Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Versão do Ubuntu com GNOME “puro” já tem o primeiro alpha para download

Versão do Ubuntu com GNOME “puro” já tem o primeiro alpha para download

Avatar Por

Usuários que estavam migrando do Ubuntu para outras distribuições por não conseguirem se adaptar ao Unity podem voltar para a distro da Canonical muito em breve. Conheça o projeto Ubuntu GNOME Remix, que pretende trazer uma versão do Ubuntu voltada inteiramente para o GNOME.

Apenas um alpha

O Ubuntu GNOME Remix é, por incrível que pareça, um projeto oficial, que tenta criar uma versão do Ubuntu baseada inteiramente no GNOME, sem o Unity e outras alterações feitas pela Canonical nas versões “normais” do Ubuntu. E pode não parecer, mas espere encontrar muitas diferenças entre essa versão do Ubuntu e a versão com o Unity por padrão.

Por exemplo: Epiphany é o navegador padrão, o Abiword e o Gnumeric são os únicos aplicativos a la Office, o Evolution volta a ficar no lugar do Thunderbird, e o GDM volta a ser o gerenciador de login padrão, além de outras alterações. Obviamente, você pode baixar e instalar qualquer programa depois, como já acontece com qualquer distribuição Linux de respeito.

Já existe um alpha disponível para download, e como todo boa versão de testes que nem mesmo possui o status de beta, apenas baixe se tiver certeza do que está fazendo. No estado atual, o Ubuntu GNOME Remix é mais uma “prova de conceito” que uma distribuição utilizável. O download pode ser feito na página do projeto, onde também é possível ver alguns bugs conhecidos e avisar de possíveis bugs que você tiver encontrado.

A previsão é que tenhamos a versão final do Ubuntu GNOME Remix em 18 de outubro desse ano, provavelmente sendo lançado junto (ou logo depois) do Ubuntu 12.10.

Com Informações: OMG! Ubuntu

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Kessler
Isso não é verdade. E eu sigo com minha vida independentemente do que eu respondo aqui.
Forbidden_404
Já usei Unity, KDE, Gnome-shell, Gnome 2, Mate, Cinnamon, Pantheon, XFCE4, Awesome e de todos eles, o único que vi regredir foi o Gnome Shell, o Unity tenta evouluir, o XFCE4 é extremamente estável e customizável, o que me fez usar ele como padrão no meu Arch e instalar o Debian Wheezy já com ele... KDE nunca foi do meu gosto, até tentei usar um Live CD do Fedora, mas é questão de gosto... O problema é que cada um tem seu nicho específico, já o Gnome 3 parece que não agrada ninguém, eles mudaram e por causa dele que foram criados o mate, cinnamon, pantheon... Só isso já deveria ser um indicador de que eles não estão indo pro lado certo, mas aí você lê o que os desenvolvedores dizem e percebe por que está, parece que eles se fecharam no mundinho deles e estão lá querendo sair com um OS perfeito, para eles, claro, por que os usuários não tem do que reclamar, como eles acertaram uma vez com o Gnome 2, eles tem todo o direito de fazer o que quiserem com o Gnome agora... Essa nova "versão" não serve de nada, já que você pode instalar ou gnome-shell junto com o unity ou qualquer outra interface que use no Ubuntu, como também pode criar uma ISO personalizada do Ubuntu já com esses aplicativos e o Gnome
Forbidden_404
Só procurar, xubuntu-desktop, kubuntu-desktop e afins
Forbidden_404
Kessler, todo mundo já percebeu seu ódio por Linux e o quanto você luta contra, com os mesmos argumentos, não precisa mais perder seu tempo, tá? Já sabemos disso, pode seguir com sua vida :D
Dennis
Discordo. As pessoas acham o Windows mais "fácil" meramente porque estão habituadas a ele. Do ponto de vista de um leigo ou alguém sem vícios, o Ubuntu é muito mais simples e intuitivo, especialmente no quesito instalação de programas.
Kessler
Copiar de onde, gênio? O cara praticamente afirmou que todo usuário tem obrigação de saber o comando para instalar a porcaria do GNOME 3. Não venha reclamar comigo, reclama com o cara. Engraçado que o mesmo povo que adora falar que o Linux é fácil diz que colar um comando no terminal é trivial, coisa que até uma criança de 5 anos faz. Belo jeito de conquistas usuários.
Guilherme Macedo C.
Dá e sem problemas.
@shaolinmaru
Eu uso ubuntu 12.04 no meu notebook e o fedora 17 no desktop do trabalho, para ser sincero, achei a Unity bem melhor do que o Gnome 3. A canonical só precisa resolver os problemas de estabilidade da interface, pois comigo volta e meia ela trava.
Diego Moura
É mais fácil sim, pois 90% da população sabe usar windows de forma mais básica possível... já o linux se não me engano não chega a 18% de uso em notes e desktop no mundo (to com preguiça de procurar). Essa interface do unity não é nada amigável e convidativa para uso, não adianta linux fica restrito a área profissional (TI) ou equipamento com sistema embarcado (leia-se smartphones e qualquer coisa diferente de um computador).
Lucas Meneses
E é ainda mais fácil quando o seu antivírus acusa que o instalador é vírus, ou quando o firewall bloqueia o download do instalador, ai temos que criar uma regra ou desativar o firewall, criar um exclusão no antivírus para ele ignorar o instalador etc. É... com certeza é mais fácil que no linux. Acho que vou até comprar uma licença do windows de tão intuitivo que ele é.
Sérgio Carvalho
Instale uma versão LTS ainda com suporte ativo, de preferência o 12.04 LTS, por que hoje o Ubuntu é o que tem melhor suporte tanto no fórum do Brasil e Portugal e uma ótima documentação e tradução, teste esse novo por que o Unity está muito melhor que antes, experiencia própria se não gostar faz que nem eu fiz com o 11.04 instale outra interface gráfica, o XFCE é bom. Depois que você se sentir mais seguro pode testar outra distribuições Linux tanto em VirtualMachine ou em maquinas.
@eliocapelati
#Ouch, Gnome3 não.... XFCE for the WIN!
Wagner Shimatai
A maioria (incluindo eu) não gosta do Unity por conta da sua barra lateral que é um tanto incômoda, mas tem como desabilitá-la. Ou então faz melhor, instala o Gnome Shell.
Walter Shoyu
Só clicar em Central de Programas e digitar "temas", que inclusive aparece o Gnome Shell. O usuário não precisa nem saber o nome do aplicativo, pode buscar por conceito ou tags. Quer coisa mais fácil do que isso?! Ah sim! Acessar um site de terceiro, baixar um programa, localiza-lo no disco, dar 2 cliques e seguir um monte de "Próximo" -> "Próximo" -> "Concluir". Isso sem dúvida é mais fácil, né?!
@hpcarlos
O Debian deixou o GNOME fora da instalação padrão, pois como disseram antes, ele é grande, não exatamente por questões de bugs... Eu adoro XFCE também. Nunca me acostumei com o Unity, mas o gnome original eu sempre fui fan! Tomara que a iniciativa tenha ótimos frutos, e que o gnome-users deem valor no projeto. Vindo da Canonical tem tudo pra dar certo. (Apenas por terem mão de obra pra isso.)
Exibir mais comentários