Início » Arquivos » Telecomunicações » Anatel quer proibir operadoras de cobrar novas chamadas quando ligação cair

Anatel quer proibir operadoras de cobrar novas chamadas quando ligação cair

Cliente de plano "ilimitado" terá até dois minutos para realizar a nova chamada.

Lucas Braga Por

A introdução dos planos “ilimitados” de telefonia celular trouxe um problema aos brasileiros: a rede das operadoras não estava preparada para o alto volume de ligações, e a consequência disso é a péssima qualidade de serviço. A TIM, inclusive, foi acusada de provocar quedas de chamadas para que o cliente realize uma nova ligação. Uma nova medida da Anatel deve melhorar um pouco a situação: em situações de queda de chamada, novas ligações deverão ser gratuitas.

Uma fonte ligada ao Estadão afirmou que o objetivo é da nova regra é permitir ao consumidor refazer suas ligações, sempre que houver queda, não importando o motivo da interrupção da chamada. Dessa forma, pessoas que tiverem falhas na ligação, término de bateria ou mesmo transitarem em uma área de sombra poderão refazer suas chamadas gratuitamente. Para isso, a agência estipulou um prazo de dois minutos para realizar a nova chamada.

A medida afeta principalmente os clientes de planos “ilimitados” que cobram por chamada realizada. Quem possuir um pacote de minutos, ou mesmo realizar chamadas que não são tarifadas por tempo de ligação não poderá se beneficiar com a mudança. Atualmente, a regra da Anatel estipula gratuidade apenas quando uma chamada de até 30 segundos foi interrompida. Mesmo assim, o tempo seguinte é tarifado de acordo com o pacote de serviços.

A proposta ainda precisa ser aprovada, mas o resultado deve sair na próxima reunião do colegiado da Anatel, na próxima quinta-feira (16). Após as decisões dos conselheiros, a medida deverá passar por um período de consulta pública antes de entrar em vigor. Finalmente é possível ver a Anatel fazendo seu trabalho direito, se posicionando ao lado do consumidor e não das operadoras. Será que agora vai?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tchones
Aproveite o milagre que caiu na sua vida...
YanGM
Enquanto isso eu assisto Netflix na rede da Tim. Okay.
tchones
Lógico, a galera está fugindo da TIM igual o vampiro foge da Cruz. Eu já fiz a portabilidade para a Vivo e pretendo levar mais uns 5 comigo. Na maior cidade do pais ainda termos problema em envio de SMS (só chega no dia seguinte), em usar o 3G do celular (piada, nunca funciona 3G) e completar ligações (cada uma sai por R$ 0,75, pq precisa ligar 3x para conseguir falar tudo) faz com que a Tim me dê nojo.
Ivo Padilha Simões
A Claro tambem inventou o ilimitado,e faz a mesma porcaria da Tim,derruba as ligações de proposito!Eu moro aqui em Sorocaba,e moro quase em baixo da Lpantena da Claro!A Claro tem o ilimitado 21
ricardo
Pois apresente essas milagrosas "medidas efetivas" em vez de apresentar uma crítica vazia como essa.
ricardo
Essa medida afeta os planos ilimitados porque esses são cobrados por chamada, e não por minuto.
YanGM
Comigo também, antes só era usável em casa, agora está funcionando muito bem em todo canto que fui. (Taubaté - SP)
YanGM
Rede é algo relativo. A NET vírtua é a minha provedora e também é a que mais faz traffic shapping no Brasil, porém nunca sofri com isso. Mas vai outras regiões.
Renan A Mendonça
Claro, é óbvio, mas não duvide da burrice de ninguém.
Kessler
Acho que é meio óbvio que só valeria para ligações envolvendo os mesmos números.
Renan Mendonça
Eu acho até justo a decisão, mas eu acredito que isso de poder refazer a ligação em até 2 minutos, também vai ter de ter regras. Uma por exemplo, é o número discado ter de ser exatamente o mesmo da ligação que caiu. Senão vai ter gente interrompendo a ligação de propósito, para ligar para várias pessoas em seguida sem gastar a tarifa de cada ligação. Uma medida interessante, mas também se for implementada errada, pode acabar com as operadoras.
Diego Duarte
A Telemig Celular fazia isso quando ela operava: Todas as chamadas que caiam por erro de rede, eram idenizadas em 24 horas (pre-pago), ou vinham como crédito na conta...
Diego Rocha
Bem, no meu caso, eu não tenho o que reclamar: A minha velocidade está certa, não tenho problema em usar nenhum protocolo (inclusive torrent), nunca diminuíram a minha velocidade (mesmo eu estourando a franquia todos os meses), e a conexão quase nunca cai (caiu ontem por volta das 2hs da manhã, mas as 10hs quando acordei já havia voltado). E olha que eu nem moro num bairro nobre.
Gb
Não sei se foi só comigo, mas meu Tim Ilimitado aqui no Rio melhorou consideravelmente o 3G. Agora está aceitável.
rafaholanda
hahaha, na verdade uso direto na sala, só tenho computador no quarto e como não tenho notebook....
Exibir mais comentários