Durante todo o processo bilionário envolvendo patentes entre a Apple e Samsung, um detalhe sempre foi lembrado: apesar de estarem se processando em vários países, as duas têm um acordo comercial gigantesco. A Samsung fabrica chips que são usados em diversos gadgets da Apple, incluindo seus principais aparelhos com iOS. Mas de acordo com uma fonte, o contrato está sendo reduzido.

O jornal americano The New York Times recebeu a informação de que os acordos que a Apple tem de fabricação de chips com a Samsung sofreram uma dramática redução nos últimos meses, especificamente de chips de memória RAM. A fonte dessa informação disse, no entanto, que a redução não foi motivada pela briga nos tribunais – a empresa da maçã só quer mesmo diversificar seus fornecedores desse tipo de chip.

A fonte disse ainda que a Samsung continua responsável pela fabricação dos processadores usados em dispositivos iOS, como o A5 que está no iPhone 4S e iPad 2 e o A5X, usado no novo iPad. Mas agora apenas 2,5 % do faturamento total da fabricante em 2012 é do contrato com a Apple, uma queda que a pessoa disse que é “significativa”. A fabricante sul-coreana deve tentar compensar um possível rombo no faturamento com as vendas de smartphones, segundo a fonte.

O resultado final para os consumidores pode não ser tão perceptível por enquanto. Pode haver uma vantagem em diversificar os fornecedores: pagar menos pela memória, já que eles terão que disputar entre eles. Mas isso não quer dizer que a Apple vá diminuir o preço dos produtos – a taxa premium dos aparelhos está bem longe de sumir só por causa de um componente.

Crédito da imagem: iFixit.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Com certeza esse é um dos motivos, mas é claro que a Apple não vai admitir
trovalds
A diversificação além da questão preço (concorrência), também dá margem a contornar problemas com processos de fabricação de um chip novo, por exemplo. Quem acompanha notícias sabe que vira e mexe alguns fabricantes tem problemas de aproveitamento principalmente quando lançam novos chips.
Rafael Machado de Souza
ou da VIA
Otton Moura
Não sei não.... dizer que a redução não foi motivada pela briga nos tribunais, acho um pouco demais. E mesmo que não tenha sido esse o motivo, acho muita coincidência.
Tiago Gabriel
Só espero que eles não passem a encomendar chips a SIS. rsrsrsrs
@rodrigorsena
Se marca agora a Apple vai aumentar o preço de tudo que ela um "i" na frente
Rodrigoreis51
Ter uma fabrica de componentes não significa que eles tenham capacidade de produzir memorias e etc... é como assumir que a Tata (Montadora Indiana) possa construir uma Ferrari porque eles constroem carros :p
Edmilson
Resumindo: Margem de lucro maior.