O Google liberou hoje uma nova versão do Chrome para Android. O navegador ficou mais seguro com as melhorias feitas no sandbox, uma tecnologia que está presente há dois anos na versão para desktop e evita que uma página maliciosa cause falhas e instabilidades em todo o navegador.

No anúncio oficial, o Google cita a segurança como um dos pontos principais no desenvolvimento do Chrome. Com o aumento do acesso a partir de dispositivos móveis, a empresa quer assegurar aos usuários uma “experiência de navegação segura independente de qual dispositivo eles estão usando”.

Nova versão do Chrome para Android tem sandbox mais seguro

O novo sandbox do Chrome para Android se beneficia da arquitetura de múltiplos processos do sistema e de uma característica chamada User ID Isolation. No Android, cada aplicativo roda necessariamente em processos separados com permissões diferentes — nos outros sistemas, inclusive no Linux, os processos podem rodar com as mesmas permissões de usuário. Só um detalhe chato: o sandbox mais seguro só está disponível no Jelly Bean.

Sete falhas de segurança foram corrigidas na nova versão, todas de nível médio. Uma delas permitia que informações vazassem por meio de URLs começando com file://. Outra deixava expostas APIs do Android através de códigos JavaScript e uma terceira permitia o roubo de cookies por um aplicativo instalado no sistema. Cada falha rendeu US$ 500 aos pesquisadores.

O Chrome para Android traz outras pequenas melhorias, todas listadas no changelog, e está disponível para download gratuito no Google Play para smartphones e tablets com Ice Cream Sandwich ou Jelly Bean.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

viniciusghietti
Minha amiga atualizou o S3 dela hoje hehe
Alexandre Cinci
Vou voltar a testar. O navegador padrao do JB tambem sincroniza com desktop. O meu sincronizou as 2 contas de email + os favoritos do proprio smart
YanGM
Ou joga cyanogen mod no bicho, uai. Ansiedade faz mal pra saúde.
YanGM
O meu começa a engasgar em transições a partir de 20 abas, ai eu faço overclock e abro mais 10 abas, e assim por diante...
Paulo Higa
Bom, no meu Galaxy Nexus com Jelly Bean eu não tenho nada a reclamar do Chrome. Não é lento e eu ainda tenho a comodidade de sincronizar minhas abas abertas com o notebook de casa e do trabalho.
Marcos Oliveira
O Chrome em si só roda a partir do ICS! Já estou a ver navios mesmo, com o meu Gingerbread! (usando Dolphin... ¬¬)
clarion
Ué...mas é um recurso do JB...não tem como ativar em versões antigas. Agora, se o fabricante não atualiza, é oooutra história.
Rennan Alves
O Firefox é bem melhor em renderização e consumo de recursos no meu Asus Transformer do que o Chrome. O por quê disso, não faço idéia.
Willian Vincen
Primeiro esperar pela bondade da LG em atualizar o LG Optimus 2X pra depois aproveitar o Chrome para Android 4 que não terá um sandbox seguro quando está no Jelly Bean.. OH MY GOD!
Otton Moura
Acabei de atualizar!!! "Só um detalhe chato: o sandbox mais seguro só está disponível no Jelly Bean" Agora só falta chegar a atualização para o Jelly Bean pro S III
daviddiniz
vou atualizar agora mesmo o chrome do meu tab.
Alexandre Cinci
O Chrome na minha opiniao para smarts, no meu caso, no Nexus S, soh tem um problema: ser pior que o browser nativo... Eu nao sei que se em smarts mais poderosos como o proprio galaxy nexus (X) ele rodalisinho ou melhor, mas pra mim nao da... Acho q algum de voces do blog tem 1 ne? Que tal o chrome no galaxy nexus X?
Fabricio Neves
Chrome atualizado!
Luandersonn
"só está disponível no Jelly Bean" Okay... Obs. programada.