Dropbox testa upload automático de fotos enviando smartphone para o espaço

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana
Esquema de como a geringonça funcionou

O Dropbox lançou há alguns meses um recurso de upload automático de fotos. Com a funcionalidade ativada, assim que você tirar uma foto ou gravar um vídeo com seu smartphone, o aplicativo envia os arquivos para os servidores do Dropbox, mantendo um backup automatico. A equipe do Dropbox resolveu testar essa funcionalidade de uma maneira mais legal: colocou um smartphone num balão e tirou fotos do espaço.

Existem vários problemas para tirar e fazer upload de fotos a partir do espaço, e um deles está na conexão com a internet. Os celulares mal conseguem pegar sinal 3G ou 4G quando estão na superfície da Terra, então esperar que o sinal chegue a 25 km de altura é ser otimista demais. O Dropbox pensou em algumas alternativas, como rádio amador, mas o escolhido acabou sendo o Wi-Fi.

Seu roteador Wi-Fi pode até não enviar sinal forte do quarto para a sala de estar da sua casa, mas esse caso é um pouco diferente. O time do Dropbox procurou uma área aberta para enviar o sinal praticamente sem obstruções e utilizou equipamentos profissionais que conseguem manter a conexão estável a dezenas de quiômetros de distância. No blog do serviço tem uma lista com os aparelhos utilizados.

Na área de lançamento, o Dropbox utilizou um notebook com conexão 4G e uma antena para transmitir o sinal Wi-Fi. No balão eles colocaram um roteador wireless, uma antena, um Galaxy Nexus e um rádio com GPS para acompanhar a posição do balão em tempo real. Deu certo: o balão subiu rapidamente a mais de 16 km/h e começou a tirar fotos da curvatura da Terra em poucos minutos após o lançamento.

Ah, e apesar do sinal do GPS ter falhado algumas vezes, eles conseguiram recuperar o Galaxy Nexus. O balão caiu perto de alguns cavalos numa fazenda e a dona ligou para o número que estava anotado no celular. Lembre-se de tomar essa precaução quando você resolver enviar seu celular para o espaço.

Com informações: Softpedia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados