O que nós conhecemos agora como interface Metro, da Microsoft, está prestes a mudar. Calma, não é a interface em si, apenas a sua nomenclatura. Desde os primórdios da do desenvolvimento do do Windows Phone 7 a Microsoft chama a sua interface de Metro (até publicamente), mas agora que ela já está bastante conhecida e será usada também no Windows 8, uma companhia não está muito feliz. O nome da companhia em questão é Metro AG.

Interface Metro: agora é interface Windows 8

De acordo com a Wikipedia, a Metro AG é uma empresa alemã de lojas de departamentos. Essa empresa teria ameaçado abrir um processo contra a Microsoft por usar o nome “Metro” em seus sistemas e isso motivou o setor legal da empresa a mudar seu nome. Os primeiros indícios dessa mudança apareceram na semana passada, quando a Microsoft disse que ‘perto do lançamento’ passaria a usar o nome definitivo da interface – mas não disse qual é.

A Mary Jo Foley, da ZDNet, conseguiu essa informação. A jornalista, que é conhecida por ter fontes de confiança dentro da companhia de Redmond, afirma que de agora em diante tudo relacionado à interface Metro será chamada simplesmente de ‘Windows 8’. ‘Estilo Metro’, por exemplo, vira ‘Estilo Windows 8’ e ‘aplicativos Metro’ serão chamados agora de ‘aplicativos Windows 8’.

O reflexo da decisão já é vista com algumas fabricantes, como por exemplo a Lenovo, que agora usa os dizeres “Desktop and Windows 8 apps” no site do seu recém-lançado Thinkpad Tablet 2.

Vai ser um pouco difícil acostumar com um novo nome para algo que já está tão conhecido no mundo como interface Metro, principalmente na cabeça dos consumidores. Mas vale tudo para evitar um processo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@LBKatan
Tinha pensado justamente no jornal Metro hahahaha
@LBKatan
Pra você... No momento... Eu acho...
@LBKatan
Assim como todo mundo chama o Windows Live Messenger de Windows Live Messenger e não MSN hahahahaha
@kadugaspar
Bem Microsoft este nome...
ricardo
O XP era bugado, mas ficou no mercado tempo suficiente para tornar-se bom e construir uma boa imagem. O vista não.
@phillbarboza
Gaguejaram aí no texto kkk
Kessler
O Vista é muito melhor que o XP em PCs modernos (mais de 2GB de RAM). O Vista foi destruído pela mídia "especializada" por causa dos seus bugs na versão RTM e até hoje fazem isso por efeito manada. Mas o XP RTM era muito mais bugado do que o Vista jamais foi.
ricardo
Verdade. A esmagadora maioria das pessoas que vão comprar esses computadores não sabem nem dizer o que é Interface Gráfica.
ricardo
O XP é melhor que o Vista, não tenho nenhuma dúvida disso.
Bruno
E pagar para a tal empresa não? Cadê o $$$?
@ianpp
Imagina se eles descobre quem é o nosso meio de transportes também! =O
Diego
Então o jornal Metro também poderia processá-la? E o Metrô de SP? E quem produz/comercializa sanduíche de metro? E quem fabrica réguas, trenas e/ou metros?
Turdin
Duvido que desse alguma coisa, são nichos completamente diferentes...
John
Falta um pouco de atenção na leitura de alguns leitores do Tecnoblog, vamos colocar assim.
Mateus
Interface metro ou Windows, que seja, não presta para Desktop..
Exibir mais comentários