Tudo indica que o Google está trabalhando para incluir gift cards na Play Store. A empresa está lançando hoje uma atualização para o aplicativo do Google Play, que ganhou alguns kilobytes. Aparentemente ele não traz nenhuma modificação visível, mas novas linhas de código mostram termos como “Código do gift card” e até “Minha lista de desejos”.

Quem descobriu a novidade foi o pessoal do Android Police, que analisou as mudanças entre as versões 3.7.15 e 3.8.15 do aplicativo do Google Play. No AndroidManifest.xml, um dos principais arquivos dos aplicativos para Android, há linhas que apontam para o endereço play.google.com/redeem, que até o momento mostra só uma mensagem de erro, mas deverá servir para resgatar os cupons por meio de um código. Esse código também poderá ser vendido num cartão físico, como nas fotos abaixo obtidas pelo Android Central:

Gift cards do Google Play vendidos em lojas físicas

Além das referências aos gift cards, há linhas de código e ícones relacionados a uma função chamada de Lista de desejos. Ainda não sabemos exatamente como isso funcionará, mas o Android Police especula que será possível adicionar aplicativos, livros, séries de TV, filmes, músicas e revistas numa espécie de carrinho de compras.

Aplicativo modificado do Google Play mostra opção de “resgate” de gift card

Os gift cards são a salvação de pessoas que querem presentear alguém mas têm medo de errar ou não fazem a mínima ideia do que a pessoa gosta. É uma pena que, pelo menos por enquanto, só é possível comprar aplicativos e jogos para Android no Google Play brasileiro. Esses cartões fariam mais sentido em mercados como o norte-americano, que também disponibiliza filmes, músicas, livros e outros tipos de conteúdo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jall
Olá... Queria muito poder comprar cartões da Google play (mais conhecidos como vale presente ou Gift card) Mais não posso... Alguém Poderia me ajudar? Obrigado... Gift card R$ 100 uns 10... Ou apenas um só...
Thiago Sabaia
Agora vai começar o spam desses gift cards igual tem com a Apple...
Rodrigo
Na página de ajuda, já fala de cartão-presente: http://support.google.com/googleplay/bin/answer.py?hl=pt-br&answer=105916 (em inglês: http://support.google.com/googleplay/bin/answer.py?hl=en&answer=105916)
Scheldon
Você que não entende, a Apple tem uma maquina do tempo que usa sempre pra poder inventar coisas antes/depois e assim inventar tudo.
Ramon Melo
Tem sim: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1626895
Ramon Melo
Mercado Livre te aguarda.
Andre
Achar que isso é copiar a AppStore é o ápice da imbecilidade. Vale presente existe desde a época do disco de vinil. Bando de alienados.
Thiago
Inovação padrão Gúgou.
@qgustavor
Falando de Android ( mesmo assim off topic ), alguém por aqui tem noticias se a Samsung resolveu atualizar o Nexus? O Cyanogen Mod já lançou versão estável e eles até agora nada de atualizar. Agora sobre o sobre o tópico... pode ser legal, talvez eu dê de presente para alguém. Não acho que funcione como substituto para cartão de crédito: eles venderiam esses cartões aqui onde moro? Não tão cedo.
Rodrigo
Já achei o arquivo para download, mas para nós brasileiros não acontece nenhuma mudança!
Lucas Herrera
Isso daí é uma coisa que seria muito bom que o Google copiasse da Apple. Esses dias atrás foi o aniversário do meu sobrinho e eu dei de presente pra ele alguns jogos pro tablet dele. Eu tive que fazer um esquema lá, coloquei o meu cartão na conta dele e comprei os jogos que ele queria. Depois é lógico que eu tirei né. Se existissem esses gift cards a coisa ia ser bem mais fácil.
YanGM
Opa, essa vai ser uma boa para quem não tem O Cartão de crédito, mas quer fazer compras na Play Store.