Início » Arquivos » Legislação » Vem aí a CPI do Celular

Vem aí a CPI do Celular

Câmara dos Deputados investiga má qualidade do serviço.

Lucas Braga Por

A situação das operadoras de telefonia móvel nunca esteve tão ruim. Agora em julho, a Anatel mostrou serviço ao impedir que Claro, TIM e Oi vendam novas linhas em diversos estados do país. Nessa semana, a agência afirmou que a TIM andava derrubando chamadas dos clientes do plano Infinity, que cobra por a ligação por evento em vez de ser por minuto. De olho em diversas irregularidades, os deputados pedem abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as nossas operadoras de telefonia móvel.

Para que a CPI seja aberta, são necessárias 171 assinaturas válidas dos parlamentares. Ao todo, já são 246 assinaturas que ainda precisam ser conferidas antes de passar pelo crivo do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. A comissão investigará as altas tarifas cobradas pelas operadoras em ligação off-net (para outras operadoras), bem como a qualidade de serviço que não tem agradado os deputados.

Lula e Dilma (foto: divulgação / Roberto Stuckert Filho / Presidência da República)

Dilma teve dificuldades para falar com Lula

Até a presidente Dilma Rousseff disse que já foi prejudicada, ao ter uma ligação com o ex-presidente Lula interrompida por três vezes.

Ao Estadão, o deputado Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), um dos defensores da CPI, afirmou que as tarifas de ligações para outras operadoras gerou um lucro de R$ 50 bilhões na última década. O deputado também critica a postura da Anatel, ao dizer que há falta comprometimento com a fiscalização e o controle das operadoras. Além de Nelson, os deputados Jerônimo Goergen (PP-RS) e Ronaldo Nogueira (PTB-RS) também são autores da CPI.

Finalmente os governantes abriram os olhos para a situação da telefonia móvel brasileira. Seria legal se abordassem a questão dos planos ilimitados que na verdade são limitados, bem como o vínculo de um pacote de dados alto à um pacote de voz bem caro. Tomara que não acabe em pizza.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitor
Eu tenho um pré da Oi, e funciona bem com SMS e ligações. O problema é que se eu falar dois segundos com alguém eles me cobram o preço mínimo. Não sei se em outras operadosras tem isso.
@rbicalho
Os mecanismos e as leis já existem. A Anatel é quem precisa se mexer mais para fiscalizar. Eu realmente não entendo porque é preciso deixar o sistema degradar tanto para algo ser feito.
Américo
A situação não seria diferente se estivesse no poder PSDB, PDT, PSOL ou PAN. Cada um quer olhar o seu partido, não o bem comum da nação. A abertura das teles é um processo que qualquer país que quer se desenvolver tem que fazer... É passar para alguém especializado fazer o serviço que o governo (que deveria ser especializado em governar, mais não é). E se qualquer cidadão do mundo estivesse no comando das teles que temos aí, estaria a mesma coisa. Porque nenhum político quer mudar nada. A CPI vai servir pra esconder (como tantas outras) escândalos em supervalorização de preços para Copa e Olimpíadas, para tampar buraco e agradar o povo. Aliás, saiu de dois partidos alinhados com o governo. A hora que o político fizer o que tem que fazer (administrar o país e não o seu partido) as coisas melhoram. Todos mamam na teta (desculpem a expressão) do país... Inclusive os próprios partidos. Nem telecomunicações, nem obras, nem estradas, nem ferrovias, nem nada vai melhorar enquanto a visão for esta. E a visão não vai mudar, pelo menos nos próximos 50 anos.
DarkSide
Todo mundo falando no assunto, muita mídia sobre o caso, é claro que vem uma CPI perto de eleição é idaal para um monte de politico aparecer, de quebra tira um pouco do foco no julgamento do Mensalão
@joaoluizmf
Senta que lá vem história.
tchones
Na última linha (eu sei, usei um cacófato) "de um pacote de dados alto à um pacote de voz bem caro" não tem crase no A antes do UM
Diego Duarte
Serio q ce acreditou nessa conversa do maior sindicato patronal de terceirização de telecom do pais? Parabens mano, você é mais alienado do que aqueles que você provavelmente deve dizer ser...
Diego Duarte
Put* ***** galera, vira o disco pq essa desculpa já deu no saco...
YanGM
Mais burocracia, ai meu God.
marcoscs
nossa.... Clareza e Discernimento, onde estão vocês quando o Yago mais precisa?
Julio
Tá precisando de uma CPI do serviço público. Esse sim é o mais caro e pior dos serviços que temos...
Lucas Braga
Então... Dessa vez, a Anatel não tem nada a ver com isso.
@Brunofai
Sabe aquela expressão: "Vontade politica"? Pois é, só falta isso, por que meios e leis para multar nós temos de monte!
@Brunofai
Não culpe a abertura das teles (que permite que vc hj esteja escrevendo asneira na internet, caso contrario você talvez só tivesse ouvido falar sobre o que é internet pela Veja) pela ingerência da ultima década por parte do governo (do PT, diga-se). É como querer culpar a arma pelo roubo. O governo é tão incompetente em gerenciar a propria casa que só foi perceber o caos da telefonia celular quando fui leiloar o 4G e descobriu que nem o 3G funcionava! Agora quer abrir CPI e tudo para "mostrar serviço". Não mostrou em 10 anos... e aqui estamos nós.
BrunoFai
Não culpe a abertura das teles (que permite ) A ingerencia da ultima década
Exibir mais comentários