Para evitar engasgos na hora de acessar páginas complexas, como Facebook, Google Drive e até jogos em HTML5, é importante usar um navegador com motor de renderização eficiente. E a Mozilla não quer ficar atrás na guerra de navegadores: começou a trabalhar no IonMonkey, um novo compilador JavaScript que deverá estar disponível para todos os usuários do Firefox no início de 2013.

Firefox 18, ainda em estágio inicial de desenvolvimento, tem JavaScript mais rápido

No blog da Mozilla, o desenvolvedor David Anderson explicou em detalhes o funcionamento do IonMonkey, que lembra muito o desenvolvimento de aplicativos em Java. Quando você acessar um site, o compilador executará três etapas básicas: traduzirá o JavaScript para um código intermediário, fará otimizações nesse código e finalmente traduzirá o código intermediário em linguagem de máquina.

E quanto o Firefox ganha com isso? Anderson executou alguns testes num Mac Pro com Windows 7 Professional (eu sei) comparando o desempenho entre as versões 15, 17 e 18 — essa última já conta com o IonMonkey. No benchmark Kraken, desenvolvido pela própria Mozilla, o Firefox 18 foi 26% mais rápido que o Firefox 17. No Google V8, o avanço do Firefox 18 em relação ao Firefox 15 foi de 20%.

O gHacks fez alguns testes comparando o desempenho entre Firefox 17, Firefox 18 e Chrome 23. No Kraken, o Firefox 18 foi 16% mais rápido que o Chrome. No Octane, sem muita surpresa (o benchmark foi desenvolvido pelo Google), o Chrome 23 ainda sai na frente, com 12.919 pontos contra apenas 8.727 pontos do Firefox 18.

O Firefox 18 com IonMonkey ainda está em estágio inicial de desenvolvimento. No dia 8 de outubro, ele deverá ser promovido ao canal Aurora e, no dia 20 de novembro, o Firefox 18 chegará ao estágio beta. A Mozilla também disse que o Firefox Mobile também receberá o IonMonkey. Infelizmente, a novidade deverá estar disponível apenas no Android, já que o iOS e o Windows RT não permitem a inclusão dessas melhorias.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados