Início » Arquivos » Curiosidades » Você precisa assistir a essa incrível apresentação na ONU

Você precisa assistir a essa incrível apresentação na ONU

10 projetores, 3D Mapping e computadores com Windows, além da Beyoncé cantando.

Avatar Por

Domingo (19) foi dia de estreia mundial da campanha World Humanitarian Day, ou Dia Mundial Humanitário, promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de trazer mais atenção para as pessoas que se empenham diariamente para ajudar os mais desassistidos. Para comemorar, a ONU lançou um incrível videoclipe da cantora americana Beyoncé no plenário do orgão internacional. E, para nossa surpresa, tem tecnologia brasileira envolvida na produção do espetáculo que você assiste abaixo.

Clique para assistir ao vídeo – Devido a restrições do VEVO, tem que abrir em outra página

Não importa se você gosta ou não da Beyoncé; eu sei que você gosta de tecnologia. E sei que provavelmente você já viu como é a Assembleia Geral da ONU em alguma cobertura especial no Jornal Nacional. Em caso negativo, eis aqui uma foto. A sala do vídeo é a mesma, mas com uma enorme e interessante diferença: o grande salão teve as paredes convencionais cobertas por uma tela branca onde, iniciada a cantoria de Beyoncé, deu lugar a imagens marcantes.

A tela branca cônica tem 68 x 15m. De acordo com a produtora multimídia brasileira SuperUber, envolvida na execução do projeto. Eles tiveram três semanas para fazer todos os ajustes e permitir que, com a sala cheia, os espectadores da performance de Beyoncé tivessem uma sensação imersiva de 240 graus. Sensacional.

Eu conversei com Russel Rive, o diretor de tecnologia da firma, sobre os detalhes técnicos do projeto. Foram dez projetores instalados na Assembleia Geral da ONU. Cada um deles teve que ser posicionado de modo que ficassem uma imagem contínua, com direito a várias sobreposições que não aparecem no vídeo gravado e disponibilizado no YouTube. No total, as projeções em cobriram a tela com 200 mil lúmens.

Repare que de início mal dá para perceber que ali atrás da cantora tem uma grande tela. Para chegar a este resultado, a SuperUber empregou somente projetores compatíveis com Full HD. De modo grosseiro, é como colocar dez telas de 1920×1080 pixels lado a lado.

Making of

Processamento? Rive me conta que seis servidores fizeram parte do projeto. Todos rodando Windows, para nossa surpresa. Vários aplicativos entraram em uso para criar o efeito de imersão. O diretor tecnológico nos revelou quais: Resolume, Pandora, AutoCAD e SketchUp, além de soluções desenvolvidas pela própria SuperUber.

O trabalho entra na categoria de 3D Mapping, de acordo com Rive. Esse estilo de produção multimídia vem fazendo muito sucesso mundo afora. Chegou até ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que virtualmente abraçou a cidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Evandro
Como diria o Sr. Burns: - Exelente. Gosto de tecnologia, gosto de telas grandes e gosto da Beyoncé. Misturaram tudo e saiu essa maravilha! rsrsrsrsrs Muito bom!
Leandro de souza
Sistema operacional naao defineee qualidade melhor ou pior de ediçao...qem edita é a pessoa e nao o programa...
@renatoalberto
Nossa, fantástico, no RJ também teve o espetáculo de projeção mapeada na virada do ano..... nem sabia que foi coisa de brasileiro isso. Estão de parabéns!! Super fã da Beyoncé
ricardo
Criar condições para diplomacia evitando confronto armado é a função da ONU. Mas todos sabemos que "alguns países" agem com tirania sob o aval da organização.
Felipe Cepriano
Se você fala da Pixar, está errado :P No começo ela até fabricava o próprio hardware e depois migrou pra workstations da SGI e depois da IBM, rodando Linux. Agora, se for a Walt Disney Company, não sei. Eles já usavam os computadores da Pixar - dái que a parceria surgiu, se não me engano - mas provavelmente tinha Windows no bolo também.
Guilherme Macedo C.
ONU não é uma polícia intergalática agindo com soberania acima dos dos países. O trabalho da ONU é criar condições para diplomacia. Dentro desse cenário o trabalho deles é importante e está dentro das expectativas.
Thássius Veloso
Caro Daniel, meu comentário tem embasamento muito, absurdamente simples: no mundo das artes é bem comum ver os profissionais trabalhando com computadores Mac. A SuperUber usou Windows, para surpresa deste editor.
Daniel Vieira
Caro Thássius Veloso,mais uma vez como sempre criticando o O.S da Microsoft sem motivo algum,coisa típica de alguém que se sente inferior porque o mundo todo não usa o sistema da Apple ou se sente superior em usar o sistema da concorrente. Você me ofende e a maioria dos usuários frequentadores do blog,que são uma maioria esmagadora usuária do OS. da Microsoft,sua critica deve ser exposta nos momentos oportunos e não de forma puramente marginalizada e fanática. Eu como usuário do Windows aceito muito bem e reconheço os prós e contras do O.S mas nada como o ilustre e elitista Thássius Veloso que me parece não aceitar criticas ao seu sistema operacional favorito. Então como os incomodados devem se retirar,eu me retiro do Tecnoblog e excluo do twitter e Facebook e outros meios de divulgação do mesmo. Boa sorte!
Pedro Maich
Com meia entrada de estudante de 50 reais? hhehehehe O Imax pra hoje é o melhor, na minha opinião.
Pedro Maich
Uhum
@felipelimasp
pode ser que a montagem do video foi tudo feito num Mac... só a execução no WIN
Felipe Lima
logico que é da VEVO!
Felipe Lima
E por que os nossos cinemas não são assim??? Fica a dica SuperUber
Rodrigo Reis
Tecnica de projection mapping. Não é coisa nova, já rolou este video http://www.youtube.com/watch?v=8IICGkOtJ9E em diversos sites/blogs a um tempo atraz. No Show The Wall do Roger Waters, tinha um muro de mais de 130 metros com projetores DLP fazendo esta magica. http://www.youtube.com/watch?v=QJzCsfkrdpk É realmente uma forma de aplicar bem a tecnologia :)
Leandro de souza
Num mac os programas sao bem mais feitos...mass...no windows voce tem ótimos softs para boas produções...concerteza há mto mais gente usando windows mas tbem tem mta gente usando mac...existe gente experiente e talentosa nas duas plataformas...as vezes vale mais o talento e saber usar o programa do que um sistema operacional específico
Exibir mais comentários