A tecnologia por trás do robô exploratório Curiosity é impressionante. Mesmo que de um ponto de vista os componentes como processador, memória RAM e câmeras sejam um pouco ultrapassados se comparados com o que temos agora, a funcionalidade deles é perfeita para a missão do veículo. E agora a NASA planeja melhorá-la com uma atualização de software que pode ser a atualização mais remota já realizada na história da humanidade.

Segundo a NASA, o sistema responsável por projetar a entrada, descida e pouso do veículo no planeta vermelho será substituído por um que foi otimizado para exploração. A atualização foi enviada para a Curiosity enquanto ela era uma nave espacial vagando pelo espaço em direção à Marte, mas apenas agora será ativada.

A agência diz que o processo de update vai começar no sábado, quando um comando será enviado para o computador principal começar a atualização. Depois disso, a rover fica sem contato com a Terra durante oito horas e após esse período a equipe da missão começa a conferir o upgrade. No segundo dia, ela é desligada e após isso o upgrade do computador de backup começa – o que deve levar mais dois dias.

Segundo Andy Mishkin, o líder da missão, a equipe responsável por programar a rover é composta de 100 pessoas (no projeto inicial eram 30, mas isso era em 2010) e eles realizaram extensos testes antes de enviar a atualização. Tudo isso para que eles não acabem tornando a Curiosity em um enorme e caro peso de papel em Marte.

Com informações: ComputerWorld.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados