Enquanto suas empresas travam batalhas ferozes em tribunais ao redor do mundo, os CEOs do Google e da Apple querem paz. De acordo com a rede de notícias Reuters, nas últimas semanas Larry Page e Tim Cook andam realizando conversas de bastidores para acertarem algumas arestas de suas companhias em relação a questões envolvendo propriedade intelectual em dispositivos móveis, alvo de diversas disputas nos últimos tempos.

O conteúdo exato das conversas ainda não é conhecido, mas pessoas próximas a Page e Cook afirmam que eles consideram uma trégua em relação a disputas que envolvem funções básicas tanto do Android quanto iOS. Desta maneira, o fato do usuário ter que clicar em um ícone para abrir um app não causará mais um reboliço no departamento jurídico de ninguém.

Segundo a Reuters, os dois executivos conversaram diversas vezes por telefone nas últimas semanas, e que o último bate-papo entre a dupla teria acontecido nesta quinta-feira, dia 30.

Antigamente parceiras (por alguns anos, o ex-CEO Erich Schmidt dividia a presidência do Google e uma cadeira no conselho da Apple), o bom clima entre as duas empresas começou a se desfazer quando o gigante da web resolveu desenvolver seu próprio sistema operacional para dispositivos móveis, o que o guru Steve Jobs na época classificou como um “roubo”.

A Apple começou a agir contra o Android, mirando na maior fabricante de aparelhos da plataforma, a Samsung e as versões mais recentes do iOS abandonaram o Google Maps e o app nativo do YouTube. Bom saber que aparentemente está havendo algum esforço para devolver a racionalidade entre os homens do Vale do Silício.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Kraft
Interessante a ação da Nokia/Microsoft, mas pra isso acontecer, o WP8 terá que superar o Android primeiro! E pelo que eu andei vendo por aí, não vai ter muita diferença pro que já existe no mercado não! O iPhone revolucionou com um sistema novo, o Android inovou com um sistema aberto e o Windows Phone??? Copiou??? Não sei, tem que esperar pra ver!
Thiago Kraft
Cara, não sei de onde você tirou isso, mas a Samsung não está perdendo ação alguma fora do território americano! Até agora, pelo que eu li, a Apple venceu a Samsung nos tribunais apenas nos EUA! E até essa semana, pelo que eu li aqui no próprio blog, a Apple tá vendendo menos iPhones que a Samsung vende S3. Com relação ao lance do google ficar em cima do muro, eu concordo! É o comportamento padrão da empresa!
@matheusdias_uk
O Google e as fabricantes que usam o Android que abram o olho. E não é por causa da Apple não. O Android pode ter 68% do market share com seus bilhões de telefones e a Apple "apenas" 17%, mas se o Windows Phone começar a fazer sucesso, não é o usuário de iPhone que vai migrar para ele não. E a Microsoft e a Nokia pagaram licensa para as patentes da Apple então nada de briga judicial entre elas.
Kessler
Eu só disse o óbvio. Quem não acha que as fabricantes estão com o cu na mão neste momento está delirando.
Bitstorm
Rapaz... na verdade é a Apple que deve ter medo, pois com a compra da Motorola o Google tem um rico arsenal de patentes, sendo que várias sobre a telefonia celular em si... ... e me corrijam se eu estiver errado, mas o iPhone é um celular, não? ;)
Bitstorm
Eu ia falar isto... até hoje tenho meu Motorola A1200 guardado para "BackupPhone"... ... e o A1200 usa MontaVista Linux!!! ^^
Marcell Almeida
A Apple quer paz agora que está vencendo a Samsung e enquanto eles estiverem com medo do crescimento da Samsung eles não vão dar a paz. O Google acho que sempre vai ficar na dele, sempre que der, é claro. Já a Apple, sempre fará o que tem feito nos últimos anos, com sindrome de menino mimado.
Miron Alighieri
Algumas pessoas veem só o que querem. Acontece. Para quem tentou ver além, é fato que várias patentes são ridículas, patentes básicas, mas a lei americana permite este tipo de registro. E acho que uma discussão sobre o que é comum e básico, que virou commodities no mercado, é bem vinda para parar guerras por patentes na conexão 3G ou zoom com movimento de pinça. Com isso, as empresas param de gastar dinheiro no departamento jurídico e passam a investir em inovação. Tanto Apple quanto Samsung devem estar inovando muito menos do que poderiam por isso. Essas conversas, que na minha visão, não tem nada de pedidos de desculpa de nenhuma das partes, são tréguas sensatas, que buscam exatamente isso, parar de gastar com processos e gastar com inovação! Espero que isso caminhe bem e nos premie com mais inovação de ambas as partes.
Forbidden_404
Eu acho bem sensato esse pensamento, mesmo que não concorde com muita coisa que o Kessler comente, nenhuma empresa gosta de ser saco de pancada, ficar tomando processo toda hora por causa de algo que nem seu é, é muito ruim! Agora se a troca seria pro Windows 8, aí já é outra história, pode ser o WP 8, talvez um fork do Android, isso aí ninguém sabe
Forbidden_404
Foi como vi num post compartilhado do 9GAG no Facebook, se a Apple diz que a Samsung copiou eles, compre um Samsung, você terá um iPhone com tela maior, mais funcionalidades, mais rápido e com mais aplicativos livres :D Realmente, a BlackBerry está fazendo isso, mas é mais pra correr atrás do tempo perdido, estou gostando muito do foco que eles estão dando nos desenvolvedores, você ter a facilidade de programar em C/C++, C/Qt, HTML5 ou então Java(Android) é realmente um grande incentivo, mesmo que algumas API's ainda não funcionem quando portadas do Android pro run time da blackberry
Forbidden_404
#partiuGugou
Forbidden_404
hahaha :D
ac
A trégua partiu de ambos os lados sem pedidos de desculpas. Porque o Google pediria desculpas sem que a Apple fizesse o mesmo? =S
Jean
Concordo.
Tiago C. Araújo
A melhor resposta que eu vi para esse post... PERFEITO, a Google deveria fazer isso mesmo... mas pelo visto, pode ser que existam interesses norte americanos por tras, onde somente empresas Koreanas ou de fora dos EUA tomem prejuízo. Não sei não... acho que a Samsung pode ter caido em uma armadilha... A verdade é que a Samsung superou e muito a APPLE... existe tanta gente no Oriente que entende de programação... porque não criar um sistema próprio compatível com apps Android ??? Ou um sistema próprio onde a migração de apps Androids seja bem facil... Assim seriam duas empresas dos EUA levando farelo... A Blackberry esta fazendo +ou- isso.... estão preparando um super sistema, completamente novo, que começou do "0", e que tera uma certa compatibilidade com apps Android ou então a portabilidade de apps Android será bem facil de realizar, só que bem mais seguro que o Android.
Exibir mais comentários