Arquivos Celular

Fabricante chinesa copia iPhone e ameaça processar Apple

Goophone i5 é baseado em fotos vazadas do suposto novo iPhone.

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Não, o título não está errado. A Goophone, uma fabricante chinesa de celulares, anunciou na semana passada um aparelho com design que lembra as fotos vazadas da carcaça do novo iPhone, que deverá ser apresentado pela Apple somente no dia 12 de setembro. O detalhe é que a Goophone patenteou o design primeiro e poderá processar a Apple por plagiar seu produto.

A Goophone juntou todos os rumores do iPhone de sexta geração para criar um smartphone chamado Goophone i5. As fotos mostram que o celular chinês tem conector dock menor e plug para fones de ouvido na parte inferior. A traseira é feita de um material que parece ser alumínio e possui dois tons de cores, como nas fotos e ilustrações do novo iPhone vazadas recentemente.

Parece um iPhone 5…

O Goophone i5 roda Android com um tema que lembra o iOS 6. Especificações preliminares diziam que a tela teria 3,5 polegadas, mas algumas lojas estão vendendo o aparelho por US$ 299 com processador quad core Nvidia Tegra 3, 1 GB de RAM, tela de 4 polegadas com resolução de 1280×720 pixels, câmera frontal de 1,3 megapixel e câmera traseira de 8 megapixels.

Segundo o Cult of Mac, a Goophone patenteou o seu design e poderá usar isso como forma de impedir a venda do iPhone 5 na China ou arrancar algum dinheiro da Apple. Como a patente foi registrada antes mesmo do anúncio do novo iPhone, a Apple é que estaria copiando o Goophone i5, não o contrário. Isso, claro, se a Apple lançar um iPhone parecido com o aparelho chinês e não patenteou seu desenho antes.

…mas ele roda Android!

Não é a primeira vez que a maçã tem problemas no país: recentemente, a chinesa Proview conseguiu US$ 60 milhões após um processo envolvendo a marca iPad. E a Goophone é especialista no mercado de plágios: a empresa já lançou uma cópia do Galaxy S III e do iPhone 4S, geralmente com Android, hardware limitado e qualidade de construção questionável.

O mundo é dos espertos.

Atualização às 17h10 | Especificações do Goophone i5 atualizadas e preço incluído.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque