Início » Arquivos » Celular » Nokia, Sony e Samsung criam aliança para mapear interiores

Nokia, Sony e Samsung criam aliança para mapear interiores

Iniciativa tem objetivo de mapear shoppings, aeroportos e outros grandes lugares.

Avatar Por

Os aplicativos de mapas que temos hoje são vastos e muito bem equipados com imagens de diversas fontes, não só para imagens de satélite como as vetoriais também. Mas a parte de dentro de grandes construções não recebeu a mesma atenção, pelo menos até o Google aparecer. Agora uma iniciativa da Nokia, Sony e Samsung vai ajudar a mapear esses lugares e, claro, oferecer “ofertas únicas” em troca dessa facilidade.

As três fabricantes, junto com outras empresas de tecnologia, formaram o In-Location Alliance, que tem como objetivo mapear estabelecimentos como shoppings, aeroportos e qualquer outra construção grande o bastante para seres humanos se perderem. Com esse mapeamento as empresas dizem que “usuários poderão receber direções para as lojas certas, usar navegação em tempo real e até receber promoções personalizadas de lojas próximas”.

Locais internos mapeados pela Nokia: 235 milhões de m² em área coberta | Clique para ampliar

Para fazer esse mapeamento as empresas se uniram com fabricantes de chips Qualcomm, Broadcomm e outras, para que elas criem o hardware responsável por mapear os lugares. Inicialmente o mapeamento vai se basear no padrão WiFi 802.11ac e Bluetooth 4.0 e a expectativa das empresas é de ter dispositivos móveis com aplicativos que usam esse mapeamento já em 2013.

A Nokia já tinha anunciado em julho que havia expandido seu serviço Destination Maps, que mostra mapas internos de estabelecimentos. Nessa expansão a fabricante alcançou mais de 4,6 mil locais mapeados cobrindo uma área de 235 milhões de metros quadrados. Mas a aliança formada agora é mais ampla e os membros dela poderão compartilhar os dados angariados.

Na prática isso quer dizer que mais lugares são mapeados, mais informações de mapeamento serão coletadas e menor a chance de você se perder em um aeroporto. E qualquer iniciativa com esse objetivo tem meu total apoio.

Mais detalhes da aliança e a lista completa de empresas estão disponíveis no press-release da Nokia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leona
Nokia é tudo de bom!! Meu proximo telefone sera Windows Phone 8 NOKIA :D
@LBKatan
Sei que nem chega perto, mas isso me lembrou aquele mapeamento do Batman hahaha
@leossoliveira
Qualidade Nokia nos mapas reina!
Paulo Oliveira
+1
João
Será meu próximo smart tbm.
Pedro
Ofereceram a parceria para a Apple mas o Tim Cook disse: "não nos misturamos com a gentalha... gentalha, gentalha... blhufff..."
ru
A Apple só entraria nessa história pra dizer que ela patenteou sei lá o que!
Luandersonn
Nada da Apple neste acordo? Hum...
Welington Souza
Muito bom! Pensando em comprar um Nokia com WinPhone8!
RamonGonz
Interessante... Espero que de certo ps.: tem uma matéria aqui mesmo sobre este assunto da parte do Google: http://tecnoblog.net/83657/google-maps-mostra-interior/