Na sexta-feira passada o processo bilionário da Apple contra a Samsung nos EUA resultou em uma multa de 1,05 bilhão de dólares para a sul-coreana. Após o anúncio do veredito pelo juri, ambas as empresas enviaram aos seus funcionários um memorando interno falando especificamente desse processo. E esses memorandos, claro, acabaram se tornando públicos pouco depois.

O memorando interno da Apple foi escrito por Tim Cook, que já ocupa o cargo de CEO da empresa há um ano, e o 9to5mac teve acesso a ele. Dentre outras coisas o executivo diz que “esse processo sempre foi sobre algo mais importante do que patentes ou dinheiro. É sobre valores”. Ele também se diz surpreso ao afirmar que “a montanha de evidências […] mostrou que a cópia da Samsung é mais profunda do que achávamos” e termina dizendo que “hoje os valores venceram e eu espero que o mundo ouça”.

Já o memorando da Samsung, que vazou no mesmo dia mas foi publicado ontem pela empresa no blog oficial, diz que “inicialmente propusemos negociar com a Apple” no lugar de um processo, já que a empresa da maçã “tem sido um dos nossos clientes mais importantes” – referindo ao fato da Apple comprar chips da Samsung. O memorando também afirma que “estamos muito decepcionados com o veredito” que “causou preocupação entre nossos funcionários e clientes”. A empresa termina dizendo que “os clientes e o mercado vão ficar do lado daqueles que priorizam inovação no lugar de processos”.

O Google, por sua vez, tomou uma posição cautelosa depois de ficar bastante tempo sem dizer nada sobre o processo. A empresa afirmou ao Engadget que “a maioria das patentes não estão relacionadas com o núcleo do Android” e que “a indústria móvel está se movendo rápido e todos os jogadores estão construindo em cima de ideias que estão disponíveis há décadas”. E mesmo que a empresa pense assim, é importante lembrar que o Google comprou a Motorola e levou com ela milhares de patentes também.

A Samsung, claro, planeja recorrer da decisão para a corte de apelação americana. Eles esperam tanto que a validade das patentes da Apple sejam reavaliadas e que a multa bilionária não seja aplicada. Se eles vão conseguir isso, não sabemos ainda, mas nada impede a empresa de tentar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@mundodcr
Nem vou perguntar o que você usa pra pesquisar na internet. Acho que sabemos muito bem que lançou o primeiro algorítimo de pesquisa decente.
Guilherme Macedo C.
Pra confundir um Galaxy com iPhone a pessoa precisa ser extremamente leiga, pois o Galaxy não tenta se passar por um iPhone em momento algum. Um HiPhone sim. Em resumo, a culpa é da pessoa que confundiu, não do "retângulo com bordas arrendondadas".
Minotaur
Grande coisa, se a apple ganhou e porque esta certa, a sansung e suas copias, porque nao copia e coloca uma maca tambem no galaxy. Tem que se ferrar mesmo essa sansung. Aprender a criar e parar de roubar as ideias dos outros. Criativa nada, oportunista essa sansung. Tem bons produtos, nao precisava ficar copiando tudo, ate os carregadores copiaram. kkkkkkkkkk O galaxy e fantastico, nao tinha que fica copiando nada!
ferc
Vencer a Apple num tribunal americano seria como sua mãe gostar mais do filho do vizinho. Alguém falou em "religião Apple". A questão se relaciona mais com as características da "Geração Y" que, para construir a própria personalidade, se apropria dos conceitos que os marketeiros criam com relação às marcas. Para os membros da "geração Y", uma ameaça à marca adotada é uma ameaça à própria personalidade deles. Sem críticas a eles. São frutos do sistema. É assim que as coisas funcionam atualmente. Será diferente no futuro? Quem sabe...
gabriel
Arkamai, nao percebo como voces confundem android com ios. Ou samsung com apple. Se me poderes explicar vou tentar contra argumentar. Só porque a apple já nao vende iphone nao é razao para tentar acabar com negócio da concorrencia... por acaso é.. xD
gabriel
Até agora a maça não inovou em nada. Os ipads e iphones teem o mesmo design desde sempre. Agora a que se lembraram de fazer um iphone maior e um ipad menor só porque as outras marcas também teem. not fandroid
gabriel
xD mesmo xD
gabriel
"Extremamente parecidos" parei de ler aí ianpp
Tiago C. Araújo
Bem lembrado Forbidden, pelo visto este processo abre as portas para vários outros absurdos jurídicos que podem vir contra a Nokia, LG, RIM, Motorola e Cia... É uma verdadeira aberração. Eu já não via nada d+ em dispositivos APPLE, agora que não compro mesmo nada dessa maça podre.
Forbidden_404
Povo acha que isso aqui é uma batalha somente iOS x Android, acaba esquecendo que essas patentes genéricas podem afetar qualquer plataforma
@diogodmoreira
/ironia
@diogodmoreira
Mas é claro que o Google só copia.
Tiago C. Araújo
Pelo visto o Poder Judiciário dos EUA privilegiou uma empresa dos EUA para garantir que ela seja dona da forma retangular com bordas arredondadas, dentre outras "patentes" genéricas que jamais deveriam ter sido registradas. Pelo que tenho lido, a APPLE esta "apelando" com tudo o que "pode", pois ja perdeu METADE do mercado consumidor na China e TEME A COMPETIÇÃO com a Samsung. Acho uma verdadeira ABERRAÇÃO o resultado desse processo... quero só ver onde isso vai parar... todos os consumidores prejudicados. E antes que venham me falar que eu sou fã da Samsung ou Android, informo desde já que sou usuários Blackberry com muito orgulho e 100% satisfeito.
Jean
Que falta faz um botão "edit". Escrevi rápido, acabei deixando passar uns erros de português....
Jean
Kessler, eu não disse que vc afirmou que a lei americana é a única causa do fato dos EUA serem líderes em invenções, eu disse que vc afirmou essa lei é uma causa do número de invenções criadas pelos EUA. E vc reafirma isso de novo, ao dizer "que o sistema de patentes de lá funciona visto os resultados, que são autoevidentes". Pois bem, eu não considero que ela seja uma causa, pelo contrário, ela mais prejudica do ajuda. Vc mais uma vez relaciona a lei de patentes americanas como causa-efeito. Já disse que o país é um dos líderes em número de invenções não por essa lei, mas **apesar** dessa lei. Uma lei que aprova patentes abstratas/genéricas não é uma garantia para os inventores, muito pelo contrário, é algo que só gera insegurança jurídica e receio de inventar coisas novas, pois nem é preciso inventar algo pra registrar uma petente, basta registrar um conceito (quanto mais genérico melhor) e pronto! Você será dono de uma patente. Quer um exemplo? A Apple sequer inventou, mas registrou um conceito muito semelhante ao Google Glass, na semana em que este foi apresentado ao público. O link é esse: http://goo.gl/qLy0I Eu até dei uma olhadinha na lei brasileira, e olha que os americanos poderiam, ao menos nesse aspecto aprender com a gente. A nossa lei proíbe patentes genéricas: Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade: II - concepções puramente abstratas. Caso tenha interesse é a Lei 9.279.
Exibir mais comentários