Início » Arquivos » Celular » Algumas considerações finais sobre o Windows Phone

Algumas considerações finais sobre o Windows Phone

Encerra-se agora o canal especial Abrindo Janelas. Até a próxima!

Avatar Por

Produto novo é assim mesmo. Chega devagar, muitas vezes tendo que convencer o consumidor de que vale a pena tentar uma nova marca e uma nova abordagem para a solução de problemas do cotidiano. Não importa em que mercado, aparecem as dúvidas. E cabe a nós trazer à tona os pontos positivos e negativos daquele novo entrante. Foi assim com o iOS, com o Android e mais recentemente com o Windows Phone. Chegou a hora de encerrar o canal especial Abrindo Janelas com algumas rápidas impressões sobre a plataforma da Microsoft.

A gente sabe que tem uma nova versão do Windows para celulares em produção. Algumas novidades virão e correções em problemas apontados pelo Abrindo Janelas também. Postas estas considerações, listo abaixo algumas conclusões que tiro dessa agradável experiência de debater com mais profundidade sobre as características de um produto.

Oito pontos importantes

Aplicativos fazem a diferença. Pode até ser que a Windows Phone Store (esse é o novo nome do Marketplace) tenha ultrapassado a marca dos 100 mil aplicativos. Continuam faltando opções para tarefas banais, como se divertir no Instagram ou verificar os acessos de seu site em tempo real no Analytics. A tendência é que mais apps cheguem à plataforma, mas por enquanto quem a escolhe periga de ficar sem os grandes sucessos do momento. Não que isso seja um problema para o consumidor que foge dessas preocupações da vida geek.

Atualizações a caminho. Algumas diferenças do Windows Phone 7 para a versão seguinte ficam de fora dos aparelhos atuais por falta de compatibilidade de hardware. Fabricantes ficam livres para complementar a experiência do sistema com aplicativos próprios e bem feitos. Por exemplo, o Nokia Dirigir (Nokia Drive em inglês) garante acesso offline a mapas — nos aparelhos da Nokia. Seria bacana ver outros fabricantes abraçando a causa e adotando uma produção mais significativa de apps próprios e exclusivos. Alguns deles servem para tapar o buraco de atualizações oficialmente confirmadas somente no Windows Phone 8.

Belo. O Windows Phone é diferente de tudo o que a gente já viu. É um sistema muito bonito, com animações perfeitas e uma abordagem diferente daquilo que a gente se acostumou a ver nas duas grandes plataformas que dominam o mercado. É muito bom saber que uma companhia do tamanho da Microsoft aposta no diferente e inusitado — o mesmo vale para o Windows 8, por sinal.

Bing. Há uma tecla exclusiva para o buscador Bing da Microsoft na plataforma também da Microsoft. Normal, trata-se de uma relação de privilégio para um produto da mesma empresa. Pena que o Bing para o Brasil ainda seja tão limitado se comparado com a versão da ferramenta para outros países. A MS poderia melhorar a experiência do usuário acrescentando mais recursos.

Compatibilidade. Sim, a Microsoft faz o Windows. Nem por isso descuidou dos proprietários de Mac que porventura se interessam pela plataforma. O Mac Connector sincroniza as fotos do iPhoto e as músicas do iTunes com uma enorme facilidade. Consome muitos recursos da máquina, mas também é importante observar que não deve ser um app para usar todo dia. Ou é? Eu não uso a menos que seja necessário. Entretanto, Microsoft, fique sabendo que você ainda deve a sincronização por Wi-Fi que marca presença no Zune Software.

Funciona muito bem no Mac

Funciona muito bem no Mac

Email. Disse antes e mantenho que no meu Lumia 800 não consegui estabelecer uma relação de confiança com o aplicativo nativo de email. Não quer dizer, porém, que não funcione da maneira apropriada em outros dispositivos ou em outras combinações de hardware e software. Por aqui, mesmo com a mais recente atualização do WinPhone, as mensagens continuam problemáticas. Torço para que seja algo que só acontece comigo.

Office. Levar um celular com Windows Phone para casa significar ter acesso a aplicativos nativos de Word, Excel e PowerPoint. A suíte de produtividade mais usada no mundo — simples assim. A compatibilidade tem importância na vida de executivos e o pessoal que depende da leitura e resolução de problemas apresentados em documentos com o formato da Microsoft.

Social. As redes sociais vêm de fábrica com o Windows Phone. A experiência faz parte do núcleo do sistema. Por exemplo, a parceria da Microsoft com Mark Zuckerberg permite colocar o bate-papo do Facebook diretamente na tela do celular. E é um sistema inteligente: redireciona automaticamente o texto para a rede social ou para o SMS, dependendo da disponibilidade do contato. O WinPhone puxa e confronta as informações dos contatos no Twitter, LinkedIn, MSN Live e monta uma agenda mais completa com todos esses dados.

Chat via Facebook no Windows Phone (foto: Thássius Veloso/Tecnoblog)

Chat via Facebook no Windows Phone.

Concluindo

O Abrindo Janelas se propunha a desbravar as novidades do Windows Phone. Acredito que a Microsoft e parceiras investiram pesado no marketing para vender a plataforma ao consumidor final. Com isso, coube a nós dar mais destaque a alguns problemas pontuais que incomodam quem depende do celular para a vida.

Alguns leitores apontaram em outros artigos e dirão neste aqui que a mão pesou demais em expor muitos problemas e poucos benefícios da plataforma. Pois bem, para esta parcela dos leitores eu tenho uma resposta: partimos do princípio de que o produto tem que funcionar. Se funciona extraordinariamente bem, terá esta merecida nota. Se funciona aquém do esperado, aí também nos cabe o dever de avisar. Acima estão apenas alguns pontos positivos e outros negativos do balanço que fazemos da plataforma. Não quer dizer que a odiamos ou que não a recomendaríamos para ninguém. Os fatos expostos servem para que o consumidor decida se a compra de um celular com Windows é uma opção ou não.

Qualquer sistema operacional pode ser o melhor ou o pior para determinado consumidor. Tudo depende de suas necessidades. O mesmo vale para uma plataforma móvel. Este Abrindo Janelas serviu para demonstrar e também alertar sobre os recursos do Windows Phone. Agora cabe a você — somente você — decidir qual será o seu próximo smartphone.

