O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação na justiça contra a Sky. O motivo é uma briga já conhecida e que ocorre há muito tempo: as cobranças por pontos adicionais. As operadoras atualmente cobram uma taxa mensal para fornecer o serviço de TV por assinatura para mais de um televisor. De acordo com o MP, a cobrança dessa taxa é ilegal.

O regulamento da Anatel proíbe a cobrança do ponto adicional ou ponto de extensão (quando duas TVs utilizam o mesmo decodificador e exibem a mesma programação). Foi constatada irregularidade da operadora ao cobrar de diversos consumidores. A medida que a Sky utilizou para desviar da lei foi cobrar pelo serviço com outras denominações, como “aluguel de equipamento adicional” e “serviço de decodificação satelital”.

Mais de um ponto na sua casa, mas sem pagar a mais por isso

A fim de solucionar o problema, a justiça propôs para a operadora que o aluguel do equipamento adicional correspondesse a 1% do preço para aquisição do decodificador. A Sky rejeitou. As operadoras atualmente nem tocam no assunto de comercializar seus decoders. Ainda cabe recurso por parte da Sky.

Em julho a NET também passou por essa situação e teve que anular a cláusula dos contratos de seus clientes referente à cobrança pelo ponto adicional. A operadora foi impedida de cobrar pelo serviço de pontos extras, mensalidades de TV adicionais ou quaisquer nomes que se referem ao mesmo serviço. E não saiu barato: a NET terá que devolver os valores pagos pelo ponto extra desde março de 2010.

Com informações: O Globo

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

jose
pedi ponto adcional levaram um mes para instalar um mes para abrir osinal coloquei na justiça aguardo audiençia.
tatianarodrigues.rod
eu acho errado eles quererem cobrar
rs28095
Caí no conto de entrar na Teleperformance p/ trabalhar no VC Sky Atendimento de Vendas de produtos da Sky TV por assinatura. Treinamento inicial, fazem aquele MKT lavagem cerebral que a TP é a melhor empresa de call center pra se trabalhar blá-blá-blá e vc se ilude. Uma exploração sem noção : dizem que o atendimento é hibrido para vc se confundir que vai atender receptivo e ativo. Mentira ! 60% das ligações são de SAC. Jogam a meta lá em cima ( claro, prá vc não conseguir bater ) - se vc não bater a meta você não tem comissão. Aí vc vai se matar de fazer ligações ativas pra tentar vender HD's e bater a meta : " E não vai conseguir " Vc precisa do técnico da Sky fazer a instalação do equipamento HD na casa do cliente porque sua comissão é em cima da venda de HDTV's INSTALADOS, certo ? Se ligaram na SACANAGEM ? Fora a falta de equipamento pra instalar nas revendas da Sky no Brasil inteiro, vc ainda depende da boa vontade do tecnico da Sky ir lá na casa do cliente instalar o que vc vendeu para vc ter direito a comissão Entenderam a jogadinha ?! Daí eles te pagam R$ 630,00 de salário ( menos os descontos, claro ! ). Ou seja vc vai atender a maioria de ligações de SAC ( que não é receptivo de vendas e a demanda de ligação é absurda, é surreal ! ) e um número " X " de vendas, não vai bater a meta e logo vai querer sair e procurar outro emprego. Pura enganação ! Fujam que é uma roubada ! Sky + Teleperformance = EXPLORAÇÃO
Thiago Martins
A Claro também cobra e cobra 24 reais por mês pq ninguém processa ela tbm? ô_ô
André Terra
Claro, é só o brasileiro que quer levar vantagem em tudo. As empresas são extremamente honestas!
João Berdeville
Hmm, ficou mais claro, agora. Obrigado, Thássius! :D
ELIEZER MESSIAS DA SILVA
eu tenho 4 pontos sky todos HD, pago pelo pacotr completo, agora se esse pacote deveria ser mais barato pq a sky cobra embutido não da pra saber, mas ele não cobra especificamente pelo ponto adicional!!
RamonGonz
que estranho... a Net aqui em SP cobra por ponto adicional não entendo porque essas decisões não são nacionais
rafaholanda
No combo que eu assino da Sky Hd eu já tenho direito a um ponto a mais, mas creio que se eu quiser outro ponto, tenho que pagar a mais por isso.... pena essa decisão ser apenas para o Rio.
Rodrigo Moura
Essa decisão só vale no RJ? Deveria ser nacional!
Gaba
Ele estava falando de ponto de extensão, ponto adicional é um novo aparelho, e ponto de extensão seria um cabo ligando a outra TV (pelo que eu entendi).
DeejayBira Michels
Eu sou cliente da net pago pelo sistema a mais de 8 meses eu falei sobre essa lei e eles falaram que essa lei não existe, so que eu sei os meus direitos o que eu tenho que fazer pra eles nao cobrarem mais e devolver o meu dinheiro todo? Tudo bem eu pago 39.90 por mais só que sao "40" reais a menos todo mes que pesa no bolso
Renan Carvalho
Que fdps !! Eu coloquei o pacote ultimate da GVT que custa 130 reais num combo pois o ponto adicional vem gratuitamente, se eu pegasse o pacote básico q custa 60 reais eu teria q pagar 25reais por mês pelo ponto adicional !! A unica vantagem do ultimate alem do ponto gratuito é o gravador que eu acho que eles não alugam pros pacotes menores ou simplesmente cobram um preço que faz com que vc pense em ficar com o ultimate mesmo. Obs: Apesar desse problema a gvt continua sendo mais barata e melhor que as concorrentes!! Nem penso em mudar aqui em casa, já conheci a net e a velox, no Rio a virtua cai toda hora e vc fica sem telefone e internet e as vezes sem tv também, a velox nunca te entrega a velocidade máxima enquanto que na gvt meus 15mbps nos teste do speednet as vezes chega em 16mbps !! Alem do fato de que não há franquia de download !
Vitor
Processa! Isso é a pior história que eu já li.
Vitor
Acho que não. Pelo menos até o Ministério Público daí entrar com uma ação contra a SKY também...
Exibir mais comentários