Início / Arquivos / Celular /

EUA fecham sites de aplicativos piratas para Android

Applanet, AppBucket e SnappzMarket tiveram domínios apreendidos pelo FBI.

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Mais uma semana, mais sites ilegais encerrando suas atividades. Dessa vez os alvos foram as lojas “alternativas” de aplicativos para Android. Os domínios applanet.net, appbucket.net e snappzmarket.com tiveram seus domínios apreendidos numa operação conjunta entre o FBI e as polícias francesa e holandesa.

O anúncio do fechamento dos sites foi feito hoje pelo Departamento de Justiça dos EUA. Ao acessar qualquer uma das três lojas que serviam aplicativos piratas, o usuário dará de cara com a tradicional página de domínio apreendido pelo governo norte-americano.

Página antipirataria do FBI para domínios apreendidos

Esta é a primeira vez que lojas de aplicativos piratas são fechadas, e o trabalho deve continuar, se depender do procurador geral do Departamento de Justiça, Lanny Breuer. “Os aplicativos estão se tornando cada vez mais importantes na nossa economia, e a Divisão Criminal está comprometida em trabalhar com nossos parceiros para proteger os criadores desses aplicativos e outras formas de propriedade intelectual daqueles que pretendem roubar”, disse Breuer.

Como lembrado pelo TorrentFreak, desde 2010, centenas de domínios de sites que forneciam conteúdo pirata foram apreendidos pelas autoridades norte-americanas, como parte da operação Operation In Our Sites. Algumas pessoas foram presas, inclusive quatro responsáveis pelo site NinjaVideo, que distribuía séries de TV, filmes e documentários. O The Pirate Bay até mudou a terminação do seu domínio para evitar o mesmo destino.

É difícil compreender uma pessoa que gasta centenas ou milhares de reais num smartphone e pirateia um aplicativo que custa dois dólares. Mas entendo que muitas pessoas, principalmente menores de idade, não tem cartão de crédito internacional nem pais que compreendam esses gastos. Seria legal se os gift cards da Play Store, que já estão sendo vendidos nos EUA, também viessem para o Brasil. Outra opção interessante seria descontar o valor dos créditos ou da fatura do celular, algo que já está sendo desenvolvido para os brasileiros.