Algumas empresas jogam a sujeira para debaixo do tapete. Oh, finjamos que nada aconteceu! Outras tomam as devidas providências para proteger o consumidor. A Nokia talvez seja a mais recente companhia a ingressar nessa segunda lista. Depois de colocar no ar um vídeo publicitário mentiroso, a fabricante finlandesa prometeu empregar uma revisão ética dos procedimentos adotados até chegar à crise da qual nós falamos por aqui.

Produtos da fabricante finlandesa não vendem como antes. Este é um fato. A Samsung e Apple praticamente dividem sozinhas o mercado de smartphones. Ainda assim, pode perguntar a qualquer consumidor qual marca é sinônimo de celular. Muitos responderão Nokia. A companhia continua na mente daquele cara que procura um novo celular e considera várias alternativas.

Olha a van ali atrás | Clique para ampliar

Ora, e qual é a importância desta “revisão ética” que prometem?

Tendo um nome a zelar, a companhia faz bem em responder à altura daquilo que o consumidor espera. O público-alvo das publicidades do Lumia 920 ficou chocado ao descobrir que as imagens exibidas como se fossem de um exemplar do smartphone na verdade vieram de um equipamento profissional e uma van montada especificamente para este fim. Esse mesmo público-alvo, tenho certeza, vai adorar quando a fabricante provar que o OIS do Lumia 920 com tecnologia PureView funciona do jeitinho que promete. Velha história de que não basta ser, tem que parecer.

Uma porta-voz da Nokia disse ao site The Next Web que a companhia procura entender o que aconteceu. Claro, diz que não foi intenção deles trazer informações erradas para o cliente. Ainda assim o fizeram.

Quando o seu principal diferencial, uma câmera com sistema de lentes mais moderno, causa dúvidas, sinaliza que a companhia não pensou a comunicação da maneira correta. Falhou. Um simples aviso de que as “imagens são simuladas”, tão comum nos anúncios de 30 segundos de celulares nos Estados Unidos, bastaria. Pode não ser moral, mas estaria dentro dos conformes.

Essa discussão de publicidade envolvendo desempenho de aparelhos eletrônicos ainda dará muito pano para a manga. São tantas variáveis que nem sei por onde começar.

Atualizado às 21h30.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcos Rodrigues
Quase todas as propagandas, de todas as empresas, usam artifícios semelhantes.
Marcos Rodrigues
É assim mesmo, rsrs
Marcos Rodrigues
Quase toda propaganda usa artifícios semelhantes, portanto a Nokia apenas fez o que todo mundo faz, mostrou uma simulação do resultado.
tchaguin
Não basta embarcar o Android nos aparelhos, teria que resolver um dos principais problemas que o Android tem e o faz ficar atrás do iOS (na minha opinião). Fragmentação e falta de atualizações. Se ela usasse essa política, sim, ela que ergueria com certeza.
Marcoscs
isso, isso, isso, usei mal a palavra.
Turdin
Fato! É um dos principais motivos pra mim, kkkk
Tiago Cássio
Para ela voltar a ser a Nokia de antes é simples, é só colocar um android 4.1 jelly bean dentro desse hardware ai e pronto! ;) A Nokia deu um tiro no pé quando se negou ao fenômeno chamado android...
Turdin
"tem o poder de obscurecer a qualidade do produto em si." Pode até obscurecer a IMAGEM do produto, mas a qualidade continua a mesma.
Marcoscs
eu tb queria... mas como a Nokia não fez o favor de divulgar preço, vou segurar o tesão....
Guilherme Macedo C.
?
Jorge
Se a geladeira for a melhor do mercado eu compro. Lumia 920, chegue logo que eu quero te usar. ;)
Marcoscs
Eu quero te vender uma geladeira. Digo que ela gela água quase que instantaneamente. Aí pra demonstrar eu pego uma garrafa de água a temperatura ambiente, ponho ela na maravilhosa geladeira, espero 5 segundos e tiro de lá uma garrafa de água geladinha. Mas você não viu que já tinha uma garrafa dentro dela desde a noite passada e na hora de pegar eu peguei a gelada. Mas mesmo que eu te conte como te enganei você compraria a geladeira, né, afinal pra você esse tipo de prática é coisa de pouca importância.
Marcoscs
é, cara... dá a impressão que marketeiros passam 4 anos na faculdade só aprendendo técnicas de como enganar as pessoas... Eu sei que não é por aí mas que dá a impressão disso, dá sim....
Marcoscs
uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A questão não é a qualidade dos produtos Nokia, é a picaretagem na feitura do video, foi isso que queimou o filme da empresa, e propaganda negativa como a gerada pela descoberta da falcatrua, tem o poder de obscurecer a qualidade do produto em si. A Nokia deu um tiro no pé fazendo uma lambança que gerou um hype negativo que atrapalhou o lançamento de um produto que nasceu pra ser matador. E por isso quase foi fuzilado.
Gaba
Você deveria justamente comprar porque não tem Android... :D uahauhauhua
Exibir mais comentários