Por fim, agradeço a todos pelos comentários, pelos elogios e pelas críticas. Como disse anteriormente, este foi o primeiro canal dedicado exclusivamente a um produto. Nós nunca havíamos feito isso antes. Fica o aprendizado. Até a próxima!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ludo Final
Só não tem SnapChat, pois tem de tudo. Tá morrendo sem o "imprescindível" Snap, ou já voltou pro Android? Aproveite seu vício de sistema! Uma coisa básica chamada de uso total do SD, Android não tem.
Dario Graminho
Quanta asneira, mas vindo de um asno, o que esperar, né?
Natane
Péssimo, se arrependimento matasse! Horrível, este telefone não tem aplicativos disponíveis e nada funciona direito. Não comprem!!!!
Roberto D
Windows Phone é excelente, recentemente minha empresa trocou o blackberry por windows phone, 1000 anos na frente, eu uso Android no celular pessoal e já estou aposentando ele pois no corporativo com Windows Phone consegui facilmente instalar todos os aplicativos que utilizava no Android, enfim, estou muito satisfeito.
terciodutra
Só tenho uma coisa da dizer, Tá -->> F-U-D-I-D-O <<-- quem comprar Windows Phone com SÓ 512MB de RAM. Não vai servir para nada. Só como aparelho telefônico celular mesmo! e se quiser usar algum aplicativo ou jogo, vai ter que ficar adaptando tudo ou pegar versões modificadas por HACKERS. e ai ja viu né. Festival de virus. Obs.: Windows Phome TEM que ter no mínimo 1024MB ou 1 GigaByte. Atenção esse aparelho com todos outros que só TEM 512MB de memória RAM é a maior furada. Muitos aplicativos não funcionam porque o celular só TEM 512MB. Obs.: Windows Phone com 512MB RAM não presta para usuários Médio e Avançados. Muitos aplicativos e jogos tem que ficar adaptando ou dando jeitinho Brasileiro para funcionar. Tirando isso. O windows phone é maravilhoso.
cellomagalhaes
É terrivel o fato da Microsoft nao se agilizar criando uma solução eficiente pra sincronizar Windowsphone>Outlook.com>Microsoft Outlook Pois pelo que sei até o Iphone e Android tem soluções melhores pra sincronizar com o MS Outlook. Consegui fazer o seguinte: Sincronizar o calendário do MS Outlook com o Outlook.com. Porém as tarefas ainda continuam esquecidas pela Microsoft. O Outlook.com ta sincronizando tudo com o Windows phone. O problema: O calendario e tarefas do MS Outlook não sincroniza com o Outlook.com, e quem trabalha o dia todo com o MS Outlook sabe o quanto isso facilitaria. Tem que criar um novo calendário: (exemplo calendario2) Necessário ter uma conta do Hotmail (outlook.com) cadastrada no Ms Outlook e o Outlook hotmail connector instalado. No MS Outlook (2007, 2010 ou 2013) Ir em Calendário> clicar com o botão direito em cima do calendário e criar um> Novo calendário, que chamo de Calendario2, Ele vai pedir pra selecionar > onde colocar a pasta, aí > selecionar a pasta calendario da sua conta hotmail, e não na pasta calendario do outlook. Aí está criado o Calendario2 que deve aparecer em calendarios como "calendário2 endereç[email protected]" OK. Nesse endereço voce coloca seus compromissos e ira sincronizar com o outlook.com. Porém as tarefas ficam esquecidas. Mas se quiser que os eventos desse calendario2 apareçam na janema de tarefas pendentes do Outlook (aquela barra na direita do email), tera que ir em Arquivo> Configurações de contas> Arquivos de dados > E definir a conta do Hotmail como a padrão. Medida paliativa, incompleta, mas desconheço outra. Ta me quebrando o galho enquanto a Microsoft nao se agiliza em criar uma solução aos usuários do Microsoft Outlook 2007, 2010 e 2013.
@edupapa
Estou pensando seriamente em pegar um wp, mas serio, faço uso intenso de bluetooth, e entendo o bloqueio. Tive um 3GS e me desfiz do mesmo por causa dessa limitação. Nem todos meus amigos possuem smartphone entao como compartilhar uma foto ali naquele momento? Mas bem isso tambem nao é um impedimento para se mudar os costumes... Hoje estou no android, mas é meio chato isso de se lançar duas versoes por ano, pois nenhuma fabricante já lança o telefone com a versao mais recente (nexus nao conta) e ficam nessa emblematica luta por atualização. No IOS ao menos 1 vez por ano se tem atualização, no WP pelo que tenho lido, aparentemente 1 a 2 atualizações por ano, mas as pequenas individuais do fabricante... Outra coisa que pega um pouco é a capacidade de usar somente memoria interna, agora no novo wp colocarão o SDcard que é muito bem vindo...
