Início » Arquivos » Internet » WhatsApp no Facebook? É golpe

WhatsApp no Facebook? É golpe

Avatar Por

O Facebook oferece uma plataforma bem segura para desenvolvedores criarem aplicativos, mas apesar disso, alguns deles insistem em usar o site para aplicar golpes. É o caso de mais um aplicativo fraudulento, que usa um nome bem conhecido: o do WhatsApp. Um aplicativo falso apareceu ontem e já está fazendo vítimas na maior rede social do mundo.

O aplicativo pede acesso aos dados pessoais dos usuários e também a dados que outros amigos compartilharam com você. Depois disso, redireciona o usuário para um outro domínio, fora do Facebook, onde são exibidas propagandas e outros aplicativos no Facebook, todos provavelmente também fraudulentos. De quebra, o app também envia convites do aplicativo a todos os amigos da lista – isso sem perguntar.

Página que o usuário do Facebook recebe ao aceitar o aplicativo: spam puro.

Não faz sentido um aplicativo de mensagens que está atrelado a um número de celular oferecer uma versão web, então isso já é um bom indicativo de que o programa é falso. Além disso, a URL do aplicativo é bastante suspeita: ‘yesiamback’.

Uma busca por WhatsApp no Facebook revelou outros 10 aplicativos que parecem ter o mesmo objetivo, mas todos eles já foram bloqueados pela rede social. O único que aparentemente continua ativo foi o que começou a fazer vítimas ontem.

Recomendamos que se você receber um convite para esse aplicativo, bloqueio e reporte-o como SPAM para que ele seja retirado do ar o quanto antes. E pedir desculpas aos seus amigos também seria uma boa.

Obrigado aos leitores Daniel Vilhas pela screenshot e Valter Pando pelo alerta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Junior
olá pessoal
Reginaldo Olivera Olivera
ola
Heir Anastacio Meteouro
kero tar no whatsapp com pc mais nao sei como fazer
Nival Gabriel da Silva
O facebook comprou o whatsApp. Gostaria que as mensagens instantâneas do whatsApp caissem direto na caixa de mensagens do facebook, Facilitaria bastante.... Obrigado.
Cláudia Ribeiro
Muito bom!
Ana Maria E Souza
Cuidado com esse aplicativo.
Giordano Bruno
o facebook do meu primo atualizou e o bate papo dele ta igual whatsapp quando a pessoa conversa
leonardoperdona820
como faço para deixar meu bate-papo do face como whatsapp???pf me ajudem
@LBKatan
Q?
@Cobalto
E nem precisa, se você diz que um aplicativo usando o nome do Whatsapp surgiu ontem, qualquer coisa antes dele já invalida a parte do "apareceu ontem". E se ontem surgiu um novo tipo de golpe que usa o nome do Whatsapp, se existem outros, eles não foram antes dele. Senão não teria surgido ontem, teria surgido antes.
@Cobalto
Essa frase que você citou vai em rota de colisão direta com essa: "Um aplicativo falso apareceu ontem e já está fazendo vítimas na maior rede social do mundo." Se "um aplicativo apareceu ontem e já está fazendo vítimas", mas existem outros, esses outros são da mesma época ou posteriores ao primeiro. Caso contrário, "mais um aplicativo surgiu ontem". Não faz sentido falar do terceiro ou ultimo como novidade.
Forbidden_404
O que seria realmente legal (pra mim), seria lançarem logo o Ubuntu For Android, pra eu poder usar o whatsapp direto no meu Ubuntu
@brunogdb
Eu ouvi falar sobre esse "aplicativo" foi nem semana passada ou retrasada. Faz um tempo já até.
Thiago Sousa
Só não acho que um aplicativo atrelado a número de celular no facebook seja um indicativo de algo fraudulento. Seria uma idéia muito interessante, falar com seus amigos do whatsap direto fo facebook... Só tinha que ter um esquema de confirmação e talz!
Rafael Silva
Era esse mesmo? Certeza?
Exibir mais comentários