Tablets ARM rodam desktop e apps clássicos do Windows 8

Calculadora, Windows Explorer, Bloco de Notas e outros apps estão no Windows RT.

Paulo Higa
Por

Quando a Microsoft divulgou um comparativo entre as edições do Windows 8, ficamos sabendo que o Windows RT, aquele que rodará em processadores ARM, também virá com a área de trabalho clássica do Windows para executar alguns aplicativos, como o Windows Explorer e o Office 2013. Esse desktop clássico, de acordo com demonstrações recentes, é até mais completo do que muitos imaginavam.

Os fabricantes de hardware ainda estavam guardando segredos sobre o funcionamento do Windows RT. Em eventos de lançamento, por exemplo, era comum disponibilizar apenas a versão com processador x86 para demonstração e manter o tablet ARM protegido. Felizmente, a Samsung revelou nesta semana o Ativ Tab, um tablet que roda Windows RT e estava na IFA 2012 para todo mundo mexer.


(Vídeo do YouTube)

O The Verge colocou as mãos no tablet e revelou alguns detalhes importantes para eliminar o mito de que o modo desktop seria totalmente removido do Windows RT. A área de trabalho ainda é necessária para rodar alguns softwares da Microsoft. Além do Office 2013, vários outros aplicativos clássicos do Windows foram portados para a arquitetura ARM, incluindo o Paint, o Gerenciador de Tarefas, a Calculadora, o Bloco de Notas e até o Prompt de comando.

Claro que há algumas limitações. Não é possível usar o acelerômetro para mudar a orientação da tela – você precisará entrar no assistente de resolução de tela para alterar isso na mão, o que é meio inconveniente. E, obviamente, não será possível instalar aplicativos x86 ou usar ferramentas avançadas, como o BitLocker e o boot a partir de uma imagem VHD.

Desktop clássico: nada amigável para comandos por toque

Infelizmente, a área de trabalho do Windows RT não foi adaptada para telas sensíveis ao toque. É visível a dificuldade em navegar pelos itens no Painel de controle clássico e acessar os menus dos aplicativos devido ao pequeno tamanho das fontes. Mas, se for para usar o modo clássico na maior parte do tempo, é melhor comprar um tablet com processador x86 que rode o Windows 8. Pelo menos a experiência será completa.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados