Início » Arquivos » Brasil » Anatel vai escolher 12 mil usuários de banda larga para aferir qualidade do serviço

Anatel vai escolher 12 mil usuários de banda larga para aferir qualidade do serviço

Avatar Por

Em um encontro com empresários realizado nessa terça-feira, o Ministro das Telecomunicações Paulo Bernado divulgou o novo plano da Anatel para medir a qualidade do serviço de banda larga no Brasil. No lugar de testar a velocidade nos chamados ‘pontos de encontro’, como a agência tem feito até agora, os testes deverão ocorrer no ponto mais importante: a casa do usuário.

As metas de qualidade para banda larga (tanto móvel quanto fixa) já são conhecidas desde outubro do ano passado, mas a Anatel decidiu mudar a metodologia para ter resultados mais precisos. Para tal, a agência vai começar uma campanha nessa quarta-feira (29) que pede que usuários de banda larga se inscrevam no site para serem selecionados para o teste do serviço. Do total de inscritos, 12 mil usuários serão escolhidos, todos por sorteio.

Para atingir as metas de qualidade estabelecidas pela Anatel, as operadoras deverão ter velocidade instantânea de no mínimo 30% do contratado em 95% das medições. Já a velocidade média de todas as medições precisa ser de pelo menos 60% do contratado. As demais metas estão disponíveis no site da Anatel.

Ainda não se sabe como a Anatel vai fazer a mensuração da qualidade do serviço, mas provavelmente vai envolver o uso de um programa para medir a velocidade que, então, os usuários selecionados deverão relatar para a agência dizendo se ela está ou não dentro do contratado. Mais detalhes serão divulgados amanhã, quando as inscrições para o teste serão abertas.

Atualização às 15:24 | A Anatel liberou um comunicado à imprensa sobre o novo plano de ação. Ele é bem longo, mas logo abaixo está a parte que interessa, grifo nosso:

[…] O processo de coleta de informações dependerá da participação dos consumidores do serviço de banda larga fixa: serão recrutados 12 mil voluntários em todo Brasil que receberão, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade da internet. Os primeiros resultados devem ser divulgados, pela Agência, em dezembro deste ano.

A agência também diz que atualmente somos 19 milhões de usuários de serviços de comunicação multimídia, que é basicamente a banda larga fixa.

Com informações: IDGNow.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joao Soares
ANATEL, PARABÉNS PELO SERVIÇO ORGULHOSO QUE TENS PRESTADO!!! VOCÊ CONTRATA 10 MB, PAGA POR 10 MB E SÓ RECEBE CERCA DE 50%. PASMÉM ESTÁ CERTO! BRASIL PAÍS QUE PROTEGE AS EMPRESAS E NÃO O CIDADÃO TRABALHADOR E PAGADOR DE IMPOSTOS. AH! VAMOS FALAR DA GASOLINA VOCÊ PAGA PELO LITRO DA GASOLINA E SÓ RECEBE 750ML O RESTANTE TE EMPURRAM DE GARGANTA ABAIXO 250ML DE ETANOL.
Renê Francisco Dewes
Realmente... eu pago para receber um 2g e acabo recebendo 240mb isso irrita msm..
silvanita-corpo-e-alma1
Não sei o que faço minha internet é a CTBC, faz 2 semana que não consigo usa a internet tenho mais de 12 protocolos ele não resolver nada. Por favor Anatel da um jeito para este povo que trabalha e paga por uma coisa que esta difícil de usar.
silvanita-corpo-e-alma1
Estou com apagão faz 2 semanas da internet CTBC tenho em mão mais de 12 protocolos e eles não resolve nada tenho blog e páginas que tenho que entrar todos os dias está complicado. Não sei o eu faço.
Ueverton Santos
SPEEDTEST.NET o melhor e mais moderno para testar a velocidade da conexão.
[email protected]
eu li todos os comentários e as vezes fico na duvida de qual operadora e a pior eu tenho a internet da telefonica que agora é vivo e eu nuca pensei que iria dizer isso ficou pior porque antes a minha net ficava caindo direto reclamei resolverão e chegava aos 2 mega que foi contratado mas depois que virou vivo ficou uma porcaria não cai mas também não chega ao 2 mega e nem a 1 mega em horário nenhum e o valor que eu pago é de dois mega eu ligo reclamo mas nada é feito vou me escrever para ser a cobaia da tia Ana quem sabe se assim resolve. o duro é que na minha região só tem essa operadora e eu sou refém
Marcos
Pago por 15 mega mas acredito estar sendo enganado pela minha operadora,pois tenho que carregar no máximo três videos de youtube por vez ,por favor me escolha preciso saber se isso procede! Valeu Anatel
Lucas
Eu me escolhe por favor nao aguento mais CTBC
Nely da Silva
Gostaria muito de ser escolhida pela Anatel para o teste. Obrigada Nely
José Carlos
Moro numa cidade pequena (25.000 hab.) no litoral catarinense. Pago 2mbs e recebo 300kbs, veio um técnico (Oi) e disse que a central está muito longe (3km) e não dá pra fazer nada. Quando tento baixar um vídeo até fico tonto de tanto ver aquele circulo girando. Ver se toma jeito dona Oi!!!!!
Wendel
Só 30% senhora Anatel?? Eu pago 100% da fatura, vcs são verdadeiros incompetentes...
Felipe Lima
onde eu assino para ser sorteado? a Dona Claro não vai gostar muito das minhas "medições" :D
YanGM
Aqui eu recebo 80~90% da banda contratada, mas a NET faz vista grossa quando passa a franquia... não sei não...
Rafael Olah
Cara aqui em casa funciona que é uma maravilha. Cansei foi da telefonica que dava pau direto e para arrumar era um Deus nos acuda. A velocidade chega sempre como prometida, tenho 10 megas e meu download atinge uma media constante de 1,1 MB algumas poucas vezes atingi 1,3 megas.
Bruno
Soh tenho medo de 1 coisa: se as operadoras começarem a entregar a velocidade certa, elas vao querer por limite de franquia, dai a coisa vai fica pior do que ta agora.
Exibir mais comentários