Início » Arquivos » Jogos » Valve traz Steam para TV com o Big Picture

Valve traz Steam para TV com o Big Picture

Por

Hoje a Valve lançou o Big Picture, uma nova funcionalidade da sua plataforma de jogos Steam que praticamente transforma o PC em uma espécie de console. O principal diferencial dessa novidade é sua interface – ela foi completamente otimizada para ser melhor exibida em TVs, potencialmente roubando um espaço dominado pelo Xbox 360, Playstation 3 e Wii.

De acordo com a página oficial, basta plugar um cabo HDMI do PC na TV e a mágica começa. Com uma interface especial o Big Picture lembra bastante o que seria um filho entre a Xbox Live e a Apple TV. Embora seja sugerido que a plataforma teria uma experiência melhor na TV da sala e usando um gamepad, nada impede o usuário de navegar usando o mouse e teclado.

Usar um browser na TV costuma ser um problema na hora de digitar URLs. Já experimentou preencher um cadastro usando o controle de Xbox? O Big Picture vem com um navegador de internet, provavelmente o mesmo que já vem hoje no sistema, uma versão customizada do Webkit. E pra resolver a questão de digitar eles inventaram o Daisy Wheel, um formato em que o usuário seleciona um grupo de letras com o direcional do controle e os botões da direita pra selecionar um dos 4 caracteres daquele grupo. Ao ver isso fico pensando “como ninguém nunca inventou isso antes?”.


(Vídeo no YouTube)

Pelas informações dadas pela Valve, o Beta para PC do Big Picture vai sair hoje mais tarde para todos os usuários do Steam. Os usuários de Mac vão ter que esperar um pouco, provavelmente alguns dias.

Vale lembrar que o lançamento do Big Picture não anulam os boatos de que a Valve estaria produzindo um console. Pelo contrário, para alguns a plataforma pode ser o primeiro passo de um experimento que pode terminar em um console. Para outros, o Steam Box seria o seu PC, cada vez mais integrado e conectado com outros aparelhos da casa.

Ainda não consigo me decidir em qual dos dois caminhos a Valve poderia seguir, mas deixo aberta a discussão aqui nos comentários. Por enquanto, vou ir tentando ligar meu controle de Xbox no notebook.

Com informações: Kotaku.