Thunderbird 15 tem integração com Facebook Chat e Google Talk

Em julho, a Mozilla decidiu encerrar o desenvolvimento ativo do Thunderbird para focar nos seus produtos principais, o navegador Firefox e o futuro sistema operacional móvel Firefox OS. Mas o cliente de email ainda resiste à morte: na última atualização, o Thunderbird recebeu a interface Australis, além de chat integrado, melhorias de privacidade e outras novidades.

O tema Australis foi inicialmente desenvolvido para o Firefox e deve chegar ao navegador ainda neste semestre. Divulgado em fevereiro, ele ofereceria uma “experiência mais convidativa e confiável aos usuários”, segundo a Mozilla. Como lembra o Softpedia, o Australis ainda está em estágio experimental no Firefox, já que a tolerância a erros é muito menor devido ao grande número de usuários do navegador.

O Thunderbird também recebeu o suporte ao Do Not Track. Quando o recurso está ativado, o cliente de email avisa aos sites que você não deseja compartilhar hábitos pessoais na internet para receber anúncios personalizados ou ofertas de crédito, por exemplo. Esses dados ainda poderão ser usados para fins de pesquisa de mercado ou por agentes policiais. Não é comum navegar em sites no Thunderbird, mas é possível fazer buscas na internet, o que torna o recurso útil.

Outras mudanças também chegaram no Thunderbird 15. Um chat integrado permite que você envie mensagens ao Facebook, Twitter, Google Talk e até IRC. A Mozilla também fez melhorias na busca e incluiu suporte ao Ubuntu One para compartilhamento de arquivos em emails. Se você ainda usa o Thunderbird, o download pode ser feito no site oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados