O Dropbox lançou há alguns meses um recurso de upload automático de fotos. Com a funcionalidade ativada, assim que você tirar uma foto ou gravar um vídeo com seu smartphone, o aplicativo envia os arquivos para os servidores do Dropbox, mantendo um backup automatico. A equipe do Dropbox resolveu testar essa funcionalidade de uma maneira mais legal: colocou um smartphone num balão e tirou fotos do espaço.

Existem vários problemas para tirar e fazer upload de fotos a partir do espaço, e um deles está na conexão com a internet. Os celulares mal conseguem pegar sinal 3G ou 4G quando estão na superfície da Terra, então esperar que o sinal chegue a 25 km de altura é ser otimista demais. O Dropbox pensou em algumas alternativas, como rádio amador, mas o escolhido acabou sendo o Wi-Fi.

Esquema de como a geringonça funcionou

Seu roteador Wi-Fi pode até não enviar sinal forte do quarto para a sala de estar da sua casa, mas esse caso é um pouco diferente. O time do Dropbox procurou uma área aberta para enviar o sinal praticamente sem obstruções e utilizou equipamentos profissionais que conseguem manter a conexão estável a dezenas de quiômetros de distância. No blog do serviço tem uma lista com os aparelhos utilizados.

Na área de lançamento, o Dropbox utilizou um notebook com conexão 4G e uma antena para transmitir o sinal Wi-Fi. No balão eles colocaram um roteador wireless, uma antena, um Galaxy Nexus e um rádio com GPS para acompanhar a posição do balão em tempo real. Deu certo: o balão subiu rapidamente a mais de 16 km/h e começou a tirar fotos da curvatura da Terra em poucos minutos após o lançamento.

Ah, e apesar do sinal do GPS ter falhado algumas vezes, eles conseguiram recuperar o Galaxy Nexus. O balão caiu perto de alguns cavalos numa fazenda e a dona ligou para o número que estava anotado no celular. Lembre-se de tomar essa precaução quando você resolver enviar seu celular para o espaço.

Com informações: Softpedia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Santos
Acabou Terra Plana vc perdeu :D
Felipe Lima
sera q a loirinha vem junto?
Felipe Lima
se tivesse caido aqui no brasil.... JA ERA PLAYBOY! eles iriam achar soh os restos do balao.. o_O
DisneyG
Acho que me apaixonei *-* https://www.dropbox.com/sh/2im4hk3ccxn7cqg/Saw7d-e1ei#f:2012-07-20%2007.45.57.jpg hahahahah
@ErickRezende
Ainda bem que o Tecnoblog me alertou... Já ia mandar o meu Nexus pro espaço sem o número para me ligarem...
Andruei
"Geringonça" - é a primeira vez q vejo a dita palavra escrita!
gokernel
@Paulo Higa: "O balão caiu perto de alguns cavalos numa fazenda e a dona ligou para o número que estava anotado no celular. " Se fosse em algumas partes do Brasil(no morro por exemplo) o "neguinho" trocava o chip e trocava por algum bagulho. ahzhxhahzh Acho que eu devolveria MAS depois de brincar um pouco com ele... MAS FARIA A LIGACAO A COBRAR, ;)
Rodrigo
Já tenho uma missão derradeira para meu aposentado N95!!!
Renan
Google fazendo escola.
Luiz
sarcasmo .
YanGM
"Lembre-se de tomar essa precaução quando você resolver enviar seu celular para o espaço." Pra quê? Já virou mainstream tirar fotos do espaço remotamente...