Para evitar engasgos na hora de acessar páginas complexas, como Facebook, Google Drive e até jogos em HTML5, é importante usar um navegador com motor de renderização eficiente. E a Mozilla não quer ficar atrás na guerra de navegadores: começou a trabalhar no IonMonkey, um novo compilador JavaScript que deverá estar disponível para todos os usuários do Firefox no início de 2013.

Firefox 18, ainda em estágio inicial de desenvolvimento, tem JavaScript mais rápido

No blog da Mozilla, o desenvolvedor David Anderson explicou em detalhes o funcionamento do IonMonkey, que lembra muito o desenvolvimento de aplicativos em Java. Quando você acessar um site, o compilador executará três etapas básicas: traduzirá o JavaScript para um código intermediário, fará otimizações nesse código e finalmente traduzirá o código intermediário em linguagem de máquina.

E quanto o Firefox ganha com isso? Anderson executou alguns testes num Mac Pro com Windows 7 Professional (eu sei) comparando o desempenho entre as versões 15, 17 e 18 — essa última já conta com o IonMonkey. No benchmark Kraken, desenvolvido pela própria Mozilla, o Firefox 18 foi 26% mais rápido que o Firefox 17. No Google V8, o avanço do Firefox 18 em relação ao Firefox 15 foi de 20%.

O gHacks fez alguns testes comparando o desempenho entre Firefox 17, Firefox 18 e Chrome 23. No Kraken, o Firefox 18 foi 16% mais rápido que o Chrome. No Octane, sem muita surpresa (o benchmark foi desenvolvido pelo Google), o Chrome 23 ainda sai na frente, com 12.919 pontos contra apenas 8.727 pontos do Firefox 18.

O Firefox 18 com IonMonkey ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. No dia 8 de outubro, ele deverá ser promovido ao canal Aurora e, no dia 20 de novembro, o Firefox 18 chegará ao estágio beta. A Mozilla também disse que o Firefox Mobile também receberá o IonMonkey. Infelizmente, a novidade deverá estar disponível apenas no Android, já que o iOS e o Windows RT não permitem a inclusão dessas melhorias.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Macedo C.
Tenho um netbook bem fraco e não acontece isso.
Anderson Fernando Da Silva
na verdade essa versão existe .. so nao é oficial... pois toda os compiladores para o Firefox sao construidos em 32bits .. entao eles tem que criar todos eles com 64bits para apos compilar o browser!
Anderson Fernando Da Silva
com certeza .. e até ele obter aprovação da Apple .. vai demorar .. ainda bem que ate fim do ano vamos ter uma marketplace que funcionara em todos os dispositivos com suporte ao HTML5!!
Anderson Fernando Da Silva
tem sim .. so utilizar a funçao (Nao carregar abas nao selecionadas!) .. simples e facil!
Diego Charles
O uso de navegadores é cada vez mais intenso, com demanda de aceleração de hardware, processamento de vídeo, jogos e n-possibilidades de aplicações web com interfaces cada vez mais ricas, porque eles ainda não investiram em versões de 64bits (Windows)? Já passou da hora!
oggvaldo
Admito que não entendo como alguém ainda não largou o windows Vista.
Rafael Olah
O FF esta travando muito com Flash, se colocar um filme para assistir e mudar a AB já era trava. Tenho Windows instalado no SSD e no HD em ambos acontecem isso. Eu tenho sempre o Mozila e o Chrome se um falar tem o outro. Ficar preço em apenas um é complicado.
Vitor
Admito que tentei usar o Chrome, mais acabei voltando ao Firefox :D
Vitor
Pois é. Se a Apple permitisse um outro motor de renderização a não ser o Webkit, acho que o Firefox Junior não precisaria ser criado, e teria um navegar muito mais rápido.
Vitor
Como? Você quer dizer, que o Chrome é melhor com extensões do que o Firefox? O FF sempre teve extensões mais profundas, que alteram o navegador de formas que as do Chrome não conseguem...
YanGM
Só não voltei para o firefox por preguiça de redesenvolver umas extensões pessoais.
Guilherme Macedo C.
Como não sou Jedi e não consigo perceber milissegundos de diferença, fico no Firefox :P
Guilherme Macedo C.
É só exportar. em um botão no Chrome pra isso :P
Tiago Gabriel
É mais ou menos como Linux com Internet Explorer. :-(
Jonathan André Varella Gangi
Meus comentários sobre "a novidade deverá estar disponível apenas no Android, já que o iOS e o Windows RT não permitem a inclusão dessas melhorias": http://i126.photobucket.com/albums/p116/family_first14/TUMBLR%20MEME/th_LAUGHINGCRYINGFACE.jpg
Exibir mais comentários