Durante o Google I/O foram demonstradas algumas das novidades do Android que seriam implementadas não só na então futura versão, o 4.1 Jelly Bean, como nas demais versões. Uma dessas novidades é a atualização incremental (ou ‘Delta’) de aplicativos, que permite que os programas sejam atualizados sem a necessidade de se baixar a versão nova inteira. Essa funcionalidade, pelo que parece, foi ativada na tarde de ontem.

O Android Police notou a mudança e diz que chegou com as atualizações 3.8.15 e 3.7.15 da Play Store, que dá acesso à loja de de aplicativos. E eles também citam exemplos: o Instagram para Android (que por sinal foi atualizado ontem) tem 13 MB mas foram baixados apenas 3 MB e o leitor de PDFs ezPDF Reader que tem 6,43 MB foi atualizado depois de ter baixado entre 2,7 e 3 MB da rede.

O vídeo abaixo, gravado pelo Android Police, mostra quatro aplicativos sendo atualizados usando os Delta Updates. Nele também é mostrado o que parece ser um bug fácil de resolver: a barra de progresso da atualização mostra o tamanho inteiro do aplicativo, não só o que está sendo baixado.


(Vídeo no YouTube)

A óbvia e grande vantagem dessa novidade para os usuários do Android é a rapidez de atualização dos aplicativos. E isso também será bom para as operadoras de telefonia, para desafogar suas redes de dados. Em suma, todos ganham, ninguém perde.

Ao que parece as atualizações Delta estão ligadas aos servidores do Google e à nova Play Store, então há uma alta probabilidade de todos os celulares com o sistema terem recebido essa funcionalidade. Mas entramos em contato com a assessoria de imprensa do Google só para confirmar e atualizaremos o post quando receber uma resposta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fabricio Bogea
Agora pouco eu estava atualizando alguns aplicativos e fiz uma descoberta: • Quando estamos atualizando o aplicativo na interface do Google Play, o que vemos é a barra de progresso total do download (o post deixa isso bem claro). No entanto, quando você deslizar a barra de notificações, o que veremos é a barra de progresso da atualização. Um ponto negativo é que através da barra de notificação não podemos ver informações detalhadas. #1 Me desculpem a repetição do "barra de..." #2 Meu smartphone é o Galaxy Y, portanto Android 2.3.5 Gingerbread.
@LBKatan
Isso pode ser usado nas compras também, não?
Gabriel
O Google anunciou essa funcionalidade em junho ou julho, na Google I/O, onde foi apresentado o Jelly Bean. O Google anunciou e lançou a funcionalidade antes.
Luciano Carvalho
Ah, sim... Então o Google está confirmando sua nova tática, né? Correr e lançar antes...
@maxikd
bem legal! ontem quando fui atualizar o Instagram eu percebi isso, que uma barra de progresso tava "mais rápida" que a outra, mas não sabia que já era essa funcionalidade no ar. boa, Google!
Fredson Nascimento Sousa
Hoje o Instagram tem mais uma atualização de 1.6Mb atualizem ai
@brunogdb
Bem que notei que baixou rápido demais enquanto estava em rede 2G.
Edmilson
Realmente me desanimava a atualização completa as vezes para mudar uma cor. Vai ser bem mais pratico e menos cache ocupado. Aprovado!
Matheus Marques
Esse sistema foi percebido por alguns desenvolvedores na versão beta do iOS6.
@casscomvc
Percebi isso ontem. Gostei muito.
@andersonrohden
Também percebi a mesma coisa... atualizei aplicativos no Galaxy Tab, e achei estranho o Instagram atualizar em poucos segundos... ficou show mesmo...
Luciano Carvalho
Isso já existia no iOS?
Luiz Crivelli
Boa !! , ficou bem mais rápido !
YanGM
Desconfiei quando meus Apps atualizaram rápido demais no 2G...
Luandersonn
Eu gostei muito deste sistema de atualização, queria ver no WP :P
Exibir mais comentários