Espectro é o que não vai faltar para o 4G brasileiro ter qualidade. Pelo menos é o que garante Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, ao afirmar que é intenção do governo leiloar a faixa de 700 MHz para os serviços de banda larga móvel. A proposta deve ficar pronta ainda em 2012, e o leilão deve ocorrer no ano que vem.

A faixa de 700 MHz atualmente é ocupada pela TV analógica. Como o serviço deverá ser extinto em 2016 (o que particularmente duvido, já que a adoção ao padrão de TV Digital foi muito pequena), as operadoras prontamente manifestaram o interesse na compra das licenças para operar em tal frequência. O problema é que a frequência é diferente das licenças que foram leiloadas agora em junho, e aí teremos uma verdadeira salada de frequências.

A frequência pioneira para o 4G brasileiro é a de 2,5 GHz, que é perfeita para as operadoras enquadrarem o LTE2600. Tal padrão já foi amplamente adotado oficialmente na Europa e Oceania, mas nem todos os países estão operando com a nova tecnologia. A frequência de 700 MHz é amplamente adotada na América do Norte. Isso significa que, no Brasil, teremos um padrão europeu e americano funcionando simultaneamente.

4G LTE pode chegar a 100 Mbps — clique para ver o infográfico especial

Eu já vi esse filme. O mesmo aconteceu com o início das operações em 3G: a Telemig Celular (futuramente comprada pela Vivo) foi a primeira operadora a operar comercialmente serviços de terceira geração, antes mesmo do leilão das faixas de 2.100 MHz. A operadora utilizou a frequência de 850 MHz, da sua antiga rede TDMA. O mesmo aconteceu com a Claro, que lançou a rede em algumas capitais com a mesma frequência. Futuramente as operadoras fizeram overlay das suas redes e unificaram o padrão em 2.100 MHz, o que permitiu uma maior quantidade de usuários pendurados na rede.

Durante muito tempo os serviços de terceira geração no Brasil foram uma verdadeira bagunça por conta da indisponibilidade de aparelhos que funcionassem em todas as redes. O mesmo deve acontecer com o 4G LTE: basta lembrar do novo iPad, que não funciona com serviços de quarta geração em diversos países. Ao longo do tempo a parte de compatibilidade não deverá ser um problema, pois a tendência é de que todos os aparelhos se tornem compatíveis com 4G de todo o mundo.

Com informações: Convergência Digital.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Joel Queiroz
No Japão está sendo testada a 5G.
Samuel Lemos de Souza
Quanto vai ser cobrado do consumidor final?
AN
Pessoal, quanto à culpa das operadoras de prestar um serviço péssimo... Desculpe, mas vou fazer uma comparação bem rápida. "Vc contrata um pedreiro para uma obra na sua casa, só fla pra ele como vc quer que seja feito, mas não fiscaliza diariamente e nem o faz corrigir o q está fazendo de errado. No final da obra já está tudo um caos, ele colocou encanamentos antigos, está tudo mais ou menos funcionando e as vezes nem funcionando, e vc tem que pagá-lo pelo serviço, isso se já não pagou. Serviço pago, pra ele está tudo certo ( o objetivo dele foi conquistado, o trabalho dele em troca de dinheiro)... E vc descontente, pois poderia ter sido um serviço melhor... Se vc não fiscalizou antes de que adianta ir lá na casa do pedreiro e falar um monte do serviço dele? Se ele já está pago!". Desculpe, mas a culpa é dos nossos órgãos fiscalizadores que não fizeram nada antes disso e continuam pagando.O Brasil dispõe de recursos setoriais para promover uma revolução na Anatel, presidente. O orçamento da agência absorve pouco mais de 15% dos R$ 3 bilhões arrecadados anualmente para o Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Os restantes 85% têm sido simplesmente confiscados ou “contingenciados”. No entanto, o Fistel foi criado por lei como um recurso público carimbado, destinado exclusivamente à fiscalização das telecomunicações. Mas não é. A ANATEL está defasada em quantidade de pessoas e equipamentos para efetuar decentemente seu objetivo de existir, fiscalizar.
@felipeparantes
Ola Lucas... Acompanho a NASCAR (Stock car americana) e posso te dizer (vendo as propaganda) que o 4G estava engatinhando a 4 anos atras la... Hoje as operadoras e aparelhos já estão muito mais compatíveis com a tecnologia e é sim uma realidade lá... pode até estar em estagio inicial de implantação (20% de cobertura), mas engatinhando não esta!!
Marcelo chobas
Ta ,,mas que venham outras operadoras e que a GVT e SKY POSSA ENTRAR nos leiloes,,,,assim seria bom,,,,mas como o BRAZIL,,nao pode existir concorrencia e so um sonho meu
Diego Duarte
To de boínha mano, o problema é que no meio do senso de humor, tem mta gente q gosta de avacalhar por puro prazer, dae já viu...
@AntonioVeras
Realmente é algo à se pensar. Aguardando uma alma caridosa nos responder.
YanGM
Como várias operadoras podem operar na "mesma" frequência sem atrapalhar uma as outras mas não podem conviver com o sinal de TV?
YanGM
Qualidade de serviço é relativo. Eu tenho um ótimo serviço de internet da TIM na minha residência, qualidade inversamente proporcional a obtida no centro da cidade.
@ViniciusGhietti
Olha amigo então é só com você, Já tive serviços da Claro, Oi e agora da Vivo. Em relação a qualidade do sinal e os locais ondem pega coloco a Vivo em primeiro ela pegou em uma chacara onde só pegava a Tim (GSM) e ela pegou com 3G. No requisito de promoções creio que a Claro seja melhor porém ela não cumpre muito o prometido a Oi fica como melhor nos combos como o Oi Conta Total que facilita a vida apesar da Vivo agora também ter essa junção de Fixo, Internet Movel e Fixa, Celular e Tv. Não posso negar que realmente que as vezes as operadoras relaxam no serviço! Tenho atualmente o Celular da Vivo (Pré Pago que pobre ñ tem celular de conta kkkk) Internet 3G e o Telefone fixo (Vivo Fixo antiga Telefonica) Não tenho do que reclamar o 3G é mais rapido que Net Virtua de 1 mega, depois da implantação do HSPA+ (mesmo meu modem não sendo compativel) a velocidade aumentou, antes era de 960kbps mega de download e 300 kbps de upload. Agora está em 1,25 de download e 1,10 de upload, uma velocidade otima para rede 3G. Minhas ligações na Vivo e na Oi nunca caíram, mas na claro as vezes nem chamava. Não demoro menos de 15s para conectar meu 3G. Bom isso vai da opinião de cada um na minha, a Vivo é uma das melhores empresas, eu só não tive a tim porém tenho amigo que tem e reclamam então... Cada um tire sua conclusão!
Rogério
KKKKKKKK, nem a 3g, alias, nem a GSM funciona direito, senão a anatel não teria que fazer o que fez!!! as empresas de telefonia são uma vergonha para o nosso País! Toda tecnologia... ainda mais móvel, chega com MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO atraso e sem qualidade... Hj é assim, sem qualidade alguma, ligações caem do nada... Modem 3g é uma luta para conectar.. e por ai vai!!!!!
Talisson
E ó que o 3G mau funciona né, penso eu, porém não devo julgar.
@sandiegow
Diego, Relax... até parece que vc não tem senso de humor :)
Diego Duarte
Certamente...
@yagogabriell
Sabemos, sabemos...mas o comentário do cara foi legal.
Exibir mais comentários