Uma empresa de pesquisas no mercado de músicas (que se chama convenientemente de Musicmetric) liberou hoje o Digital Music Index, um relatório sobre a distribuição de música por meios digitais. A empresa monitora não só serviços totalmente legais, como o iTunes e Spotify, como também tenta contabilizar o número de downloads via torrent. E nesse ranking onde a maioria de downloads deve ser pouco legítimo, o Brasil está em quinto colocado.

A pesquisa inclui apenas downloads feitos na primeira metade de 2012, mas ainda assim a empresa contabilizou 19,7 milhões de downloads de arquivos de música por BitTorrent no Brasil. Em primeiro lugar ficou os EUA, com 96,7 milhões de downloads de músicas pelo protocolo, seguido do Reino Unido, com 43 milhões de downloads.

Outro item que a pesquisa mostra são quais músicas mais foram baixadas em cada país. No Brasil essa posição é do single The Carigan, do DJ Billy Van – o que não deve ser surpresa já que ele liberou o arquivo de graça em fevereiro desse ano. A mesma música ficou no topo de mais baixadas por torrent em outros três países: Grécia, Índia e Romênia.

Ao todo a empresa diz que monitorou músicas de mais de 750 mil artistas e desses contabilizou mais de 405 milhões de downloads por BitTorrent ao redor do mundo. Desse conjunto, 78% foram álbuns completos e 22% foram músicas “single”. O relatório completo está disponível nesse link, basta inserir o email.

Com informações: TorrentFreak.