Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Windows 8 dá boot 33% mais rápido que Windows 7

Windows 8 dá boot 33% mais rápido que Windows 7

Desempenho geral do Windows também melhorou.

Paulo Higa Por

A Microsoft otimizou o Windows 8 para fazer o sistema dar boot mais rápido que a versão anterior. O truque é simples: o kernel é copiado para a RAM durante a inicialização e, assim que o usuário desliga o computador, o kernel com os drivers já carregados é transferido para o HD, diminuindo o tempo do próximo boot. Foi necessário alterar o menu de boot porque a inicialização estava rápida demais em placas mãe com UEFI. Será que a versão final do Windows 8 está mesmo mais rápida?

O TechSpot diz que sim. Eles fizeram alguns testes de performance do Windows 8 e compararam os resultados com o Windows 7. O tempo de boot caiu de 27 segundos para 18 segundos, uma diminuição de 33%. O detalhe é que eles usaram um HD Samsung Spinpoint F1 de 1 TB, logo, quem possui uma máquina com SSD (saiba tudo sobre esses drives) deve inicializar o Windows 8 em poucos segundos. O tempo de desligamento caiu de 12 segundos para 8 segundos.

Windows 8 dá boot em menos tempo e a performance melhorou em relação ao Windows 7

Inicializar o Windows é algo que você fará uma ou duas vezes num dia inteiro, então é necessário fazer outros testes para saber se as otimizações da Microsoft surtiram efeito no uso geral do Windows 8. Aparentemente sim: o teste completo do TechSpot mostra que Internet Explorer, Firefox e Chrome estão renderizando páginas mais rapidamente e o tempo para decodificar um vídeo x264 diminuiu 6%.

Os jogos no Windows 8 ainda estão rodando mais lentos que no Windows 7, mas a diferença não é tão gritante: Battlefield 3 caiu de 88 fps para 87 fps e Hard Reset teve sua taxa de frames diminuída de 106 fps para 103 fps num dos testes. Vale lembrar que os fabricantes de GPUs ainda estão adaptando seus drivers para o Windows 8, então esse cenário deverá mudar em breve.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Alexandre
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
luizdl
Sabendo que SSD tem limite para quantidade de gravação, que a cada vez que se grava, apaga e grava de novo reduz a vida útil, instalar um SO que não tem a opção de desligar, apenas de hibernar, vai levar seu SSD rapidinho pro beleléu.
luizdl
Esta técnica "ultra avançada" da microsoft se chama hibernação, eles simplesmente desativaram a opção "desligar" e ativaram a opção "hibernar" (também chamada de "suspender para o disco", não confundir com "suspender para ram") e renomearam para "desligar".
Emerson Sá da Silva
tomar no seu cu ce sabe de nada
Clayton Daniel Ianke Menezes
Ninguém desliga, inicia ou reinicia o sistema operacional várias vezes ao dia. Deve-se melhorar, sim, os itens usados com mais frequência pelos usuários de PC. Quem fica ansioso para que o Windows inicie?! Assim, a velocidade de inicialização, reinicialização ou desligamento é um fator praticamente neutro (1 na multiplicação) ou uma parcela neutra (zero na adição). Vamos supor que o Windows 8 iniciasse 10x mais rápido que o Windows 7. Que benefício isso traria para a grande maioria dos usuários? Agora, se todos os softwares realmente melhorarem em recursos e velocidade, especialmente os navegadores, aí sim teríamos um fator maior que 1 e uma parcela maior que zero a favor do novo Windows, visto que os navegadores são os softwares mais utilizados ou um dos mais utilizados hoje em dia. Resumindo: diminuir o tempo de inicialização (boot), desligamento ou reinicialização do sistema operacional não convencerá o mundo que deve migrar para o Windows 8. Mas outros fatores sim. Pense nisso!
Daniel
O problema é quando você desliga o PC, meio que sem querer, da energia elétrica com ele estando "Suspenso". Dobra o tempo normal de boot.
Adolfo Brás
O Win8 está trazendo avanços fantásticos para nós, fieis usuários da MS... Não vejo a hora de poder instalar oficialmente na minha máquina o Win8. Até pensei em baixar um ISO "vazado", mas creio qeu valerá a pena, dessa vez, comprar oficialmente.
@IbrahimCassio
De onde surgem os fãs da Apple nos comentários? Como vivem? Quanto ganham para defender seus iGadgets? - Nessa sexta no Globo Repórter
Zephyro
Olha, se a próxima versão do Windows viesse com a mais horrenda, antiquada e inutilizável interface gráfica, ainda teria gente defendendo e alegando ser o futuro. E afirmando que seria apenas uma questão de costume e adaptação ao novo. Sério. Dizer que é uma questão de costume é um argumento fraco, pois vai depender muito mais da maneira como cada pessoa trabalha com o sistema. Se o usuário preza pro praticidade e o sistema anterior for melhor pra ele em tal quesito, por mais adaptado que o usuário esteja ao novo, ele continuará com o antigo. E dizer que é bom só porque é novo é falacioso.
Michel
Olha se tem algum pc que nego fala a msrca é sony vaio.... Hehehehe... Ja foi o tempo que os aony vaio eram de um nivel muito superior, mas ainda continuam sendo. Eu tenho um sony vaio e sem dúvida ele é de um nivel superior a concorrência.
Turdin
Aqui sempre rodou de boa, uma vez a cada 2 meses dava pau dai precisava reiniciar, mas só tbm
Luandersonn
Não pude instalar no notebook então não vi esse detalhe. Qual foi o ganho?
@maxikd
eu não gostei do novo visual, mas como falaram, você acostuma. quando trocar de PC, já vou direto pro Windows 8. pretendo já tá na era do SSD e desempenho vai contar mais :)
Forbidden_404
E eu aqui feliz por conseguir dar boot de 19 segundos no Arch, sem SSD, vejo isso e bate uma depressão... principalmente por que minha licença do MSDN tá expirada, assim como do Dreamspark, e agora eu tenho que esperar pra renovar ela ):
Ramon Melo
Trocar de máquina por causa disso? Por que eu trocaria o melhor laptop que eu já usei na vida só porque ele demora mais de um minuto para ligar? As aplicações não estão lentas, só o boot que "demora" mesmo.
Exibir mais comentários