Uma simples chamada telefônica entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter desencadeado uma crise nas telecomunicações, conforme o Tecnoblog adiantou na semana passada. A ligação caiu por três vezes antes que Dilma e Lula pudessem concluir o assunto e tocar as respectivas agendas. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que não sabia qual foi a operadora que perdeu as chamadas. Mas nós temos algumas suspeitas.

O TB entrou em contato com a Presidência da República por meio da Lei de Acesso à Informação para questionar com que operadoras o Planalto mantém contrato. Essas são informações públicas – contribuintes bancam o serviço. E, de acordo com o Planalto, há duas operadoras que prestam serviço de telefonia fixa para a presidência: Oi e Telefônica. O atendimento do governo nos passou os números dos respectivos contratos: 51/2010 e 38/2010.

O Palácio do Planalto ainda esclareceu que as operadoras Nextel, TIM e Vivo fornecem serviço de telefonia móvel para o gabinete da presidente. Não nos responderam sobre quais eram as operadoras usadas especificamente pela presidente.

Dilma em solenidade (foto: Wilson Dias / ABr)

Dilma em solenidade

Agora entram os nossos comentários, elaborados por mim e pelo Lucas Braga: a menos que a Telefônica tenha montado uma infraestrutura específica para este fim em Brasília, o mais provável é que Dilma tenha telefonado para Lula de um número da Oi. Resta saber qual é a operadora contratada pelo ex-presidente. Lula estava no carro em São Paulo, o que configura interurbano.

Quaisquer que sejam as respostas para essa questão, o importante é que surtiu efeito. A Anatel coloca nessa semana, pelo prazo de dez dias, consulta pública para que chamadas sucessivas feitas para um mesmo número sejam consideradas, para fins de cobrança, como uma só. A agência pretende incluir intervalo máximo de 120 segundos entre os números tanto de origem como de destino.

