A Western Digital anunciou essa semana a criação de um tipo diferente de HD. Nada na sua forma atual muda, ele continua sendo composto de vários discos de algum material magnético que rodam e têm dados gravados por cabeças magnéticas. O que mudou foi o gás dentro do compartimento: no lugar de ar comum, gás hélio. Resultado? HDs que gastam menos energia e podem ter mais capacidade de armazenamento.

Quem teve a ideia foi a Hitachi, que é uma subsidiária da WD e estava trabalhando nessa tecnologia há algum tempo. Segundo o que disse seu vice-presidente de marketing para o site PCWorld, colocar gás hélio no HD permite aumentar a temperatura de operação permitida. Além disso, o gás hélio permite que sejam usados discos mais finos e com isso é possível instalar mais discos dentro do mesmo HD – o que por sua vez permite um considerável aumento de capacidade. Um HD de 4 TB, por exemplo, poderia ter 5,6 TB dessa forma.

A Hitachi diz que a produção em massa deve começar dentro de 2 anos, mas já no ano que vem teremos os primeiros HDs desse tipo no mercado. Um bom exemplo de como eles podem ser empregados, segundo a Hitachi, são os datacenters. Uma empresa que precisaria de 20 servidores para ter 1 Petabyte de armazenamento, por exemplo, pode ter a mesma capacidade em 14 servidores usando os HDs com hélio.

Sobre os preços, a Hitachi estima que eles serão baixos. Mas se você lembrar que o gás hélio está se esgotando em uma taxa incrivelmente alta e que em 30 anos ele pode se esgotar, pode ser que dentro de uns 20 anos tais HDs se tornem item de colecionador de tão caros.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcio Vitor
esses HDs ai são horríveis é serio HD com gás helio é horrível sabe porque quando ele entra em locais muito frios ele congela o disco assim dando chace de 2,1 % de falhar quando ele entra locais quentes e úmidos ao mesmo tempo o HD cria um camada de água e quando as paletas magneticas entram em contato com os discos ele empede um pouco da força magnetica eletrícultando o disco numa carga de 30 kilowatts com chance de seu HD queimar existe uma variável que pode proteger o HD basta misturar gás hélio o nitrogênio ácido assim quando entra-se em qualquer ambiente o nitrogênio iria limpar o disco e o gás hélio iria liberar espaço no disco depois o nitrogênio iria eliminar o gás hélio transfomando em mais nitrogênio e iria ter mais chances de não correr riscos que daníficassem o HD . https://uploads.disquscdn.com/images/bd19dca4936072768827c0c82c2c77e22704edd1f1a65c859c952e54e496ed4f.png
Rafael Olah
É nada tem um monte de gente safada que ta furando olho da cara e vem com essa desculpa. Na loja em que trabalho passam entregando uma folhinha amarela com preço de HD e Memorias, pra lojista é claro. 330,00 HD de 2TB o de 1TB tava 270,00.
Turdin
Cade o like nessas horas? lkkkkkk
@AntonioVeras
Até os HD "normais" estão caros. Acho que ainda vai demorar um pouco para eles se recuperarem daquela enchente.
Lucas Módena
hahaha, vai te nego chupando HD pra afinar a voz :)
TatoGomes
Oh rapaz, compra aqueles balões do Procurando Nemo que vendem em Shopping e seja feliz. Aproveite enquanto é tempo! =D
Denis Belo
Também me pergunto sobre isso, os SSD's são ótimos, porém muito caros, quando isso vai começar a mudar?
Vitor
Poxa, meu sonho era usar hélio para mudar a minha voz, não acredito que ele está acabando.
Márcio Gomes
Temos os híbridos de HD com SSD. Se adicionarmos o gás hélio... voila.
Thiago Marçal Passos
E a gente usando Hélio pra encher bolas de festa e falar fino.
Gus Fune
Investimento pra tornar SSDs mais baratos, cadê você?