Pessoas compartilham coisas nas redes sociais. Às vezes, como cansamos de ver, em demasia. Um site que ganhou destaque nessa semana aproveita essas informações para realizar uma mágica que pode deixar muita gente incomodada: pesquisar tweets com a palavra “home” (casa em inglês), combiná-los com informações de localização geográfica, e montar uma espécie de dossiê mostrando exatamente onde o internauta mora (ou supostamente mora). Um horror.

“Dossiê” montado pelo WeKnowYourHouse.com

Enquanto eu redigia o primeiro parágrafo deste artigo, o WeKnowYourHouse.com aparentemente saiu do ar. Não sem antes mostrar a quantidade de dados que as pessoas colocam na rede sem saber. Esse serviço, um experimento de privacidade segundo os criadores, fazia o cruzamento das informações e mostrava numa página com o endereço certo, janela do Street View mostrando a localidade e ainda um mapa do entorno.

O blog Naked Security da empresa de segurança Sophos lembra do perfil no Twitter (o Tecnoblog noticiou o caso) que angariava fotos de cartões de crédito e débito publicadas descompromissadamente por usuários do microblog. Foi outro “experimento” para mostrar que os internautas compartilham coisas que não deveria – a gente acha que não deveriam pelo menos.

Deleta todas as informações de localização

Ficou preocupado? É muito fácil modificar os ajustes do Twitter para não mais reconhecer a sua localização geográfica. De quebra, o microblog permite apagar todos os dados geográficos para os tweets que já entraram no seu perfil. Fica a seu critério.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados