black-screen-of-death Na sexta-feira, 27 de Novembro, uma empresa de segurança para PCs e internet (Prevx) divulgou o que seria um problema sério em máquinas rodando Windows 7, Vista e XP. As máquinas afetadas, supostamente milhões, entrariam em uma tela preta logo após o boot. A Prevx chamou o problema de “black screen of death” (tela preta da morte), afirmou que o culpado seria uma atualização do Windows de alguns dias antes e divulgou para o mundo.

Nessa semana o assunto repercutiu em quase todas as publicações de tecnologia, mas depois de uma análise mais aprofundada e uma confusão gigantesca ficou a dúvida: afinal, existe ou não o “black screen of death”?

Parece que sim. Mas não é tão grave assim como a Prevx divulgou, afeta um ou outro usuário isoladamente. Ainda não se sabe se realmente foi causado por uma atualização do Windows (a Microsoft nega) ou um malware. Ou se de repente nada desta história existe…

De acordo com as manchetes milhões de pessoas teriam sido afetadas. Mas quem? O site da Prevx diz que 50 mil downloads da sua ferramenta que resolve o problema foram realizados, mas… será que as pessoas baixaram pois tiveram a tela preta da morte ou só por medo mesmo? E 50 mil é pouco se considerarmos a base de usuários Windows no mundo.

Alguns analistas americanos chamaram o episódio de FUD (Fear, Uncertainity and Doubt, ou seja, medo, incerteza e dúvida), uma tentativa de manchar a imagem do Windows. Isso até é irônico visto que a Microsoft já foi acusada de FUD diversas vezes ao falar dos concorrentes. Outros disseram que a mídia de tecnologia estava exagerando à procura do fim do mundo.

Que o Windows tem seus problemas todo mundo sabe. Todos os sistemas operacionais tem, até o perfeito iPhone. O caso “back screen of death” foi em boa parte uma tempestade em copo d’água, sendo verdade ou não a existência da tela preta da morte. [PC World / BetaNews]

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
A tela preta da morte aparece aqui quando falta energia. [piadinha praça é nossa]
Rodrigo
Nunca ouvi falar dessa Prevx. De qualquer forma, se a falha realmente ocorre, a Microsoft pode corrigí-la silenciosamente na próxima "atualização de segurança"...