de 1GHz de fábrica, mas tranquilamente pode ir pra 1.3GHz, contra os 1.02 da Apple (grande diferença). Só não faço o teste no Geekbench pra saber a diferença pq não tenho como comprar o app e nem iria pra provar isso... Só acho meio tosco a base do processador. O Tegra 2 tem quase 2 anos já... Ao menos o Atrix ainda tem 1 ano e 9 meses do lançamento. Única coisa que pra mim a Apple tem, ou melhor tinha, era a estabilidade do OS, mas to vendo muito Android tão estável quanto iOS. Agora que popularizou mais o Android, o desenvolvimento aumentou significativamente. Hoje ainda uso um Atrix, com uns tweks do CM7 e só, o resto é como se fosse de fábrica, clock normal e tal. Tá rápido demais, estável e acho um dos melhores celulares que já vi. Pra mim, a Apple tá meio ultrapassada desde o iPhone 4 ou até o 3GS. iPhone 4 já foi lançado sem graça nenhuma, o 4S pior ainda, e o 5 nem quero comentar... aumentou a tela pra caber mais uma linha de Apps na tela inicial... Aparelho com resolução baixa, em relação aos atuais do mercado, ganha em PPI só pq tem a tela menor que os outros. Não via apresentação do aparelho e pelo que to lendo por aí, é isso que to falando, se tiver algo a mais, que seja super diferente de algum aparelho Android, me avisa aqui que eu ainda não sei Só corrigindo o Allan Luiz: #AndroidRulesTheWorld (Sem o SIII, nada de Samsung Fan Boy, até acho sem graça os Samsungs, hehe parecem aparelhos de executivos, nada de tão poderoso)
Allan Luiz
"ele ainda fica abaixo do Galaxy S III"... parei de ler aqui, me levantei e sai comemorando pela cidade levando uma bandeira da robozinho. #AndroidSIIIRulesTheWorld
Clarion de Laffalot
Mais um pra você!
Ramon Melo
Eu discordo. O que é realmente útil é ter um chipset que consuma menos energia, independentemente dele ter 1 ou 250 núcleos. Se a Apple não melhorou o consumo de energia desde o 4S, os quatro núcleos da Samsung não só estarão à frente em desempenho, mas também em eficiência.
Ramon Melo
Pô, nem para ser ARM15? Lamentável hein, dona Apple!
Marcelo Munhoz
Concordo contigo Gabriel. Há uns 10 anos era tão interessante esse assunto, acompanhar a evolução. Mas com o advento smartphone a coisa tomou um rumo tão chato e mesquinho... :\
Kessler
É muito mais útil ter dois núcleos muito rápidos que 4 mais lentos. Se realmente ele tá batendo vários 4 núcleos como diz a matéria, ele vai ser um telefone MUITO rápido e eficiente.
dariocoutinho
Alguém conhece algum tweak do Cydia que reduz a resolução do iPad 3 para 1024x768? Alguns jogos fazem isso e eu gostaria de saber se tal Tweak existe?
Denis Lins
Concordo plenamente, só olhar os primeiros lumias com wp7, rodam um sistema lindo daqueles e bem liso, mesmo com um single core.
Exibir mais comentários