Início » Arquivos » Internet » Cofundadores do Twitter lançam Medium, plataforma de publicação de conteúdo

Cofundadores do Twitter lançam Medium, plataforma de publicação de conteúdo

Paulo Higa Por

Os cofundadores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, estão trabalhando em uma nova ferramenta de publicação de conteúdo chamada Medium. O projeto ainda está em beta fechado e não há informações detalhadas de como o Medium funciona, mas o conteúdo publicado até o momento sugere uma plataforma de blogs simples e fácil de usar, como o Tumblr.

Evan Williams também trabalhou na Pyra Labs, empresa que desenvolveu o Blogger. No anúncio de lançamento do Medium, Williams relata que a possibilidade de qualquer pessoa poder publicar conteúdo na internet e compartilhar suas ideias “parecia radical” em 1999, mas o projeto deu certo, tanto que foi comprado pelo Google em fevereiro de 2003 e até hoje é bem usado.

Medium tem design minimalista e destaca posts melhor avaliados | Clique para ampliar

No Medium, todos os posts sobre um mesmo tema são organizados em coleções, que podem ou não ser abertos para colaboradores externos. A plataforma destaca conteúdo de qualidade: em vez de mostrar posts na ordem cronológica, por padrão são exibidos primeiro os posts melhor avaliados.

Pela forma de organização do Medium, dá para especular que as “coleções” do serviço serão formadas por temas mais limitados e sem data de validade, não sendo apropriado para blogs de notícias, por exemplo. Para demonstrar o que pode ser compartilhado no Medium, já estão disponíveis coleções das fotos de infância de Williams e das ideias da Obvious, empresa por trás do Medium.

“Publicar no Medium (ainda não aberto a todos) é elegante e fácil, e você pode fazer isso sem o peso de se tornar um blogueiro ou se preocupar com o crescimento de audiência”, disse Williams. Os interessados podem tentar conseguir acesso ao Medium neste link.

Com informações: Neowin, CNET, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcell Almeida
Esse modelo de site simplista temos o Posterous hoje em dia, ele possui a mesma proposta que o Medium. Exceto pela parte do design, que o Medium parece ter pensado diferente em colocar os posts mais populares no topo. Por sinal, pra quem quer "blogar" esporadicamente e não se preocupa com SEO e essas coisas, eu super recomendo o Posterous.com.
Renan
Tem muito potencial. Ocasionalmente quero escrever um texto sobre determinado assunto e não acho uma plataforma adequada. Geralmente ele vai para o Facebook, mas perder-se na timeline está longe do ideal.
@gabirobs
gostei do visual. vamos ver na prática ^^
Oioioi
video promo http://www.youtube.com/watch?v=OERKT9euEQE
Oioioi
pra quem usa tablet é bem intuitivo
@guustavooo
Ótima ideia! Se o serviço pegar, ficará muito mais fácil divulgar ideias. Como o post destaca, você não tem o "peso" de se tornar um blogueiro, se preocupar com audiência, frequência de posts. Quando der na telha escrever, faça-o pelo Medium e, se o conteúdo for bom, ganhará o mundo. Agora é torcer para não ficar soterrado de fotos de gatos e cupcakes.
André de Pádua
e tem ainda o Branch.. "Já o Branch, é uma tentativa de promover maior intimidade - e espaço - para usuários do Twitter. Como em um fórum personalizado, o usuário pode criar um tópico de conversa e convidar amigos a debater, sem limite de caracteres. "Entre artigos, posts em blogs e tweets, a internet é dominada por monólogos. Queremos criar um lar para os diálogos online", disse o diretor de produto do Branch, Josh Miller. É como combinar um encontro entre amigos em uma mesa de jantar, aliado ao poder da internet."
@daniellpita
Realmente é minimalista e lembra o Tumblr (alguns temas), mas parece mais organizado. Mas parece que da pra escolher como visualizar, não? Tem um botão/aba "New" e quando você clica, muda a ordem das publicações. Espero que dê certo. :)