Início » Arquivos » Celular » Samsung apresenta chip para tablets Exynos 5 Dual

Samsung apresenta chip para tablets Exynos 5 Dual

Chip ARM dual-core suporta resoluções de até 2560x1600 pixels.

Paulo Higa Por

A Samsung revelou um novo chip voltado para tablets, o Exynos 5 Dual, com especificações técnicas que prometem um desempenho excepcional. O chip possui processador dual-core de 1,7 GHz e GPU Mali-T604, que alcança resoluções de até 2560×1600 pixels e pode exibir vídeos em 1080p a uma taxa de 60 quadros por segundo.

Trata-se de um dos primeiros chips a chegar ao mercado com a arquitetura ARM Cortex-A15, que fornece uma performance 40% maior que um Cortex-A9 de mesma frequência. Outros chips Cortex-A15 até poderão apresentar desempenho melhor, como o Nvidia Tegra 4 T43 quad-core de 2,0 GHz e o ST-Ericsson Nova A9600 dual-core de 2,5 GHz, mas eles só aparecerão em 2013.

Exynos 5 Dual suporta resoluções de até 2560×1600 pixels

De acordo com a Samsung, o Exynos 5 Dual suporta memórias LPDDR3 de 800 MHz que transmitem dados a uma velocidade de 12,8 GB/s e dão uma ajuda em tarefas mais pesadas, especialmente no processamento de gráficos 3D, decodificação de vídeo e obviamente na saída de vídeo de até 2560×1600 pixels, o que alimenta rumores de um tablet da Samsung com essa resolução. A Samsung também incluiu controladores de portas USB 3.0, SATA3, HDMI e conectividade 4G LTE.

Além de suportar OpenGL ES 2.0 e OpenCL, a GPU Mali-T604 do Exynos 5 Dual também pode rodar jogos em DirectX 11, tornando a solução da Samsung uma opção de alto desempenho para os fabricantes de tablets com Windows RT. Um documento diz que o Mali-T604 possui o dobro de desempenho das GPUs do Exynos 4, como a Mali-400MP usada no Galaxy S III.

Nenhum produto com o novo Exynos 5 Dual foi anunciado até o momento, mas pode esperar por smartphones e tablets ainda mais poderosos no ano que vem.

Com informações: ExtremeTech, Gizmodo Brasil, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gabriel
Assim nunca compra nada. O melhor é ficar feliz com o que tem. Um dual core (tegra2 por exemplo) dá bem po dia-a-dia por enquanto.
Gabriel Bemfica
Paulo, o Exynos 5 não é o primeiro processador Cortex A15 do mercado. Já existem os MSM8260A e 8960, usados pela HTC, respectivamente, nos One S e One XL (ou One X AT&T/Rogers, como é conhecido nos EUA e Canadá), que usam núcleos Krait e simplesmente matam a pau os processadores quad-core atuais.
Thiago Leite
Do Phenom II para o Bulldozer foi até mais relevante, ganhou suporte ao multithread.
Lucas Lemos
Sem comentários.
Guilherme
Por isso que eu sempre ouço que o melhor dia para comprar algo é o dia de amanha.
Raoni
Véi, na boa, ouço esse papo com toda geração nova da AMD e sempre decepciona.
gabriell costa
tenso qndo vc acaba d comprar seu cel "top" aparece um com o dobro de performance =/ ta facil pra ngm.
iR
Acho que vai ser para o Galaxy TAB de incrível resolução a 11.6 polegadas, se lembram que vazou? e tinha o mesmo nome desse processador! http://i-cdn.phonearena.com/images/articles/56736-image/green.jpg tinha o mesmo desing do Galaxy TAB 10.1 de 2012 e não do Series 7 Tablet! E ai? O que vocês acharam? Para mim tem tudo a ver!
@brunogdb
Acho que vai sair um belo de um tablet com Windows 8 da Samsung. Não espero isso tudo para um Android por agora que o Windows 8 vai ser lançado em breve.
Rennan Alves
Se você acha isso impressionante, espere até sair o Piledriver da AMD. ;-)
Ramon Melo
É a concorrência. Enquanto a Intel tem maioria absoluta nos x86 (e a AMD se acomodou com o segundo lugar), a cena ARM tem Apple, Samsung, Qualcomm, ST-Ericsson, Nvidia, Huawei e Texas Instruments na disputa, só para citar as maiores.
Rafael
isso é fato. logo aparecerão os primeiros ARM com instrução 64bits e já existem estudos de sua viabilidade em servidores
Dennis
Bem mais rápido. A evolução da segunda para a terceira geração da linha "Core" da Intel foi pífia, o mesmo para as linhas Phenom II e Bulldozer da AMD.
Raoni
É impressão minha ou os ARM tão evoluindo muito mais rápido q os x86?
@gutobe
So faltou esquentar Hot Pocket.