Início » Arquivos » Celular » Google libera aplicativo do YouTube para iOS

Google libera aplicativo do YouTube para iOS

Avatar Por

Em um dos betas do iOS 6 liberados para desenvolvedores nos últimos meses, a Apple mostrou que o aplicativo nativo do YouTube não estaria incluído no sistema devido ao fim do acordo com o Google. O Google, então, disse que criaria um aplicativo próprio (como o que existe no Android) para a plataforma. Hoje, durante a madrugada por algum motivo, o aplicativo foi liberado.

Quem já usou a versão móvel do YouTube ou passou o olho na versão para Android não vai notar grandes diferenças. A interface é bastante parecida, com exceção do painel lateral onde é possível escolher os canais para assistir e ajustar configurações. E nos vídeos em tela cheia alguns controles a mais também são exibidos. Fora isso, tudo bem similar – e um avanço considerável em relação ao aplicativo nativo que o iOS ainda tem.

A busca, como nos demais aplicativos do Google, tem autocompletar e suporte a entrada por voz. Ao fazer login o usuário tem acesso fácil aos canais em que inscreveu e aos últimos vídeos enviados. Também é possível assinar canais, postar comentários e dar like em vídeos. E as opções de compartilhamento de vídeo são vastas, embora o suporte para Facebook ainda esteja meio bugado. Basicamente tudo o que você já fazia na versão móvel.

Ainda existem alguns itens notoriamente faltantes. Você não pode, por exemplo, escolher qual a qualidade do vídeo será exibida, como é possível na versão móvel do site. Então quem está em 3G e tem limites de tráfego vai ter que usar o aplicativo com parcimônia – todos os vídeos tocam em 480p. Também não há uma versão específica para o iPad e não é possível fazer upload de vídeos por meio dele ou curtir em comentários, mas aposto que o Google já está trabalhando nessas funcionalidades.

O aplicativo é gratuito, tem 7,5 MB de tamanho e pode ser instalado em todos os iPhones atualmente vendidos (3GS, 4 e 4S), nos dois últimos modelos do iPod Touch e todos os iPad (em modo esticado, por enquanto), desde que os aparelhos rodem a versão 4.3 do iOS.

Dica do leitor Raphael Chaib (@MustaBR) no Twitter. Valeu, Musta!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Maciel
Uma pena não ter uma versão exclusiva para iPad. Espero que lancem logo....
Otton Moura
Lançamento providencial na véspera da apresentação do iPhone5.
Felipe Lima
Ainda existem alguns itens notoriamente faltantes. Você não pode, por exemplo, escolher qual a qualidade do vídeo será exibida, como é possível na versão móvel do site. * * * No ANDROID também é assim. Apesar de ter a opção "não exibir em modo HD", ele não funciona. Todos os vídeos tocam por padrão em HD. :/
Thiago Leite
Pelo jeito vai rolar uma versão própria pro iPad
davidtenshu
eu fiz jailbreak no meu iOS e uso o ProTube que pode ser achado no cydia, que além de todas essas funcionalidades, faz download do vídeo pro dispositivo (: