Sumiço de blogs: polêmica alta na escala mamilos.

Dia de praia sem sol, carnaval sem samba, Tumblr sem pornografia. Algumas coisas simplesmente nasceram umas para as outras, e hospedando quase 70 milhões de blogs, o Tumblr se tornou famoso por conta de sua simplicidade, visual clean e por ter políticas permissivas quanto a hospedagem de sites de conteúdo NSFW (Not Safe for Work, ou seja, inseguro para ambiente de trabalho), desde que devidamente sinalizados.

Mas a harmonia do universo foi abalada nos últimos dias, quando o serviço alegadamente tirou do ar por “acidente” pelo menos três populares blogs adultos que, juntos, recebiam cerca de 5 milhões de visitas mensais.

As (fap)áginas “Art or Porn?”, “Booty of the day” e “Team Pervert” foram excluídas sem maiores explicações nos últimos dias, o que gerou uma série de protestos de seus criadores e navegantes pela rede.

“Os três sites foram tirados do ar sem cerimônia em um curto período de tempo, o que parece algo suspeito para mim”, afirmou o responsável pelo “Team Pervert” ao TechCrunch. No lugar das fotos picantes agora a página apenas exibe um comunicado contra a medida: “Quando meu blog foi retirado do ar eu recebi um e-mail de duas linhas do Tumblr afirmando que ele foi excluído por ‘spam ou marketing irregular’, o que não é verdade. Os anúncios em meu blog sempre foram iguais aos de todos os outros”, protesta o rapaz, que preferiu manter sua identidade no anonimato.

David Ha, do site “Booty of The Day”, conta a mesma história, completando que o serviço deletou quatro de seus blogs em um período de dois dias durante o mês de julho. Sua lamentação foi não ter tido tempo para migrar o conteúdo para outro lugar: “terei que começar tudo de novo, depois de dois anos”, lamenta.

Em um comunicado oficial, o Tumblr, conhecido repositório digital de garotas assanhadas, tratou de colocar panos quentes no assunto afirmando que a exclusão foi acidental e que o conteúdo dos sites deverá ser restaurado em breve. “Nossas políticas quanto a conteúdo não tiveram qualquer alteração. Mas observamos que as contas em questão foram marcadas como spam por alguns usuários. Estamos trabalhando para reativar todas as contas que foram sinalizadas como impróprias de maneira inadequada”, diz.

De qualquer maneira, bom notar que os blogs safadinhos, que garantiram a popularidade do serviço nos últimos anos, não são mais tão importantes para o serviço como eram antigamente. Como aponta a empresa QuantCast, há três anos, 16 dos 20 blogs mais acessados de seus servidores eram adultos, posto hoje perdido para sites sobre trivialidades.

Atualizado às 17h40.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados