Início » Arquivos » Tecnoblog » Novas colunas a partir dessa semana

Novas colunas a partir dessa semana

Bia Kunze, a Garota Sem Fio, está de volta.

Avatar Por

Chegamos a setembro com uma série de novidades no Tecnoblog. Geralmente mudanças em colunas ficam em segundo plano, mas cá estou eu para explicar como serão os espaços fixos nesse seu blog de tecnologia e cultura geek a partir de agora. Antes, porém, quero dar a boa notícia: no mês passado o TB fechou 2,2 milhões de páginas vistas, um recorde! É sempre gratificante ver que nosso trabalho tem dado frutos. Obrigado a você pela sua audiência e pelos compartilhamentos que fortalecem a nossa presença nas mídias sociais.

Falando especificamente das colunas agora. Até semana passada tínhamos somente o Izzy Nobre comentando sobre jogos. Alguns convidados aparecem vez ou outra por aqui. Já nessa primeira semana de setembro chegam duas pessoas — duas moças, veja só — para conversar conosco e iniciar discussões interessantes sobre o mundo da tecnologia. Nosso calendário fica mais ou menos assim:

  • Bia Kunze (@) semanalmente às terças-feiras. A nossa Garota Sem Fio escrevia para o site, depois parou por motivos particulares. Pronta para retomar o papel e caneta — ou teclado e monitor dessa era digital –, a Bia volta com força total para escrever sobre os assuntos do cotidiano. Não é por acaso que tivemos de criar a categoria “Sociedade” no nosso sistema de gerenciamento de conteúdo. A Bia motivou essa mudança.
  • Ana Freitas (@) quinzenalmente às quintas-feiras. Diretamente de Berlim, na Alemanha, a Ana recebeu a tarefa de nos contar as novidades de meios digitais que acontecem lá na Europa. Ela escreveu para uma série de publicações brasileiras importantes, inclusive no caderno de informática do jornal O Estado de São Paulo. Colunas delas serão intercaladas com as do…
  • Izzy Nobre (@) quinzenalmente às quintas-feiras. Outro tecnoblogger que remete textos de outro canto do mundo, o Izzy continuará escrevendo assertivamente sobre jogos lá no Canadá. A coluna quinzenal, em vez de semanal, chega em boa hora porque o colunista tem se dedicado a outros projetos — tornar-se um BBB, talvez?

Essas mudanças têm por objetivo arejar as opiniões que frequentam o TB. Claro que nós, os editores do site, continuamos livres para opinar e contextualizar nos demais artigos que entram por aqui. É o que a gente costuma fazer de melhor. O Joguinho Viciante da Semana continua entrando às sextas-feiras no início da tarde, para que todos tenhamos tempo de matar as últimas horas de trabalho antes de partir para o happy hour da firma — ou qualquer que seja o seu compromisso pós-trabalho.

Por fim, quero falar do podcast, ainda que não seja uma coluna propriamente dita. A primeira temporada do TB Podcast foi um enorme sucesso! Paramos para avaliar nosso desempenho e pensar em novidades para a segunda temporada, que está mais do que confirmada e começa ainda em setembro. Portanto, fiquem ligados. Em breve nossas vozes irritantes (e meu sotaque carioca) estarão de volta aos ouvidos vossos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thássius Veloso
Francisco, aqui tem essa opção. É só marcar a caixa "Notificar respostas ao meu comentário via email".
Francisco
O QUE ESTÁ FALTANDO! O melhoramento que eu espero no blog é o acompanhamento, por email, dos comentários dos leitores a um post. Eu faço um comentário, ou assinalo uma opção, e recebo email de todos os comentários deixados no post. Similar ao Google Groups.
@anderson_xn
Muito legal saber que o Tecnoblog vem crescendo muito, assim como meu interesse nele. hehehe E que as meninas contribuam ainda mais para esse conteúdo que já é ultrabacana.
Marcos Oliveira
Uma vez eu ouvi numa palestra com um googler uma explicação no mínimo curiosa (não chequei se é real). Ele disse que no início do Google, ainda com a empresa funcionando num pequeno porão, eles fizeram uma estrutura com peças de Lego para acomodar os servidores. Aí quando foram criar o logo, usaram as cores das pecinhas, como uma homenagem! Foi o que o cabra disse na palestra...
Marcel Müller
Silvio, De fato, o tema é bastante interessante. Existem N teorias e estudos sobre cor, o problema é que, como o Ramon apontou, normalmente apenas os designers envolvidos na criação do projeto é que podem dar uma resposta definitiva sobre isso. Abordar um tema tão subjetivo e ao mesmo tempo tão abrangente como cores sem o parecer de quem as aplicou tornaria o artigo muito vago, cheio de hipóteses e nenhuma conclusão. Por exemplo: pode ser que a Microsoft use essas cores porque lá nos anos 80/90 a capacidade de representar cores dos monitores e das próprias impressoras ainda era muito pequena. Dessa forma, a Microsoft *pode* ter usado cores básicas para garantir que não houvesse tanta discrepância entre diferentes monitores e mídias. O logo do Google foi criado pelo próprio Sergey Brin, que não é artista ou designer, e talvez isso tenha influenciado sua escolha de cores - pessoas leigas na "gramática visual" acabam optando por cores básicas, "puras", quando precisam escolhe-lãs. Como o Tecnoblog não é exatamente um blog sobre design, pensei que não seria oportuno filosofar demais nisso. :)
Júlio Netto
Parabéns a toda equipe do TB, acompanho aqui há quase 2 anos, nunca fui de comentar, mas todos os dias passo aqui :D Que continuem sempre crescendo! Mais uma vez, parabéns!
Edmilson
Parabéns pelo crescimento, eu mesmo sou um leitor relativamente novo, vinha aqui raramente e agora tenho até o plugin instalado. Que venham os artigos das meninas! Não sou gamer mas vou conhecer mais :)
Fábio Quadros
Seria algo muito útil.
@fabioql80
É, ter mais de 500 visitantes online na página inicial não é pra qualquer um não!
RamonGonz
Entnedi! É verdade...
Silvio Ney
Pois é, os colunistas do TB com certeza conseguiriam algum conteúdo para a tal matéria...acho que seria interessante, pois sempre tive essa curiosidade e vontade de entender o porquê das duas gigantes usar as mesmas cores em seus 'prêmios' Muitos aí também já tiveram a mesma curiosidade algum dia, senão, hoje ainda! :D
RamonGonz
taí uma ótima sugestão...
RamonGonz
"alguma matéria explicando o uso das cores na logo em si" po bicho, acho que isso ai só com uma entrevista com os designers que criaram o logo, afinal só eles devem saber porque exatamente essas cores foram escolhidas (além da explicação "são as mesmas cores usadas desde o Windows 95").
Silvio Ney
Seria legal algo do tipo, Googlei um pouco e não achei nada bom ;/
@AlexFigueiredoo
Podia ter uma coluna com dicas de apps legais pra baixar e experimentar! =D
Exibir mais comentários