Hoje pintou uma atualização do aplicativo do Facebook para iOS. Praticamente a mesma coisa de antes em termos de funcionalidades, mas o novo software foi reescrito do zero. Não se trata mais de uma simples janela para conteúdo em HTML5. Ótimo para quem tem um iPhone. Não tanto para quem usa smartphone com o sistema do Google. Para melhorar o app no Android, agora a rede social promove o seguinte castigo: obrigar os funcionários a usarem Android.

Facebook no Android

Facebook no Android

A informação foi confirmada pelo Business Insider depois de falar com pessoas envolvidas com planos futuros do Facebook e ex-funcionários da rede social.

De acordo com a publicação, chegou-se à conclusão na sede do Facebook que os funcionários deveriam utilizar a plataforma Android para saberem melhor a raiva que os usuários passam quando tentam utilizar o software. Seria o início de um incentivo para que os mesmos programadores, desenvolvedores e similares produzam um aplicativo melhor para Android.

Vale lembrar da importância do Android: estou falando da plataforma móvel mais utilizada no mundo. Ultrapassou o iOS faz tempo, em especial nos smartphones. É sabido que o iPad continua como tablet mais vendido.

O Business Insider nota que as empresas do Vale do Silício têm a prática de “dogfood” bem enraizada. Na teoria, quer dizer que o sujeito deve provar a comida do cachorro para saber se é saborosa ou não. Na prática, que ele deve conhecer as mazelas do produto e passar raiva antes para que o usuário não passe depois. (E eu não acredito que escrevi essa explicação)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alexandra Felizardo
precisa de internet para funcionar
Hugo
Seu argumento foi excelente! Você poderia me explicar o por que da minha interpretação estar errada? Explicando (!) minha interpretação do problema. Se você é obrigado a utilizar um sistema operacional com um aplicativo bugado, por que isto não se caracteriza como um castigo para os funcionários já que estes utilizam o IOS, que possui o "mesmo" aplicativo funcionando corretamente, como ferramenta de trabalho?
@IbrahimCassio
Blábláblá Alô, PSTU! Alô, PSOL! Alô, massa proletária oprimida! Cara, não sei se notou, mas isso aqui é um blog e não tem que primar pela imparcialidadeZzZzZz Se você quer imparcialidadeZzZzZzZz, vá ler NYT, BBC ou assistir Jornal Hoje. Não considero o título e o texto tendenciosos, acho que vai da interpretação de cada um. Ficou claro no texto, que há um consenso no Facebook de que o aplicativo da rede para Android é tão ruim, mas tão ruim, que obrigaram os desenvolvedores a usá-lo para que tenham ideia do que os usuários sofrem e ideias para melhorá-lo. Nesse ponto, amigo magoado, o Facebook parece estar mais do que preocupado e contemplando a plataforma Android com a atenção que lhe cabe. Ficou claro que o Facebook está com os dois olhos e ouvidos sobre o Android, dada a sua IMPORTÂNCIA.
Forbidden_404
Finalmente cheguei do trabalho, odeio usar Android
Luciano
Sofram programadores rss Vida de programador.
Joker1708
Castigo é ter de usar obrigado o Android quando você já está acostumado com o iOS e todo o "Just Works". Liberdade é você usar o sistema que der na telha, e não o que o patrão mandar.
Mauri
Título bem infeliz o deste post, dando a entender outra coisa. Testar o software em diferentes plataformas é de praxe em qualquer equipe de desenvolvimento, não sei porque seria diferente com apps. Nada contra os "editores" deste blog serem fanboys. Mas pelo menos deviam deixar isso claro e estampado no site, pra poupar o tempo de quem procura conteúdo bem feito e isento.
Thássius Veloso
Talvez seja bacana esclarecer que eu uso Windows Phone e Android nos meus celulares, ultrabook com Windows 8 na redação do Tecnoblog e MacBook com o sistema proprietário da Apple em casa. Ou seja, uso todas as combinações de plataformas. Não fui eu quem decidiu que funcionários do Facebook deveriam usar mais o Android para conhecer as mazelas do aplicativo oficial na plataforma do Facebook. Foi o Facebook. Talvez fosse mais inteligente chamar o Mark Zuckerberg de "tendencioso". Eu não tenho nada com essa decisão da rede social.
@ErickRezende
Não sou fanboy... Mas não concordo com notícias sensacionalistas... Prefiro Android ao iOS, mas cada um tem seu potencial. Um pelo modelo mais conservador e o outro pela liberdade de customização. "Gosto", cada um tem o seu. Basta não repudiar um do outro. E esse Thássius Veloso é sim tendencioso. É só vc buscar o histórico dele. Vou puxar o saco do Paulo Higa, que pra mim, é o melhor blogueiro daqui....
Kessler
"Estou usando Android porque estou no trabalho". ahaha
Ramon Melo
O Friendcaster tem essa opção. Aliás, acho que todos os apps do Facebook possuem essa função, com exceção do oficial.
Ramon Melo
Não alimentem os trolls. Especialmente os que usam a expressão "acham divertido compilar um (sic) ROM". Existe algum manual secreto dos mactrolls e windowstrolls, não pode ser. Eles usam sempre os mesmos sofismas, não pode ser coincidência.
Ramon Melo
Pode ser que tenha mudado, afinal o Facebook já está começando a dar atenção aos apps mobile. Como eu uso o Friendcaster, não uso o app oficial há muito tempo.
Felipe
Você sendo chingado em 3... 2... 1...
Felipe
Ui, ficou ofendido porque é fanboy e não aceita a opinião de um BLOG. Se não gostou, abre um e escreve você mesmo um artigo melhor. Daí você deixa de chamar os autores de tendenciosos.
Exibir mais comentários