Em julho, a Mozilla decidiu encerrar o desenvolvimento ativo do Thunderbird para focar nos seus produtos principais, o navegador Firefox e o futuro sistema operacional móvel Firefox OS. Mas o cliente de email ainda resiste à morte: na última atualização, o Thunderbird recebeu a interface Australis, além de chat integrado, melhorias de privacidade e outras novidades.

O tema Australis foi inicialmente desenvolvido para o Firefox e deve chegar ao navegador ainda neste semestre. Divulgado em fevereiro, ele ofereceria uma “experiência mais convidativa e confiável aos usuários”, segundo a Mozilla. Como lembra o Softpedia, o Australis ainda está em estágio experimental no Firefox, já que a tolerância a erros é muito menor devido ao grande número de usuários do navegador.

Thunderbird 15 tem integração com Facebook Chat e Google Talk

O Thunderbird também recebeu o suporte ao Do Not Track. Quando o recurso está ativado, o cliente de email avisa aos sites que você não deseja compartilhar hábitos pessoais na internet para receber anúncios personalizados ou ofertas de crédito, por exemplo. Esses dados ainda poderão ser usados para fins de pesquisa de mercado ou por agentes policiais. Não é comum navegar em sites no Thunderbird, mas é possível fazer buscas na internet, o que torna o recurso útil.

Outras mudanças também chegaram no Thunderbird 15. Um chat integrado permite que você envie mensagens ao Facebook, Twitter, Google Talk e até IRC. A Mozilla também fez melhorias na busca e incluiu suporte ao Ubuntu One para compartilhamento de arquivos em emails. Se você ainda usa o Thunderbird, o download pode ser feito no site oficial.