A Apple confirmou nessa terça-feira que, daqui a pouco mais de uma semana, será o momento de conhecer o que vem aprontando para o bem-sucedido iPhone. Convite enviado a membros da mídia mostra claramente o número “5”, dando a entender que o nome “iPhone 5” será o nome do próximo produto a ser anunciado. Normalmente diríamos para você frear suas expecativas, mas a verdade é que setembro promete ser um mês repleto de novidades no mercado de smartphones.

Para início de conversa, as parceiras Microsoft e Nokia marcaram um evento também para jornalistas na quarta-feira (05). Temos a impressão de que o assunto principal, o Windows Phone 8, será explorado tanto do ponto de vista de Redmond (software) como de Espoo, na Finlândia (hardware).

A Nokia provavelmente apresentará a nova leva de produtos Lumia com o sistema da Microsoft. Vale lembrar que, no ano passado, a Nokia utilizou a conferência Nokia World, em Londres (o Tecnoblog cobriu a convite da companhia), para revelar Lumia 800 e Lumia 710 – bem como a linha Asha.

Apple convida

Sete dias depois, em 12 de setembro, chega a vez da Apple mostrar o iPhone 5. Aposto que você está a par dos mais recentes rumores. São tantas possibilidades (algumas loucas e outras totalmente verossímeis) que é melhor nem citar aqui. De qualquer forma, podemos esperar câmera mais poderosa e processador idem diretamente de Cupertino, onde os produtos da maçã são desenhados. Também será uma boa oportunidade para relembrar o cofundador e antigo CEO Steve Jobs, morto há quase um ano.

A Intel e a Motorola anunciaram um evento no exterior em 18 de setembro. Não temos pistas do que pode ser, mas as duas companhias envolvidas nos levam a crer que algo no campo dos dispositivos móveis chegará. Ou a Motorola, uma empresa do Google, decidiu fabricar notebooks com processador da Intel. Hipótese altamente improvável, eu sei.

E, para completar a lista de coletivas, a moribunda HTC agendou outra coletiva para 19 de setembro. O convite foi enviado nessa terça-feira horas depois de a Apple avisar sobre o evento de 12 de setembro. Os mais recentes movimentos da HTC no mercado internacional dão a entender que será um smartphone com Windows Phone 8. Depois da Nokia e da Samsung (coreanos anunciaram o Ativ S na semana passada em Berlim).

Como eu ia dizendo, setembro promete. Teremos novidades no Android, no iPhone e no Windows Phone. As fabricantes têm se preparado para as vendas de fim de ano. Chegamos ao último trimestre do ano e é preciso mostrar resultados. Não é à toa que tantos anúncios acontecem em um só mês. O que você espera do mercado de celulares e de smartphones?