Na semana passada apareceu um documento preliminar do escritório da Anatel em São Paulo em que constavam dados assegurando que a TIM derruba chamadas de propósito para forçar que os clientes paguem mais, uma vez que a operadora cobra por chamada feita no plano Infinity. A TIM nega que tenha tal prática.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ninguem
do que adianta escrever aqui o filtrador ai, que se diz intermediador só publica o que quer..... cad a livre expressão....é úm zé mesmo....
@leonidas setti
bem enfim quem paga as contas telefonicas ? qual o prejuizoque as empresas de telefonia tem? quando vieram explorar o serviço no país sabiam que tinhamque investir.... e decara ganharam uma grane quantia de incentivos e mais quadruplicaram o custo da ligação que era R$ 0,10 por pulso = 4 minutos passaram a cobrar porminutos e não reduziram o preçodoserviço que era por pulso. e todos calaram... quemafinal governa para quem para o povoou para as empresas que ja ganham para fazer o que se propuseram, ninguem as obriga a prestar esse serviço,mas ja que começaram que jaçam com dignidade, Abaixo ospreços, Já !!! pois como explicar que entre aparelhos da mesma operadora a ligação custe 0,05 centavos quandoentre operadoras exorbitantemente eleva-se para patamar de 1,xx Reais , absurdo cade a ANATEL par que server? deve estar tirando lucro por fora só pode..... cpi neles....
Manoel
Isso eu ja sabia, tinha tanta certeza que em uma ligação à ANATEL, fiz esse comentário. Mas tem que ligar na anatel, tem que reclamar, tem que gerar estatistica, não adianta falar, falar e não reclamar na anatel.
Navian
Até ricos e poderosos tem diarreia. Fica a dica.
Edwilson
quando algum conhecido estiver passando mal, você precisar ligar para a emergencia e seu telefone não funcionar, talvez você lembre que telecomunicação também deve ser uma prioridade, assim como saúde, educação e segurança.. os serviços de comunicação (internet, telefonia, etc) são de extrema importância para a indústria, comercio, educação, geração de empregos, etc, ou seja, fundamental para a economia de qualquer do país.
@kadugaspar
Depois que li o artigo percebi o que o título estava no imperativo. O Thassius estava de fato mandando a gente adivinhar qual foi a operadora! haha
Ho.V.N.I.
.....essas telefônicas , empresas de comunicação e correlatas , e serviços de internet , já deveriam ter sido reabsorvidas pelo Estado , porque traíram o Brasil , traíram a liberdade e lealdade em nossas comunicações . Eles tem que indenizar os brasileiros desde o começo das privatizações , pois desde então estamos impedidos de trabalhar como cidadãos de honra e respeito na Internet , ou em qualquer outro lugar .Eles e vários políticos e empresas afins , devem ser setenciados à morte , por guerra declarada , como prevê nossa "Constituição Cidadã" . ......entre seus crimes estão a colaboração com grupos genocidas estrangeiros que atuam no Brasil , racismo , espionagem inclusive com empresas de segurança privada , como Centronic , Spy e inumeras outras comprovadamente corruptas , pedofilia e tráfico de órgãos principalmente de crianças , roubos , latrocínio de empresários ,assassinatos e sequestros , roubo do patrimonio nacional , entre tantos outros crimes de guerra , inclusive assassinato de policiais , políticos e magistrados .O mensalão do PT que será julgado nos próximos dias esconde um monte de verdadeiros crápulas que não ligam nem para a própria vida , ganham mensalão de forças estrangeiras mais macabras e tenebrosas que possamos imaginar , são verdadeiros traidores da democracia . Cidadãos brasileiros , vamos defender toda essa grande nação , construída por nossos pais , ou não queiram ficar para covardes coniventes se dizendo impotentes , quando temos uma Constituição que nos dá pleno exercício da cidadania e defesa da democracia . Morte aos assassinos , ou morte aos inocentes que eles vão matar , inclusive nós , não temos escolha . Não fiquem em cima do muro , levando bomba de tudo quanto é lado . Não fiquem como pessoas que ficavam esperando nazistas invasores e achavam que um bom papo resolve tudo , porque eles foram mortos , assassinados por um bando de cocaineiros covardes ,que acham que eles são as pessoas mais bonitas que Deus creou e que a Terra é deles e devem exterminar os não-Arianos .Eles são neuróticos , embalados por mau uso de cocaína , e matam até seus próprios pais , como fizeram na Alemanha e vem fazendo desde a segunda guerra mundial .
frederico
pois é né agora eles vão fazer alguma coisa
NandoSS
Queria ver o que aconteceria se eles enfrentasse ônibus e trem lotados, dormissem menos de 4h por noite e recebessem um salário mínimo... Acho que o Brasil iria ficar perfeito....
Rafa
Créu!
Seqko
Quem presta serviço é o nome que consta no contrato, e oficialmente é o que deve ser declarado.
Ramon Melo
E o pior de tudo: geralmente quem diz isso são as pessoas que não levantam da cadeira para resolver problema de ninguém.
YanGM
Não mesmo, não tenho iPhone.
Ramon Melo
Você tem razão. Basta ver o documentário do Michael Moore sobre o sistema de saúde suplementar norte-americano, "Sicko - SOS Saúde". Minha avó acaba de ser operada pelo SUS, numa cirurgia que custaria 40 mil reais. Não teve que ficar esperando vários meses (assim que os exames saíram, ela foi operada), a consulta foi agendada (não teve que ficar esperando ser atendida) e a equipe médica teve tempo de analisar todos os exames e explicar adequadamente como seria feito o procedimento cirúrgico e quais os cuidados deveriam ser tomados. O problema do SUS é o fato dele ser sucateado de propósito, para que empresas privadas possam vender planos de saúde superfaturados para a classe média.
Jonatan
Que caia todas as vezes, afinal, sou eu que pago pra esses lixos...
Exibir mais comentários