Google+ ganha mais espaço nas páginas do Orkut

Rede social antiga recomenda fotos e vídeos da rede social nova.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Se o Orkut ainda existe? Claro que existe! Embora esteja sofrendo com o abandono semitotal agora que o Google dedica todos os esforços à rede social Google+, aquela que foi inventada para trazer o “social” para a web como um todo. Para completar esse quadro, a equipe que desenvolve novas ferramentas para a antiga rede social avisou nessa semana que alguns recursos do Google+ vão pipocar nas páginas do Orkut.

Talvez... Vai saber
Talvez… Vai saber

Ainda é coisa pouca. Mas também é um começo para algo inevitável: transformar todos os usuários do Orkut em usuários do Google+. O Google do Brasil promete avisar quando conteúdo interessante do Google+ estiver disponível por meio de uma caixa em que se lê “Talvez você goste no Google+”. Não precisa ser nenhum gênio para entender que, na verdade, o Google está dizendo “Talvez você devesse vir para a nossa nova rede social e deixar este moribundo Orkut de lado”. Palavras minhas, não do buscador, ok?

Vale lembrar que o Google tem colocado outros recursos no ar para atrair a audiência de novos usuários do Plus. Por exemplo, lançaram uma ferramenta em maio para integrar automaticamente um perfil do Orkut com o Google+ (e vice-versa). Mais recentemente, vieram com o superchat chamada Hangout da rede social para o Gmail. Só que, para funcionar incrivelmente bem como o buscador propagandeia, precisa ter uma conta no Google+. Sem falar na oportunidade de modificar aquele nome de usuário vergonhoso do YouTube – só se tiver uma conta da rede social.

Nada contra o Google+. Não de minha parte. Só queria saber mesmo o que o Google ainda pretende fazer com o Orkut. A rede social liderou somente em dois países: o nosso risonho e límpido Brasil e a Índia de “Quem quer ser um milionário“.

O Google diz que vai avisar sobre notícias, fotos e vídeos de “celebridades, empresas e personalidades” que usam a plataforma. Não apareceu no seu perfil do Orkut? “É porque precisamos de um “empurrãozinho extra” para entender melhor os seus interesses. Basta circular algumas pessoas no Google+ e aguardar as sugestões!”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados