O Orivaldo do NewsBit me convidou para falar quais são os 3 softwares que eu uso e considero indispensáveis. É meio difícil fugir do trio Firefox, Thunderbird e Google Talk. Para trabalhar com internet este trio é mais importante do que o próprio sistema operacional! Por isso vou tentar fazer uma listinha um pouco diferenciada do que a maioria dos blogueiros preparou, sem deixar de dar ênfase às qualidades dos softwares citados. Aqui vão meus prediletos:

  1. XMPlay – o XMPlay é um player de áudio, com suporte a uma lista imensa de formatos. Ele chama atenção por ser um player portátil, e que ocupa apenas 3MB de memória RAM. Se você acha que é por ser carente de recursos, saiba que ele possui várias configurações de equalização, amplificação automática e tudo o que um bom player precisa ter. Se não bastasse tudo isso, você ainda pode instalar Plugins e Skins. Para quem passa o dia no MSN, há um plugin que interage com o recurso “o que eu estou ouvindo”. Se isso não for o suficiente para que você abandone o Windows Media Player, existe ainda alguns skins que deixam o XMPlay com a cara dos players mais famosos. Entre eles estão o próprio Windows Media Player, o WinAmp e iTunes. Veja uma screenshot do meu XMPlay com o meu skin predileto:
    ixmplay.jpg


  2. IrfanView – Dos mais simples o melhor! O IrfanView não é só o melhor visualizador de imagens que existe, ele também é um canivete suiço cheio de recursos a serem explorados. É claro que ele também não poderia deixar de ser extremamente leve, e compatível com tantos formatos de imagem, que nunca ouvi falar da maioria. As versões mais recentes também suportam vídeos, e isso agiliza bastante o processo de visualização de pastas. Se você tem um diretório com várias imagens e alguns vídeos, experimente instalar o IrfanView como visualizador padrão. Depois disso, abra a primeira imagem, e vá apertando a tecla -> para ir para a próxima imagem da pasta, e <- para ver a anterior.
  3. K-Lite MegaCodec Pack – Com toda essa onda de formatos de audio e vídeo, este é um pacote de codecs indispensável a se instalar. O K-Lite utiliza como padrão codecs alternativos aos originais, como o Real Alternative, e o Quick Time Alternative. E para fechar a minha lista de softwares (que respeitam sua memória RAM) com chave de ouro, você pode instalar o Media Player Classic, que se trata de um player com a cara de uma das primeiras (e mais leves) versões do Windows Media Player. Ele faz parte do pacote, sendo assim, basta marcar uma checkbox durante a instalação do K-Lite, e ele será instalado e configurado como player padrão.

Para dar continuidade a essa coletânea, quero convidar o Fred Banionis do chmod007, e outros dois blogs muito bons que se apresentaram a mim pelo formulário de contato. São eles: Klaudin do CgBrasil e o Matheus do OnLab.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados