O que nós conhecemos agora como interface Metro, da Microsoft, está prestes a mudar. Calma, não é a interface em si, apenas a sua nomenclatura. Desde os primórdios da do desenvolvimento do do Windows Phone 7 a Microsoft chama a sua interface de Metro (até publicamente), mas agora que ela já está bastante conhecida e será usada também no Windows 8, uma companhia não está muito feliz. O nome da companhia em questão é Metro AG.

Interface Metro: agora é interface Windows 8

De acordo com a Wikipedia, a Metro AG é uma empresa alemã de lojas de departamentos. Essa empresa teria ameaçado abrir um processo contra a Microsoft por usar o nome “Metro” em seus sistemas e isso motivou o setor legal da empresa a mudar seu nome. Os primeiros indícios dessa mudança apareceram na semana passada, quando a Microsoft disse que ‘perto do lançamento’ passaria a usar o nome definitivo da interface – mas não disse qual é.

A Mary Jo Foley, da ZDNet, conseguiu essa informação. A jornalista, que é conhecida por ter fontes de confiança dentro da companhia de Redmond, afirma que de agora em diante tudo relacionado à interface Metro será chamada simplesmente de ‘Windows 8’. ‘Estilo Metro’, por exemplo, vira ‘Estilo Windows 8’ e ‘aplicativos Metro’ serão chamados agora de ‘aplicativos Windows 8’.

O reflexo da decisão já é vista com algumas fabricantes, como por exemplo a Lenovo, que agora usa os dizeres “Desktop and Windows 8 apps” no site do seu recém-lançado Thinkpad Tablet 2.

Vai ser um pouco difícil acostumar com um novo nome para algo que já está tão conhecido no mundo como interface Metro, principalmente na cabeça dos consumidores. Mas vale tudo para evitar um processo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados