As operadoras estão em um momento difícil. A Anatel está fiscalizando tudo que ela nunca tinha fiscalizado antes, e de uma vez só. Vendas proibidas, ameaças de cassação de licenças de operação, investimento forçado são apenas alguns exemplos do que as teles estão passando. Agora a agência está pressionando as operadoras em uma área mais delicada: cobrança. Os sistemas de faturamento das empresas de telefonia serão fiscalizados.

Para tal fiscalização a Anatel irá averiguar o número de contas com erros de cobrança que são enviadas para os clientes. Dentre os mais frequentes estão a cobrança indevida de chamadas e inclusão de serviços não solicitados. As primeiras operadoras na mira da agência são a Claro e a Vivo, mas isso não significa que Oi, TIM e outras operadoras regionais ficarão fora da jogada – a Anatel afirmou que irá investigá-las também.

De acordo com a agência, cobranças indevidas estão bem altas do ranking de reclamações contra as operadoras – de um total de 86,9 mil reclamações, 38,2 mil são de erros cobrança.

A mudança é positiva para o consumidor a espero que o trabalho da agência surta efeito. Afinal de contas, eu já tive problemas de cobranças com todas as operadoras possíveis, com erros que variavam de míseros 2 centavos como um erro de mais de dois mil reais (eu quase tive um infarto ao abrir essa conta). Seria bom se expandissem essa fiscalização para os serviços de telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.

Com informações: Folha de S. Paulo. Atualizado às 13:30 do dia 24 de agosto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alex
Anatel tem que fiscalizar é tudo, não apenas celular... fixo, venda casada de banda larga com fixo, e cobranças indevidas de banda larga, fixo e cel. ultimamente a operadora OI tem me ligado (aquela maquina deles), para me cobrar, sendo que esta tudo pago e quando ligo para la, os próprios atendentes dizem que esta tudo pago e não devo nada. essa secretaria eletrônica liga as vezes 2 a 3 vezes e pior, em horários em que não se pode fazer cobrança que é acima das 19h. ligo pra la e nada fazem.
Turdin
Mas pelo menos terá uma estrutura melhorada do que fizeram =)
Tonobohn
Só uma correção no texto: de acordo com a Anatel, a Vivo não tem 29,7 mil reclamações e sim 29,7% das reclamações. Assim como a TIM tem 26,7%, Claro 24,6 % e Oi 18,5%.
Tonobohn
Finalmente um comentário inteligente. Anatel é nacional, Herbet. As eleições agora são municipais. Qualquer coisa boa que acontece no Brasil é "culpa das eleições". Acho que boas ações só podem acontecer em anos ímpares então.
Bruno
Exatamente. Essa festa de exigências que tá tendo tá com cara que é pra gringo ver. Afinal, imagina a merda que seria na copa e nas olimpíadas? Um monte de turistas e jornalistas tendo que usar esses serviços "excelentes" do Brasil? É bem provável que depois dos eventos, volte tudo à mesma merda.
Rafael
O número de reclamações por si só de cada uma das operadoras não define bem qual delas é a melhor ou pior em tal quesito. Digo isso sem querer defender nenhuma delas, apenas para solicitar que quando se for usar de estatísticas deste tipo que seja feita uma relação com a base de usuários de cada uma delas. É a mesma coisa quando o jornal da tv dizia que a cidade de São Paulo é a cidade que mais gera lixo no Brasil (!). Mas é lógico, é de longe a maior cidade. Agora, se fosse feita a relação entre lixo gerado por número de habitantes aí sim teriamos um indicador confiável de que a população da cidade fosse a que mais gera lixo. abraços e parabéns pelo blog.
rafaeltr
Eu não curto, sabe por que? Não estão fazendo isso pensando em nós brasileiros, mas sim nos próximos eventos que terá no Brasil. Aliás, tudo no Brasil que é bom não é para os próprios filhos dessa Pátria.
Ibraim
Curto muito as atitudes e declarações da Anatel e do Ministro das Comunicações nos últimos meses.
@IbrahimCassio
ANATEL resolveu deixar de ser a mãe que passa a mão na cabeça do filho mesmo que ele seja bandido e virou madrasta da Disney? Isso aí! Estávamos exaustos dos abusos e péssimos serviços prestados por essas quadrilhas. Que venha um novo tempo, que a ANATEL continue assim, fazendo nada mais que a sua obrigação de fiscalizar esses pulhas.
Scheldon
Ué, vai ter eleição pra presidente e eu não sei?
@ViniciusGhietti
Agora o Brasil andaa :D
Ramon Melo
Deixa os caras trabalharem ué. Se a ANATEL for ficar assim só em época de eleição, eu voto a favor de eleições semestrais.
Herbert
ano de eleição é foda, todo mundo querendo mostrar serviço... tomara que vá até o fim com isso... e que não acabe em pizza =/
Alex Ribeiro
Parece que finalmente alguém explicou para Anatel o que diabos ela deveria estar fazendo nos últimos anos. Amém.
RamonGonz
caramba Anatel resolvendo mostrar serviço mesmo... pra cima deles! :P
Exibir mais comentários