No final de 2011 a empresa dona do Buscapé e Bondfaro, grandes sites de comparação de preços, abriu um processo contra o Google Brasil pouco depois do lançamento do Google Shopping, uma funcionalidade similar ao que os sites oferecem. Na época, a empresa acusou o Google de direcionar tráfego para a sua própria ferramenta, mas hoje sabemos que o Buscapé perdeu o processo em primeira instância e poderá ter que arcar com seus custos.

O processo está em segredo de justiça, mas o Search Engine Land conseguiu uma cópia em inglês do resultado – possivelmente de uma fonte de dentro do Google americano, que deve ter recebido do Google Brasil. O documento, que pode ser visto aqui e tem a data de 5 de setembro, determina que todas as acusações do Buscapé são infundadas, arquiva o processo e determina que a empresa pague seus custos, que ficou estabelecido em 30 mil reais.

Dentre as acusações, o Buscapé diz que o Google exibia apenas imagens próprias, dando preferência aos próprios resultados, usa a base de dados de review do Buscapé e artificialmente inclui itens do Google Shopping no topo da página de resultados de uma busca. A decisão diz que o Google Shopping não é um site que compara preços, é apenas uma opção de busca e por isso não concorre contra o Buscapé. “A conduta [do Google] não caracteriza concorrência desleal ou abuso de poder econômico”, cita o documento.

Quando questionada sobre a decisão, a assessoria de imprensa do Buscapé disse apenas que a empresa “acredita na sua causa e informa que recorrerá da decisão, que é em primeira instância, junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo”. Já a assessoria do Google diz que não vai comentar sobre o caso.

O timing da decisão é, no mínimo, curioso visto que ontem mesmo citamos aqui que o Google Shopping vai começar a cobrar pela exibição de produtos nos EUA – aqui no Brasil essa cobrança ainda não existe. Isso me leva a crer que talvez o Google planeje usar a decisão como precedente para algum novo processo ao redor do mundo.

Com informações: Gizmodo Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados