Microsoft lança suíte Windows Essentials e mata Live Mesh

Windows Movie Maker ganhou recurso de estabilização de imagem.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias
Esse é o Windows Movie Maker 2012 | Clique para ampliar

A Microsoft concluiu mais uma etapa do plano de assassinato da marca Live. O antigo pacote de aplicativos Windows Live Essentials foi embora para dar lugar ao Windows Essentials, que traz novas versões da Galeria de Fotos e do Movie Maker, editor de vídeos sempre presente nos trabalhos escolares. A nova suíte, lançada nesta terça-feira (7), não traz mais o Windows Live Mesh.

O Movie Maker ganhou ferramentas para melhorar a qualidade dos vídeos amadores. Uma das novidades é o recurso de estabilização de imagem, que tenta suavizar os tremidos no vídeo. No post do anúncio, a Microsoft cita como exemplos filmes feitos com uma câmera acoplada a uma bicicleta ou a um capacete. A funcionalidade transforma o que é “quase impossível de ser assistido” em “algo que parece ter qualidade quase profissional”.

Ficou mais fácil adicionar músicas em vídeos do Movie Maker: sons do AudioMicro, Free Music Archive ou Vimeo Music Store podem ser incluídos com alguns cliques. O Movie Maker pode fazer o upload do vídeo diretamente para o Vimeo. Por padrão, todos os arquivos são salvos como H.264, mas a opção do WMV ainda está disponível. E, para evitar que uma pessoa perca todo o trabalho se o Movie Maker der erro (ou a energia elétrica acabar), o projeto é salvo periodicamente.

O Windows Live Mesh, utilitário que sincronizava pastas entre o PC do usuário e os servidores da Microsoft, acabou ficando redundante após o lançamento do aplicativo do SkyDrive. O Mesh continuará funcionando, mas será removido automaticamente se o usuário instalar o novo Windows Movie Maker ou Photo Gallery.

O download do Windows Essentials 2012 pode ser feito na página oficial. Os nomes ainda estão uma bagunça e alguns aplicativos estão com a marca Live: além dos novos Windows Movie Maker e do Galeria de Fotos, o pacote inclui Windows Live Messenger, Windows Live Writer e Windows Live Mail.

Com informações: Windows Experience Blog, ZDNet, LiveSide.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados