Início » Arquivos » Telecomunicações » Oi Velox está na mira da Anatel: vendas casadas são proibidas

Oi Velox está na mira da Anatel: vendas casadas são proibidas

A agência acusa a operadora de realizar venda casada da banda larga com o telefone fixo.

Lucas Braga Por

A Anatel tá pegando no pé das operadoras. E tá pegando firme, e quem está sob investigações nesse momento é a Oi. A agência está preocupada com o fato da operadora oferecer o serviço de banda larga atrelado ao telefone fixo, evento que constitui o crime de venda casada. Essa luta já acontece há mais tempo, e a prática é acompanhada desde 2010.

O problema acontece basicamente com os combos de telefone e banda larga: ao assinar os dois serviços, a oferta fica mais barata do que contratá-los separadamente. Um relatório da Anatel concluiu que em 2011 a operadora estava descumprindo determinações anteriores da agência para que interrompessem a prática.

Em uma rápida pesquisa, pude averiguar que a Anatel não está errada. A Oi oferece uma banda larga de 5 Mbps ao preço mensal de R$ 69,90. Entretanto, esse valor não inclui o telefone fixo, necessário para contratar a banda larga nesse preço. O pacote mais barato de telefonia fixa custa R$ 29,90. A brincadeira sai a R$ 99,80 mensais. Se você quiser contratar apenas a banda larga, isso é, sem o telefone fixo, a mensalidade é de R$ 114,70.

Na minha cabeça isso não faz sentido nenhum. Por que diabos dois serviços saem mais em conta do que um só?

Questionada pelo Tecnoblog, a Oi afirmou que não condiciona a venda de um serviço à aquisição de outro, e que cumpre rigorosamente a regulamentação da Anatel. A operadora ressalta que falhas operacionais pontuais que permitam esse tipo de intepretação são coibidas.

Vale lembrar que a Oi não é a única operadora que realiza esse tipo de prática. A GVT, por exemplo, oferece a banda larga sozinha pelo mesmo preço de um combo que inclui o pacote mais básico de telefone. A NET também pratica esse ato, ao oferecer o Virtua 10 Mbps com telefone por R$ 129,90, o mesmo preço da banda larga avulsa. Cadê a Tia Ana puxando as orelhas delas também?

Com informações: Reuters

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Ney
era pra ter deixado os dados dele aqui pra o pessoal hackear, fazer cartao de credito no nome dele e essas paradas
Vagner Oliveira
Ainda não mudou muito. Estou a tarde/noite toda tentando encontrar uma operadora de internet (sem telefone fixo ou tv a cabo). Não encontrei ainda...
Henrique
Estou com este problema, ao contratar 20mb o valor é R$75, com telefone fica R$115. Se eu quisesse só a internet pagaria R$130 seria de apenas 15mb e teria que pagar uma taxa de adesão de R$200, além de uma taxa de um ano de R$13.
Eric De Oliveira Campos
Todas as operadoras praticam a venda casada, se não te obrigam a pegar dois ou mais produtos no ato da contratação, o fazem praticando valores extorsivos e que "no final das contas" fazem com que não valha a pena contratar apenas um dos produtos ofertados. É uma bandidagem sem sim e tanto Anatel como Procon não fazem nada a respeito, a não ser quando reclamamos. Ou seja, tapam buracos apenas, a maioria das pessoas ainda ficam no prejuízo.
Ludo Final
O seu caso é mais complicado. Pode mover algo conta ele, mas contra Oi vejo muito improvável.
Eduardo Silva
Fujam da Oi!!!
Jeferson Souza
A Oi é uma BOSTA e a ANATEL uma merda que não fiscaliza P nenhuma. A Oi explora quando você tem Velox eles botam em cima cobrança de UMA TAL P DE EDUCA que ninguem sabe pra que serve a merda, cobram tambem BACKUP que não serve pra bosta nenhuma tambem pq ninguem se interessa por backup de velox, e cobram tambem antivirus que é uma cocô já que a gente so vive com virus no modem. Eu mesmo já tive que trocar corrigir o modem várias vezes pois esse tal de antivirus da OI só serve pra roubar grana da gente. Além disso a velocidade deles é mentirosa voce contrata dez megas e nunca passa dos sete megas isso se você tiver com sorte. Tenho dez megas da Oi mas fica dificil as vezes assistir ate filme do YouTube já que fica carregando o tempo todo. OI UM LIXO QUE A GENTE SÓ USA PQ A TIM LIVE AINDA NAO SE AVENTUROU EM AMPLIAR SEUS DOMINIOS LOGO QUE TIVER TIM LIVE AQUI EU LARGO ESSA PRAGA DA OI NA HORA. Fico admirado como a ANATEL compartilha disso tudo. criaram essa empresa mas pelo jeito nao sreve pra p nenhuma, pq é uma casa da mae joana.
Maria Zélia Camerini
Hoje 08/04/2016 sem internet Velox da OI.Será onde está?Porque a conta continua vindo....Por favor me respondam....
lucas braz
Acabei de tentar adquirir um plano da OI Velox e a atendente me informou que a Oi Velox só funciona com o Telefone fixo... que absurdo!
dark9999 Br
Mais o fixo da oi ta caro, agora em 2016 custa rs49.90 + 1 mega de internet rs29.90. 1000 minutos para qualquer operadora. Antigamente custava r$29.90 o fixo. Mais todas as operadoras fazem promocao com venda casada para pagar mais barato a net embratel faz isso.
Daniel Palmeira
A Anatel é outra bosta
Adriano da Silva Falcao
quero saber se é proibido venda casada porque vcs ensistem em fazer isso! E o pior não cumprem a palavra ,falam que vão vir ligar o telefone e não veem.Me prometeram o telefone com a internet .
Celia Santos
acontece também nos outros provedores alem da oi o seguinte, vc só consegue usar a e ter normalmente o plano de internet se assinar o telefone fixo. e você tem que pagar pelos dois sendo que a pessoa quer apenas a internet. isso é venda casada, e é CRIME. As pessoas assim como eu deveriam entrar com processo contra essa EMPRESAS APROVEITADORAS, assim como eu quero fazer...
Vinicius guedes frança
É uma merda internet da Oi serio, eles dizem que oferece 10MBs mais é raro achar um lugar que pegue, aqui na minha residencia pago R$200 todo mês + Oi TV de R$140 todos os produtos oferecidos são bons exceto a internet já tentei retira-la mais não é possível é o combo ou nada, mutia sacanagem já que pago por um combo de 10MBs e só posso acessar 1MB, e pedem para ligar a cada mês para ver se tem viabilidade, e vejam só estou ligando a 4 anos e nada, e quando fui falar com a atendente pessoalmente olha oque ela me disse :" lamento mais no Brasil não existe internet maior que 1MB" isso é coisa de se falar em pleno século XXI? na hora de assinar existe 1GB mais na hora de oferecer só 1MB né! muita sacanagem!!!
carmem di Carmo
Eu cai na mesma cilada , tenho uma linha telefônica de 20 anos e agora me vejo usando celular e tudo que faço e ser passada de um lugar para outro e anotar protocolos estou com telefone como se fosse celular e não um fixo sendo cobrado como uma conta vinculada de serviço fixo /celular..não fui avisada da mudança desse fato e ainda fizeram um pacote com a oi Tv com fidelidade sem minha autorização, na hora ainda perguntei se fosse algum plano fidelidade eu não aceitaria. Como funciona um serviço sem qualidade e a Anatel está deixando rolar solto.
Exibir mais comentários