Marcelo
Sincronizar. Comprei o Lumia 710 pensando na facilidade em sincronizar a agenda do outlook com o telefone. Porém descobri que tem que ter uma conta para sincronizar no live [email protected] e daí então sincronizar no telefone. Porém nisso ja tive erro de fuso horario (todos os meus compromissos se perdiam com diferenças de 3 horas pra mais ou pra menos). E o mais importante, a agenda do outlook que nao sincroniza com o telefone. Penso que muitas pessoas que compram o Windows phone optam justamente por pensar na compatibilidade de sistemas de comunicação relacionados ao windows/hotmail... Mas a microsoft deixa esses furos...
Dorio
De tanto ouvir falar em android acabei me aproximando de um. Após trinta dias de tentativas frustradas, decidi por enquanto ficar com meu velho symbian até que apareçam aplicativos realmente práticos para o android. Não tem nenhum enfeite, mas faz bem tudo que preciso dentro do básico. Espero que os Windows phones consigam dar cabo do mar de aplicativos de terceira qualidade e inúteis existentes no android market, pois quantidade não é sinônimo de qualidade. Não é que o android seja ruim, mas também não é bom. Há muita falácia e marketing em torno dele, todos parecem estar hipnotizados pela ideia, porém já está na hora de se ver a realidade. O grande problema é a integração. Há muito enfeitezinho, marketing, comentários de revistas especializadas provavelmente pagas, mas a praticidade está pouca. Afora a gastronomia do comentário acima, é óbvio que para determinados tipos de usuários interessam mais os enfeitezinhos e efeitos visuais, mas isto são coisas que podem ser trabalhadas em cima de sistemas operacionais que funcionem, porém só enfeitezinhos não dão sobrevida a nada. A tecnologia Apple primou pela integração e concisão, e acertou. A tecnologia Android por enquanto está longe disto, também precisa muita melhora, o que não quer dizer que não seja viável. Aliás acredito que vá melhorar bastante, conforme a concorrência vá aparecendo, mas a concorrência também vai melhorar e aí... quem ganhará seremos nós usuários, pois eles precisam nos agradar. Ganha quem agradar mais. Contudo, longe de estar definida, a verdadeira batalha está apenas começando. Por enquanto o vencedor é de longe o IOS, porquanto companhia individual. Quantas companhias vendem seus aparelhos com Android? O que vende é o apelo do fabricante produtor do aparelho, não importando tanto o SO. Por enquanto está cômodo para elas instalarem este sistema operacional em seus aparelhos, por ser aberto e estar agradando por falta de opção.
Gabriel
Pessoal, sobre APP's de fotos pra WP, prefiro mais o Lomogram que o EyeEm. tem mais filtros, corta fotos em várias medidas e tem molduras, além de upload nas redes sociais como o EyeEm.
@vinyff
Eu já detesto a Microsoft, este post do próprio blog só vem a confirmar que, a famosa da "janelinha" ñ oferece uma sincronização tão perfeita com a concorrência. Ao contrário da Maçã que tem sincronismo perfeito na concorrência. Tsc, tsc... http://tecnoblog.net/98572/windows-phone-mac/
Carlos Eduardo
Eu achei um bom sistema para celular. Eu ja usei IOS e hj uso o Android ICS. O WPhone 7 n ganha desses dois, na minha opinião pessoal, mas tem suas peculiaridades que pra mim está acima dos primeiros androids e dos demais sistemas nao citados. Tenho um Xperia S com android... nao peguei o Lumia 800 pois é fraco perto do que eu tenho. Mas vejamos futuramente os proximos aparelhos com o WPhone 8.
Ramon Melo
"Mini-computador"? Nada do que eu citei é especial, os Androids, iPhones e até Symbians já fazem desde 2010, são características básicas de um smartphone. A própria Microsoft admitiu o fracasso com o Windows Phone 8, que traz tudo isso e muito mais. O WP7 é muito gostoso de usar, mas muito ruim de se ter. É legal para mostrar aos amigos, mas irrita quando você descobre que não pode fazer nele o que já fazia antes no smartphone da sua escolha.
YanGM
Nossa tudo a ver o céu ser azul com a cabeleira do zezé.
caRIOca
Realmente quer fazer do Lumia de "Mini-Computador", vai se frustar, tenho um Galaxy Sll e comprei um Lumia 710 para experimentar e estou adorando o sistema da Microsoft. O Windows Phone 8 promete!
Exibir mais comentários