Na semana passada um pesquisador de segurança chamado pod2g divulgou uma vulnerabilidade na implementação do SMS no iOS do iPhone. Segundo ele, a maneira como o sistema interpreta as mensagens permite que um remetente envie uma SMS de um número mas de uma forma que aparente ser de outro. A Apple respondeu à descoberta dessa falha da maneira habitual: ignorando o simples fato de que o mundo não gira em torno dela nem todo mundo tem um iPhone.

A mensagem que eu terei que enviar a alguns contatos

Um porta-voz da empresa enviou uma declaração ao Engadget, em que diz que “A Apple leva segurança muito a sério” seguido de “ao usar o iMessage no lugar de SMS, endereços são verificados e isso protege [os usuários] desse tipo de ataque”. A empresa se refere ao seu próprio serviço de troca de mensagens cujo uso é restrito a aparelhos com iOS e computadores com OS X. O porta-voz termina dizendo que “aconselhamos que nossos clientes sejam extremamente cuidados se eles forem redirecionados a um site desconhecido por sms”.

O pesquisador que encontrou a falha diz que uma boa implementação do protocolo de SMS é feita quando o sistema mostra o número original que enviou uma mensagem e o número para resposta – se forem diferentes, o usuário deverá notar. Mas nem todas as fabricantes de celular se preocupam com isso. A Apple, aparentemente, é uma delas.

Ele não diz de outros sistemas móveis são vulneráveis à mesma falha, mas garante que irá liberar no futuro uma ferramenta que permite que usuários do iPhone 4 testem essa teoria.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago C. Araújo
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, APPLE e suas soluções... affffff....
@mws_souza
Não é bug no iPhone, é feature!
alexsfagundes
Quem tem que responder por outras empresas, são as outras empresas e não a Apple. A solução mais prática e ágil no momento é o uso do iMessages. Concordo plenamente com a posição da Apple. Vocês que usam nossos devices a nossa solução mais rápida no momento é usar o iMessages. Você não precisa esperar por nenhum tipo de desenvolvimento enquanto fica com medo de mandar um SMS, basta usar o iMessages.
Oscar
Por isso que ainda uso meu velho e bom BB Torch 9800. Quero ver os iTrecos o baterem no quesito segurança!
Dennis
Tecnicamente ele é um xing ling.
Paulo Graveheart
graças a deus, agora meu Galaxy não vai mais ter sms de dono de iPhone
Felipe Vigo
"Vamos iPhone, não se misture com essa gentalha !"
@AntonioVeras
Pra que se envolver com a gentalha que não usa iPhone?
Edmilson
Resumindo: Nosso produto é ruim e cheio de defeitos, mas ao invés de corrigir preferimos te dizer para usar outra função que limita a sua interatividade.
alexsfagundes
Use o iMessages, e se você não tem um iPhone, vá cuidar da sua vida!
YanGM
Na Reversal Russia, você controla o iPhone.
YanGM
iPhone controlando robozinhos? Mais heim?
@amsalau
Ninguém disse que era uma solução eficiente. Mas é fácil.
YanGM
Como assim você acha que ele estava sendo irônico, Rafa? Ele estava falando a mais pura verdade e agradecendo a sedosa Appe! Antigamente seu detector funcionava melhor...
Rafael Machado
como vou me proteger disso? nem tenho iPhone =( oh, wait...
Exibir mais comentários